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A internet nunca teve um papel tão importante nas nossas vidas quanto atualmente, e isso é um fato inegável. Não é à toa que boa parte da população mundial tem acesso a ela. Com o advento que estamos vendo, até os profissionais — de todos os setores — estão fazendo o uso de todas as possibilidades que ela oferece; incluindo os da saúde. Porém, é preciso ter cuidado, sempre procurando evitar alguns erros de médicos na internet que costumamos ver.

Foi pensando exatamente em ajudar a atuação de médicos na internet que nós preparamos o texto de hoje. Na sequência, a TDSA Sistemas te mostra a importância da presença e da atividade de médicos na internet, lista alguns dos principais erros cometidos e ainda ensina a não cometer os mesmos erros que já foram e seguem sendo cometidos por muitos.

Boa leitura!

 

A importância da atuação de médicos na internet

Há um motivo muito simples para justificar a presença de médicos na internet: todo mundo está nesta tecnologia. Estima-se que, no Brasil, 79,1% dos domicílios possuem acesso à internet. Isso é suficiente para mostrar como a internet, independente do meio pelo qual ela é acessada, é muito presente e importante na rotina do povo brasileiro.

Existem diversos exemplos de empresas que apresentaram um crescimento inimaginável e se tornaram verdadeiras gigantes em seus mercados graças ao investimento na internet. A nível mundial, podemos citar a Amazon. Já aqui no Brasil, um dos principais exemplos é o Magazine Luiza.

Se tantas empresas de setores diferentes estão aproveitando, médicos, assim como suas clínicas, também podem se aproveitar. Contudo, como citamos, sempre tomando cuidado e fazendo as ações certas, como mostramos na sequência.

 

Erros comuns de médicos na internet e como evitá-los

 

Não ter um perfil profissional nas redes sociais

Se lembra daquele dado que citamos anteriormente, sobre a quantidade de brasileiros que têm acesso à internet? O número fica ainda mais relevante quando o assunto são as redes sociais. Dos praticamente 80% de pessoas que possuem acesso à internet, mais de 90% estão nas redes sociais e, mais que isso, acessam-as todos os dias.

Isso, por si só, mostra a importância de ter um perfil profissional nas principais redes. Porém essa importância ainda aumenta, especialmente quando consideramos que muitas pessoas recorrem a mecanismos de busca como o Google para tirar dúvidas diversas — incluindo as médicas. Existir na internet é o primeiro passo para alcançar todo um novo público.

 

Produzir conteúdo de baixa relevância

Não basta estar na internet; é preciso produzir conteúdo também. É através dele que você, médico, será encontrado nas buscas do Google. Um exemplo claro é quando um paciente em potencial pesquisa os sintomas de uma doença. Caso você possua um conteúdo muito bem otimizado sobre o assunto, é sua página que irá aparecer nos resultados. Isso faz com que a probabilidade de você e sua clínica serem procurados em meio a uma necessidade médica aumentem.

Por outro lado, não basta simplesmente produzir qualquer conteúdo médico. É preciso que o conteúdo esteja de acordo com sua especialidade, sempre deixando claro que você é um verdadeiro entendedor do assunto, uma autoridade inquestionável. Dessa forma, cria-se a confiança necessária para que o usuário venha a se tornar um paciente.

 

Não estar no Google Meu Negócio

Você conhece o Google Meu Negócio? Já reparou naquele retângulo que aparece na lateral da tela quando você busca por algo na ferramenta? Ele é mais comum quando a busca em questão é relacionada a algum segmento ou o próprio nome da empresa, e essencial para o marketing perfeito. A aba é mostrada como na imagem abaixo:

Assegure-se de que sua clínica está lá. Assim, quando um usuário pesquisar o nome dela, ou até mesmo “clínicas em Florianópolis”, por exemplo, ela aparecerá ali, dando informação coerente e facilitando o processo para o usuário. Caso ele simplesmente esteja buscando “clínicas em Florianópolis”, é possível que sua clínica apareça sem que ele a conheça. Em outras palavras, usar o Google Meu Negócio pode ajudar médicos na internet e atrair novos pacientes.

 

Não anunciar no Ads

Uma ótima forma de começar a aparecer para os usuários, tanto como médico quanto como clínica, antes que seus conteúdos comecem a apresentar resultados é com os anúncios do Google Ads. Através de uma boa gestão do serviço, é possível escolher as palavras-chave específicas em cujas pesquisas você quer aparecer como anunciante.

Enquanto houver pagamento, haverá destaque e seu anúncio continuará aparecendo nos resultados das buscas que você julgar importante. É exatamente por isso que a solução é uma boa ideia enquanto os resultados orgânicos, ou seja, através de conteúdos, ainda não aparecem.

 

Fechar os olhos para os resultados

Todas as ações que você, como médico, pode fazer para corrigir ou evitar estes erros trarão resultados, certo? É fundamental que você fique atento a estes resultados, pois eles podem originar insights incríveis. Com os dados obtidos após as ações, você saberá se elas estão dando certo e o que pode ser feito de uma maneira mais eficiente.

Coletar resultados e planejar ações a partir deles é algo tão importante quanto todas essas dicas que demos nos pontos anteriores. Junte todas elas em um plano de ação eficaz e veja como a sua imagem como médico pode apresentar melhorias drásticas.

 

E você, já conhecia algum destes erros comuns de médicos na internet? Agora que você já os conhece e sabe como evitá-los, ficou muito mais fácil usar o universo virtual a seu favor, não acha? Se gostou do texto e quer continuar recebendo conteúdo semanal produzido por nós aqui na TDSA Sistemas, acompanhe-nos no Facebook e no Instagram!

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