Saiba tudo sobre a composição do sangue

Em algum momento, você já parou para pensar na composição do sangue? Esse tecido líquido é formado por muitos tipos de células diferentes que ficam circulando pelo nosso corpo através das veias e artérias.

O sangue funciona como a linha de defesa mais importante do organismo, passando por todas as células vivas, carregando oxigênio, distribuindo nutrientes essenciais e recebendo os resíduos que precisam ser eliminados.

Compõe-se de uma parte líquida (plasma), constituída por água, sais, vitaminas e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas. Continue a leitura e entenda melhor sobre a composição desse líquido tão importante. Vamos lá!

Qual a função do sangue?

O sangue é fundamental para o funcionamento de várias atividades do corpo, isso porque ele é constituído por enzimas, sais minerais e células capazes de desempenhar funções no organismo. Dessa forma, o sangue:

  • Defende o corpo das ações de agentes nocivos.
  • Leva oxigênio e nutrientes para as células.
  • Retira as sobras das atividades celulares dos tecidos, o que inclui o gás carbônico produzido durante a respiração celular.
  • Conduz hormônios pelo organismo.
  • Transporta nutrientes para as células.
  • Defende o organismo contra agentes infecciosos.
  • Transporta hormônios.
  • Regula o processo de coagulação sanguínea.

Saiba quais são os componentes do sangue

O sangue é composto por parte líquida e sólida. A líquida equivale a 90% de água e é conhecida como plasma, que é onde os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas ficam suspensos. Cada componente sofre variações conforme o sexo e a idade do indivíduo. 

Já a parte sólida comporta as hemácias, os leucócitos e as plaquetas.

Ambas as partes são essenciais para um excelente funcionamento do organismo. 

A seguir, conheça cada um dos componentes do sangue.

Plasma sanguíneo

De cor amarelada, é um líquido rico em água (mais de 90%), proteínas e sais minerais responsável por transportar todas essas substâncias pelo corpo. Representando cerca de 55% do volume de sangue, tem a albumina como principal proteína para manter a manutenção dos anticorpos imunoglobulinas e a pressão osmótica. 

Hemácias, eritrócitos ou glóbulos vermelhos

São células em maior quantidade nos seres humanos. Possuem o formato de um disco côncavo e não têm núcleo. São produzidas pela medula óssea e ricas em hemoglobina, a proteína vermelha que dá a cor ao sangue. Sua função é transportar o oxigênio para o corpo. Correspondem a cerca de 42% a 47% do volume do sangue.

Leucócitos ou glóbulos brancos

Também produzidos na medula óssea, são as células de defesa do organismo que trabalham destruindo bactérias, vírus e substâncias tóxicas que podem causar doenças ou infecções. Os glóbulos brancos são maiores que os vermelhos, porém correspondem a 1% do volume de sangue no corpo. Existem cerca de 4 mil a 12 mil glóbulos brancos em cada milímetro cúbico de sangue humano.

Plaquetas ou trombócitos

Não são células, e sim fragmentos celulares com funções relacionadas ao processo de coagulação do sangue. Em cada gota de sangue, existem de 150 mil a 400 mil plaquetas por milímetro cúbico aproximadamente. Quando existe um ferimento, esses trombócitos aderem à lesão liberando enzima tromboplastina, o que resulta nos coágulos de sangue.

Onde o sangue é produzido?

O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, ou seja, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. No caso das crianças, a produção ocorre nos ossos longos, como o fêmur.

Em um indivíduo, o volume total de sangue corresponde a cerca de 8% do peso corporal. Os glóbulos vermelhos têm aproximadamente 45% do sangue total; o plasma, 54,3%; e os glóbulos brancos, 0,7%.

Como o sangue sempre se renova, a medula óssea nunca para de produzi-lo. O ciclo de vida de cada célula é, em média, de quatro meses, ou seja, enquanto umas morrem, outras vão sendo produzidas para substituí-las. Quando as células estão totalmente formadas, elas se soltam da medula óssea e penetram na rede de vasos sanguíneos do corpo.

Conheça os tipos sanguíneos

Tipos sanguíneos são sistemas de classificação do sangue. O mais importante é o sistema ABO e o fator Rh. 

O sistema ABO conta com quatro tipos sanguíneos divididos pelas classificações A, B, AB e O. Já o fator Rh se relaciona com a produção de um antígeno, localizado na membrana plasmática e nas hemácias, responsável por definir se o sangue é positivo ou negativo.

Os tipos sanguíneos são:

  • A+;
  • A-;
  • B+;
  • B-;
  • AB+;
  • AB-;
  • O+;
  • O-.

Vimos que o sangue tem papel fundamental nas defesas do corpo com relação aos agentes nocivos. Além disso, uma das suas principais funções é transportar substâncias necessárias para um bom funcionamento do organismo.

Escreva nos comentários o que você achou deste conteúdo! Aproveite e nos acompanhe no Facebook e Instagram para não perder nenhuma informação.