Conheça a praticidade da agenda médica online

Manter uma agenda médica organizada é um requisito fundamental para uma boa organização nas clínicas. Assim, fica mais fácil agendar consultas e otimizar o tempo, garantindo melhores atendimentos e maior número de consultas realizadas por dia.

O modelo tradicional está defasado e faz com que os atendentes percam tempo focados em agendamentos, deixando outras questões mais relevantes em segundo plano. Para solucionar essa questão, as clínicas podem contar com as agendas médicas online. Trata-se de uma forma de auxiliar os processos de marcação, na qual os pacientes agendam suas consultas sem sair de casa, sozinhos e pela internet.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o conteúdo. Boa leitura!

Entenda como funciona agenda médica online

As agendas médicas online funcionam por meio da internet, podendo ser acessada a qualquer horário e de qualquer lugar onde haja conexão, tanto por parte da clínica quanto dos pacientes.

De forma simples, optar por essa estratégia é ter um software web que contenha essa funcionalidade para simplificar todo o compartilhamento de datas e horários e o preenchimento dos agendamentos.

No entanto, o foco principal é facilitar os processos nas clínicas, tornando tudo mais fácil e rápido. Outro ponto é que as agendas online são capazes de transformar o atendimento para os pacientes, afinal, eles podem realizar agendamento quando e de onde estiverem, sem a necessidade de se deslocarem ou de gastarem tempo em ligações telefônicas.

Importância de utilizar agenda online

Os agendamentos online são importantes, pois dão liberdade aos pacientes, fazendo com que possam marcar suas próprias consultas sem a necessidade de interação com recepcionistas, sabendo todos os horários disponíveis e selecionando exatamente o que mais atende às suas necessidades.

Esta agenda poupa o tempo dos funcionários, que, com uma demanda menor em ligações e em marcações presenciais, conseguem agilizar e simplificar o dia a dia da clínica, e faz com que os atendimentos e a experiência do cliente sejam cada vez melhores.

Dicas para organizar uma agenda médica online

A fim de que a agenda médica online tenha resultados positivos, é fundamental apostar em recursos de otimização para aumentar a sua eficiência, ou seja, é uma tarefa complexa. Lembre-se de que atrasos de médicos e pacientes ocorrem, então é necessário, ainda, ter paciência.

Algumas dicas podem ser úteis para evitar erros e organizar uma agenda capaz de fidelizar seus pacientes. São elas:

  • Dê um pequeno intervalo entre as consultas para que haja tempo de preparação.
  • Realize a confirmação das consultas com antecedência.
  • Conheça os seus pacientes.
  • Faça um bom uso da tecnologia para facilitar o dia a dia.

Benefícios da agenda médica online para as clínicas

Ter uma agenda médica online ajuda, e muito, as clínicas e os pacientes, afinal, ela proporciona inúmeras vantagens para ambos. A seguir, listamos os principais benefícios de apostar nesse tipo de agendamento.

Agendamentos a qualquer momento

Não existe mais a necessidade de ter uma pessoa exclusiva para agendar as consultas. O agendamento online proporciona mais autonomia para os pacientes marcarem as próprias consultas. Basta que eles acessem o link indicado, verifiquem dias e horários disponíveis, escolham a data ideal e concluam o agendamento.

Relatórios automatizados

Junto aos softwares web com as agendas médicas online, é possível conhecer mais sobre os seus pacientes, o que possibilita oferecer as melhores experiências. A partir do momento que você passa a otimizar os processos para dedicar tempo a eles, os seus resultados são potencializados.

Diminuição das despesas

Com um sistema online, as ligações diminuem e, com isso, as despesas do consultório relacionadas à telefonia também. Isso só é possível porque, em sua maioria, os sistemas de gestão oferecem, além das agendas online, recursos de SMS e WhatsApp para confirmar as consultas, diminuindo o número de ligações diárias.

Agenda médica sempre atualizada

Assim que o paciente realiza o agendamento online, a data é automaticamente inserida na agenda do médico, deixando tudo bem alinhado e atualizado. Claro, marcações via telefone ou presenciais ainda serão inseridas de forma manual. Mas a tendência é que, em breve, todas as demandas (ou pelo menos grande parte delas) sejam online.

Equipe mais produtiva

A automatização faz com que atividades sejam desempenhadas mais pelas tecnologias e menos pelos times, sobrando tempo para eles atuarem em outras questões mais efetivas. Como na agenda online tudo é atualizado em tempo real, a partir do momento que o paciente não faz a confirmação da consulta, o horário fica disponível novamente, permitindo encaixes. Dessa maneira, a clínica consegue manter seu fluxo e sua lucratividade.

Pudemos perceber que, com alguns passos e o software certo, é possível manter uma agenda organizada e cheia de pacientes. A marcação online é um recurso cada vez mais utilizado nas clínicas, e a tendência é que, com a onda tecnológica, torne-se ainda mais comum.

Está esperando o que para colocar tudo isso em prática? Clique aqui e fale com um de nossos atendentes. Somos especialistas em softwares para saúde, com soluções para facilitar a gestão da sua clínica. Conte conosco!