RealBlood: saiba como esse software pode ajudar nas transfusões de sangue
Contar com um software como o RealBlood é ter módulos operacionais pensados exclusivamente para solucionar problemas e agilizar a rotina dos processos de transfusões de sangue.
Liberação, descarte, controle de exames, integrações, faturamento, gerenciador de tarefas, agendamento online de doações, relatórios, treinamento exclusivo e todas as outras demandas relacionadas no processo de doação de sangue e seus hemocomponentes fazem parte dos módulos presentes no software.
Durante a leitura, será possível compreender o motivo de o RealBlood ser tão fundamental para as transfusões de sangue. Vamos nessa!
A transfusão de sangue
Como já sabido, a transfusão de sangue é a transferência de sangue ou de hemocomponentes de um doador para um receptor.
Esse processo ocorre para aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio, restaurar a quantidade sanguínea no corpo ou corrigir problemas relacionados com a coagulação do receptor.
Assim, a transferência do tecido conjuntivo sanguíneo é realizada entre pessoas compatíveis com relação ao tipo sanguíneo (O, A, B ou AB) e ao fator Rh, que pode ser negativo ou positivo.
O processo de transfusão é dividido em duas modalidades. São elas:
- Transfusão alogênica: apenas componentes necessários do sangue são transfundidos, como glóbulos vermelhos, plasma fresco congelado ou plaquetas.
- Transfusão autóloga: é uma coleta do sangue do próprio paciente antes de procedimentos cirúrgicos, prevenindo-se para possíveis transfusões de sangue emergenciais.
Importância de doar sangue
Doar sangue é um ato de solidariedade capaz de salvar vidas. Afinal, quando realizamos uma doação, passamos a oferecer insumos essenciais para a sobrevivência da pessoa receptora.
Muitas situações demandam doações, como cirurgias de grande porte, atendimentos pós-acidentes e transfusões para os mais diversos e complexos quadros clínicos.
É importante ressaltar que uma única doação pode salvar até quatro vidas e, quando feita regularmente, faz com que as instituições se mantenham abastecidas para atender a maior número de pessoas.
Algumas informações são superimportantes para doadores ou futuros doadores:
- a quantidade de sangue doada é resposta pelo organismo rapidamente;
- todo processo de doação só ocorre em ambientes limpos, seguros e sempre com materiais descartáveis;
- para ser um doador, é realizada uma triagem pessoal, a fim de saber se a pessoa está ou não apta para o procedimento;
- em caso de campanhas, o doador que achar seu sangue impróprio pode e deve assinar o voto de autoexclusão, autorizando o descarte imediato do material coletado;
- a doação ocorre de forma voluntária e gratuita.
Afinal, como o RealBlood atua no auxílio das doações e transfusões de sangue?
O RealBlood é um software capaz de realizar o gerenciamento das transfusões, potencializando, inclusive, os atendimentos em bancos de sangue e agências transfusionais.
Devido ao seu sistema, que permite um controle total do ciclo de sangue, o RealBlood:
- armazena o cadastro de pacientes, médicos e instituições;
- monitora toda a ação de captação dos doadores para transfusão;
- faz o registro da situação do paciente;
- realiza prova de contabilidade de bolsas;
- registra as bolsas transfundidas;
- levanta estatísticas sobre as transfusões.
Além disso, o software RealBlood atua no gerenciamento do sangue, desde o processo do cadastro de doador até as transfusões. Veja:
Cadastro de doadores: primeiro processo, quando os bancos de sangue controlam os doadores, coletando as informações e armazenando em um único lugar. Além disso, é nessa etapa que ocorrem os bloqueios.
Triagem física e clínica: a triagem física consiste nas avaliações de aptidão do doador, validando automaticamente as normas impostas pela vigilância. Já a triagem clínica é o momento de o doador responder a um questionário para ter a certeza de que pode ou não realizar a doação.
Coleta do material e etiquetagem: com o RealBlood, é registrado o tempo de doação e o volume coletado. Em seguida, um código no padrão universal ISBT é emitido, servindo como identificação do doador e dos hemocomponentes.
Exames laboratoriais: nessa etapa, as informações pertinentes a tipo sanguíneo, fator RH e anticorpos no organismo do paciente são analisadas e armazenadas.
Liberação para transfusões: feitas todas as etapas, o material em condições adequadas é liberado para ser transfundido ao receptor.
Módulo Beira Leito: Assegura aos profissionais da Agência realizarem o gerenciamento da transfusão em tempo real, dentro do leito, com confirmação dos dados.
Contar com um software como o RealBlood é ter um conjunto de ações que torna o ambiente mais organizado. Ele atua de maneira personalizada, atendendo às necessidades diárias de cada local.
O que achou do conteúdo? Esperamos que ele tenha sido esclarecedor quando o assunto são softwares para auxílio nas doações e transfusões de sangue. Para implementar o RealBlood, fale com nossos especialistas hoje mesmo. Basta clicar aqui!