Image Alt

TDSA

  /  Blog   /  Monitoramento de pacientes a distância: saiba como o RealClinic pode ajudar a realizá-lo
Saiba como o software RealClinic atua no monitoramento a distância dos pacientes

Monitoramento de pacientes a distância: saiba como o RealClinic pode ajudar a realizá-lo

Monitoramento de pacientes a distância é uma solução com base na telemedicina, principalmente para atendimentos durante os períodos de pandemia enfrentados nos últimos anos.

É uma forma mais simples de realizar serviços médicos conectados à internet, sendo uma excelente opção de atendimento para pacientes mais debilitados ou com dificuldades de locomoção por conta da locomoção.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo no qual será possível compreender melhor sobre o monitoramento a distância dos pacientes, seus benefícios e como um software clínico auxilia nesse processo.

Vamos nessa?

Saiba o que é um monitoramento de pacientes a distância

O chamado monitoramento remoto de pacientes pode ser definido como uma forma de acompanhamento a distância das condições de cada pessoa, tudo isso com o auxílio da tecnologia e internet.

Essas inovações são capazes de monitorar as condições ideais dos pacientes, coletando dados de qualquer lugar. Fazendo com que os profissionais consigam acessar e analisar cada caso.

Assim, entende-se que apostar nessa ferramenta pode melhorar a qualidade dos atendimentos, principalmente daqueles que dependem de cuidados constantes, o que inclui diabéticos, hipertensos, entre outros.

Vantagens de utilizar esse tipo de monitoramento na sua clínica

O monitoramento remoto veio para transformar o atendimento médico, sem deixar de oferecer vantagens para os pacientes e também para os profissionais de saúde.

Conheça algumas das principais vantagens.

Tratamentos médicos de qualidade

Locais com poucas clínicas podem apostar no monitoramento remoto de pacientes, garantindo que todos tenham um acompanhamento rápido, eficaz e de acordo com o que pode ser realizado a distância.

Assim, mais pessoas podem ter acesso a um tratamento de qualidade, mesmo aquelas localizadas em locais ermos ou de difícil acesso de profissionais e até mesmo infraestrutura clínica hospitalar.

Melhores experiências aos pacientes

O atendimento se torna mais rápido e eficiente, levando em consideração uma tomada de decisão mais precisa e voltada para qualidade de vida. Dessa forma, as clínicas podem oferecer tratamento de excelência, já sabendo o tipo de paciente e enfermidade que vai encontrar durante os monitoramentos remotos.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

Detecção de possíveis problemas de saúde 

O monitoramento de pacientes de forma remota permite que os médicos coletem dados como sinais vitais e sintomas em geral. É uma forma de facilitar a detecção antecipada de alterações ou  até mesmo de agravamentos das condições de saúde, o que faz com que uma intervenção seja feita antes que o problema se torne pior.

Mais informações sobre a saúde dos pacientes

Com esse tipo de monitoramento, as informações sobre a saúde dos pacientes não são restritas apenas às consultas. Assim, os profissionais conseguem elaborar planos de tratamentos mais assertivos, além, claro, de acompanhar a evolução do processo de recuperação de forma ainda mais precisa. Tudo isso de qualquer lugar do mundo, apenas com acesso a internet e acesso ao sistema.

Ampliação da assistência médica

Esse tipo de monitoramento permite que os pacientes distantes das clínicas ou com mobilidade reduzida sejam assistidos, sem a necessidade de deslocamento.

Melhoria na comunicação entre paciente e médico

Os profissionais de saúde passam a ter acesso aos dados sobre os pacientes em tempo real, permitindo que ocorra uma comunicação eficaz e até mesmo personalizada, o que facilita a tomada de decisão e ajustes nos tratamentos.

Entenda como um software ajuda nos monitoramentos a distância

Os softwares são capazes de oferecerem a proteção necessária para que o monitoramento a distância seja realizado. Além disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) exige que infraestruturas tecnológicas apropriadas para esse tipo de serviço sejam utilizadas.

De forma geral, o uso do software possibilita a realização de ligações e videochamadas, monitorando informações do paciente, enviando e recebendo informações.

Outro ponto importante dessa ferramenta é a facilidade em fazer com que datas de consultas e exames sejam confirmadas, evitando faltas.

Agora que podemos compreender como o monitoramento de pacientes realizado remotamente funciona e os motivos de contar com um software para isso, conheça o RealClinic: uma solução completa e especializada em clínicas.

Fale hoje mesmo com nossos consultores e tenha o melhor da tecnologia ao seu alcance!