Motivos para utilizar agenda médica online na sua clínica

Quem nunca precisou ficar horas no telefone para conseguir contato na recepção de uma clínica, só para agendar ou desmarcar um atendimento? 

Acontece que a realidade pode ser outra. Com o agendamento online, o paciente passa a ter autonomia para realizar as marcações de acordo com sua disponibilidade e necessidade.

Mas será que é realmente vantajoso modificar os agendamentos tradicionais para o digital? Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto. Vamos nessa!

Entenda o que é uma agenda médica online

Agendas médicas online são sistemas para as clínicas, que substituem a antiga e conhecida agenda de papel, mantendo os dados salvos, seguros e de fácil acesso, somente para pessoas autorizadas.

Trata-se de uma parte de um software completo, fazendo com que as agendas médicas online ofereçam, aos pacientes, autonomia sobre os seus agendamentos.

Além disso, é uma funcionalidade criada para promover um aumento no nível de produtividade da clínica, com uma interface facilitada. 

Benefícios das agendas médicas online

O uso das agendas médicas online é capaz de proporcionar inúmeros benefícios, o que favorece profissionais e pacientes.

A seguir, confira as principais vantagens em contar com essa estratégia na sua clínica.

Integração do site e acessibilidade

Por ser uma plataforma online, a agenda pode ser integrada ao site da clínica e, ainda, acessada por especialistas em qualquer lugar e a qualquer hora.

Através de computadores ou dispositivos que tenham acesso à Internet, o profissional pode verificar a lista dos pacientes e seus horários, o que promove a organização das atividades. Por outro lado, os pacientes escolhem os horários dos atendimentos que mais se enquadram em suas necessidades e disponibilidade.

Automatização dos relatórios

Por conta do software web necessário para o uso da agenda médica online, é possível ter mais conhecimento dos pacientes, facilitando os atendimentos e oferecendo as melhores experiências para todos.

No momento em que se tem uma otimização dos processos, torna-se possível oferecer um melhor serviço, junto com a potencialização dos resultados.

Lembretes e notificações

Nas agendas online, existe a funcionalidade de confirmação dos agendamentos, em que lembretes são encaminhados aos pacientes por meio de mensagem de texto, e-mail e WhatsApp.

Esse método proporciona mais tempo de preparo para o compromisso e a redução do absenteísmo.

Total segurança dos dados dos pacientes e dos colaboradores

É fundamental que se tenha uma integridade dos dados, sejam eles dos pacientes ou dos colaboradores da clínica. Com a agenda digital online, as informações são protegidas por meio de armazenamentos em nuvem, o que evita a perda ou o vazamento.

Vale ressaltar que somente pessoas autorizadas podem acessá-las e, consequentemente, ter contato com informações protegidas.

Acesso a histórico de consultas

Por ser uma funcionalidade remota, permite acesso ao histórico completo das consultas e dos agendamentos anteriores dos pacientes, promovendo aos profissionais uma visão mais ampla da situação. Dessa forma, o tratamento se torna facilitado, e as decisões clínicas, mais controladas.

Agendas sempre atualizadas

A partir do momento que um paciente faz uma marcação online, a data é inserida de forma automática na agenda do médico, fazendo com que tudo se mantenha alinhado e atualizado para o dia do atendimento.

Economia de tempo e dinheiro

Agendas online são responsáveis pela diminuição de gastos. Considerando que materiais físicos e cartões de agendamento geram custos para a clínica, o método online é seguro e, claro, econômico.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

Afinal, apostar em uma agenda online é uma boa opção?

Indo direto ao ponto: sim! É uma ótima opção apostar nas agendas médicas online.

O fato é que os agendamentos online proporcionam liberdade e autonomia aos pacientes, sem que seja necessária a intervenção de uma recepcionista, por exemplo.

Essa modalidade faz com que os colaboradores ganhem tempo, uma vez que as demandas telefônicas e presenciais tendem a diminuir, o que gera simplificação e agilidade nos atendimentos, sempre melhorando a experiência dos pacientes.

Ao longo deste conteúdo, foi possível entender que a agenda médica online é superimportante e eficaz. Porém, ela necessita ser guiada por um software, no caso, o RealClinic, um software web completo e pronto para otimizar a gestão da sua clínica.

Conheça melhor o RealClinic e sua funcionalidade. Clique aqui e solicite a sua demonstração gratuita.

Nossa equipe está pronta para transformar a rotina da sua clínica, proporcionando facilidade para colaboradores e quem mais interessa: os seus pacientes.