As especialidades médicas que são tendências para este ano
Cada vez mais, os profissionais do setor médico estão conectados. Então, alinhar-se com o que há de melhor na tecnologia é uma grande tendência para as clínicas que desejam continuar se destacando.
Engana-se quem pensa que as inovações tecnológicas na saúde se tornaram tendência apenas com a chegada da Covid-19. As transformações digitais vêm acontecendo há muito tempo, com foco em aproximar os pacientes da tecnologia.
A pandemia serviu para acelerar esse processo, principalmente, por conta do distanciamento social, fazendo com que a telemedicina fosse ainda mais utilizada.
Mas, afinal, o que esperar das especialidades médicas? Ao longo deste conteúdo, destacamos as que estão sendo tendências neste ano. Continue a leitura para conhecer!
Oito especialidades médicas que são tendências em 2022
Ainda neste ano, podemos esperar tecnologia, inovação e empreendedorismo nas especialidades médicas, sem esquecer do fortalecimento da telemedicina e dos prontuários eletrônicos. O cenário global de saúde continuará sendo impactado.
Uma das especialidades que seguirá em alta é a clínica média, que está cada vez mais integrada com o desenvolvimento tecnológico, atuando para que os médicos se familiarizem sempre mais com a telemedicina.
Espera-se que a tecnologia substitua boa parte dos médicos no futuro, permitindo que o foco seja os pacientes.
A seguir, as especialidades que prometem ser tendência até o final de 2022.
1. Clínica médica
Os especialistas estão tendo auxílio da tecnologia para enviar dados de saúde em tempo real e criar históricos completos e inteligentes.
As clínicas apostam em softwares, chatbots e assistentes de saúde digitais, tudo para melhorar o atendimento do paciente, sanando todas as dúvidas, sem que exista a necessidade de aguardar os intervalos de retorno.
2. Pediatria
Nas emergências, bebês e crianças precisam ser atendidos por pediatras em questão de segundos. Com a telemedicina, o médico consegue orientar os responsáveis do menor e otimizar o atendimento até a chegada na clínica ou no hospital. Em casos de monitoramentos 24 horas, existem os telemonitoramentos, nos quais o pediatra acompanha os sinais vitais em tempo real, sendo avisado quando algo está anormal.
3. Psiquiatria
A pandemia do novo coronavírus proporcionou um aumento assustador de doenças mentais e uma redução da busca por ajuda profissional. Por esse motivo, a busca por psiquiatras e psicólogos se tornou uma tendência nos últimos meses. O isolamento social e a vergonha em procurar ajuda fizeram com que as teleconsultas fossem a única saída de atendimento. Essa facilidade de fazer terapia remotamente de qualquer lugar do mundo começou em 2021 e, certamente, veio para ficar.
4. Medicina da família e comunidade
Cuidados preventivos estão em evidência, fazendo com que o médico da família ganhe destaque quando o assunto é valorização dos pacientes. Muitas empresas vêm investindo em planos de saúde, a fim de incentivar os seus colaboradores a cuidarem da saúde, evitando doenças futuras, custos altos para a organização e rotatividade de funcionários.
5. Endocrinologia
Com as pessoas permanecendo mais tempo em casa, a obesidade e o sedentarismo foram uma epidemia à parte com a Covid-19. O agravamento de outras doenças metabólicas fez com que as pessoas começassem a buscar ajuda agora, quando a vida está voltando ao normal.
Infelizmente, o quadro de obesidade deve continuar aumentando e, por isso, a endocrinologia está tendo um papel fundamental em 2022 e continuará assim nos próximos anos.
6. Radiologia
Os avanços tecnológicos com a Inteligência Artificial vieram para proporcionar automatização de vários processos dentro da radiologia. Isso fez com que os especialistas passassem a auxiliar os programadores no aperfeiçoamento dos equipamentos. Esse novo cenário promete reduzir custos e aumentar a demanda por novos profissionais.
7. Oncologia
A descoberta de técnicas e as novas tecnologias estão possibilitando novos tratamentos. Nesse caso, a computação em nuvem vem analisando estudos científicos e dados clínicos ao longo de anos e continuará em 2022, a fim de desenvolver novos tratamentos e, consequentemente, a cura de muitas formas da doença.
8. Obstetrícia
O medo de sair durante a pandemia e se contaminar afetou principalmente as gestantes, que passaram a usar a teleconsulta. A boa notícia é que, com as novas tecnologias permitindo o acompanhamento de forma remota, a telemedicina se torna cada vez mais comum e acessível para as mulheres.
A vida está retornando ao normal, e as expectativas são de que, até o final de 2022, tudo esteja normalizado, e essas oito especialidades sejam cada vez mais procuradas.
Vimos que as clínicas que desejam continuar seguindo as inovações digitais e se destacarem no mercado precisam contar com a tecnologia e suas ferramentas, como os softwares para saúde.
Agora que você já conhece algumas tendências, é o momento de colocar os diferenciais em prática e garantir sucesso ainda neste ano. Gostou das dicas? Siga-nos no Instagram e confira outros conteúdos especiais.