software para banco de sangue

Softwares de gestão surgiram para facilitar a atuação de empresas das áreas mais diversas em todo o mercado. Nós mesmos da TDSA Sistemas trabalhamos com um software médico que auxilia a gestão de clínicas, o RealClinic. No texto de hoje, porém, nós falaremos sobre um setor que não é muito comumente abordado: o dos hemocentros, bancos de sangue e agências transfusionais. Hoje, nós mostramos a importância de um software para banco de sangue completo.

Como estes locais possuem particularidades muito peculiares em suas rotinas de atuação, é preciso que eles tenham um sistema especificamente pensado para eles. Foi justamente por este motivo que o software para banco de sangue surgiu no mercado. É seguro dizer que não seria possível gerir um hemocentro, banco de sangue ou agência com a perfeição exigida se cada uma destas particularidades que citamos não estivesse incluída no sistema.

No restante deste texto, nós justificamos isso. Mostramos os problemas que atrapalham a rotina dessas unidades, explicamos como um software para banco de sangue resolve estes problemas e, por fim, apresentamos nossa solução: o RealBlood. Continue a leitura abaixo e confira!

 

Problemas que atrapalham a rotina de um banco de sangue

Através de mapeamentos e pesquisas, nós fomos capazes de identificar alguns problemas mais recorrentes no funcionamento administrativo, técnico e operacional de um banco de sangue. São eles:

 

  • Falta de padronização ou indefinição dos processos;
  • Troca nas amostras e formulários;
  • Baixo nível de segurança no controle das amostras;
  • Dificuldade no controle da qualidade dos serviços internos e externos;
  • Faturamento sem automatização;
  • Dados levantados na coleta externa não são enviados via internet.

 

Essas são apenas algumas situações que podem trazer grandes problemas enfrentados diariamente, sem falar ainda nos prejuízos que podem causar. A boa notícia, por outro lado, é que todas deixam de ser um problema quando há a utilização de um software que gerencie todo o ciclo do sangue. No próximo tópico, nós explicamos como.

 

Como um software para banco de sangue resolve estes problemas

Um bom software para banco de sangue precisa, obrigatoriamente, contar com módulos capazes de atender todos os processos envolvidos no processo de doação e transfusão. Veja alguns importantes:

 

  • Recepção: Com o objetivo de tornar o atendimento mais prático, deve permitir  a identificação do tipo de doação, tipo de material a ser coletado e motivo de comparecimento;

 

  • Cadastro de doadores: Deve seguir os padrões estabelecidos pela ANVISA, controlando o bloqueio automático por idade, sexo e preenchimento de campos obrigatórios, além de manter os históricos de doações e da situação do doador;

 

  • Triagem: Precisa registrar os dados coletados na triagem física e facilita a visualização posterior do do profissional responsável pela triagem clínica;

 

  • Coleta: Aumentar a eficácia dos processos ao entregar alta exatidão do tempo de doação e do volume de sangue coletado. Além disso, o código da doação precisa ser gerado automaticamente;

 

  • Fracionamento: Precisa gerar cálculos automáticos de validade de acordo com o Hemocomponente, cálculos de volume e também a emissão de etiquetas com código de barras.

 

  • Liberação e descarte: Deve permitir todo o controle sobre as bolsas liberadas e descartadas, aumentando a segurança ao não deixar que nenhuma bolsa seja expedida antes de ser liberada;

 

  • Estoque: Deve armazenar todos os dados, auxiliando na pesquisa do estoque por diversos filtros, incluindo grupo sanguíneo, fator Rh, hemocomponente, validade e local de armazenamento, entre outros.

 

  • Transfusão: Manter o cadastro completo do paciente e médico, controle das reações transfusionais e registro de bolsas transfundidas.

 

E não para por aí. Podemos dizer que estes são os módulos básicos para que um software para banco de sangue seja efetivo, porém é preciso de ainda mais para que ele seja visto como o melhor.

O software precisa atender a legislação e as normas de padrões estabelecidos. Precisa ter rastreabilidade de informações, registro de atividades de usuários e controle de intercorrências, além de módulo de faturamento e relatórios gerenciais para uma análise minuciosa dos processos e uma gestão estratégica do negócio.

Essas são apenas algumas funcionalidades necessárias para o bom funcionamento de um banco de sangue. E por conta da complexidade dos processos, é importante que a ferramenta tenha flexibilidade de configurações para atender aos mais diferentes serviços de coleta e transfusão.

 

Conheça o RealBlood!

E é exatamente aí que entra o RealBlood. Além destes módulos que já citamos, o nosso software para banco de sangue ainda possui outros módulos operacionais: Liberação e Descarte, Controle de exames e integrações, expedição, interfaceamentos e transfusão. Isso sem falar nos módulos de gestão, como faturamento, gerenciador de tarefas,  relatórios estatísticos e analíticos e agendamento online de doações.

Cada funcionalidade do RealBlood foi pensada exclusivamente para resolver problemas e facilitar a rotina de qualquer banco de sangue. Além de tudo isso, todas as empresas que optam pela contratação do RealBlood podem contar com um treinamento exclusivo oferecido pela TDSA Sistemas e todo o suporte técnico necessário para tirar todo o proveito possível do sistema.

Vale citar ainda que tudo isso vem com um software completamente online, podendo ser acessado de qualquer lugar; basta ter um usuário e senha válidos e entrar no sistema pelo navegador de internet.

Se ficou interessado pelas possibilidades que o RealBlood oferece, acesse o nosso site, confira a página inteiramente dedicada a ele e veja tudo o que o nosso software para banco de sangue é capaz de fazer!