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Com a pandemia do COVID-19 — o novo coronavírus — e as medidas de quarentena com o objetivo de reduzir a contaminação, muitas adaptações em diversas áreas de atuação do mercado tiveram que ser feitas. Afinal, o mundo não poderia parar — especialmente o setor médico, visto que milhões de pessoas continuam precisando do serviço. Foi por este motivo que a telemedicina ganhou muito mais destaque nos últimos meses.

Para se ter uma ideia, o Ministério da Saúde chegou a autorizar um projeto de lei em março, o qual autoriza que a telemedicina seja utilizada em qualquer área médica. Com isso, tanto os médicos podem continuar trabalhando quanto os pacientes podem continuar recebendo seus atendimentos.

Por outro lado, o desafio agora já é outro. Enquanto antes o problema era a possibilidade de atender, agora a questão é a forma mais adequada de se atender. Afinal, é inegável que utilizar a telemedicina faz com que as consultas sejam bem diferentes do que seriam dentro do consultório do profissional. Hoje, o que muitos estão se perguntando é como humanizar o atendimento na telemedicina.

E nós te explicamos.

Na sequência deste texto, a TDSA Sistemas relembra com um número maior de detalhes o conceito de telemedicina. Depois, damos 4 dicas essenciais para que qualquer médico seja capaz de humanizar o atendimento na telemedicina. Se você quer continuar atendendo sem perder a qualidade de sempre, continue a leitura abaixo e confira!

 

Relembrando o conceito de telemedicina

É possível entender por cima o significado de telemedicina apenas analisando seu nome. É uma forma de permitir que consultas e exames sejam feitos à distância, de maneira remota. Através dela, o paciente pode receber o resultado de exames e laudos médicos ainda ficar a par das orientações necessárias para começar ou seguir com um tratamento.

E tudo pode ser feito com certa facilidade, tanto para médicos quanto para pacientes. Basta que ambos tenham seu computador com acesso à internet e câmera e microfone para fazer videoconferências. Caso o médico opte por utilizar uma plataforma com as funcionalidades específicas recomendadas para a telemedicina, ele também pode agendar e cobrar em um só local, centralizando e facilitando suas ações.

 

4 dicas para humanizar o atendimento na telemedicina

No entanto, para que o impacto sentido seja um pouco menos intenso, há algumas ações que podem ser colocadas em prática, sempre tendo como o objetivo principal humanizar o atendimento na telemedicina.

 

1. Foco nos pacientes

É verdade que uma consulta remota, com cada um em sua casa, é completamente diferente de uma consulta habitual. Porém, há algo que não muda nunca: o foco da consulta continua sendo o paciente. Se ele foi o procurar, é porque nem tudo está tão bem e algo certamente está incomodando.

Evite manter sua televisão ligada e seus outros aparelhos eletrônicos por perto. Eles são os que costumam ser as maiores distrações, o que pode atrapalhar a sua consulta e deixar seu paciente insatisfeito. Fique sempre atento ao que estiver sendo falado e mantenha contato visual constante com a tela.

 

2. Ambiente tranquilo

Sabemos que não existe ambiente melhor, mais adequado e mais tranquilo para se realizar um atendimento do que seu consultório. Afinal, ele foi pensado e construído especialmente para recebê-los, enquanto os cômodos da sua casa não. Ainda assim, é preciso se adaptar para que a experiência seja a melhor possível.

Caso você tenha um cômodo que serve como escritório, use-o — dificilmente você achará algum ambiente melhor que este. No entanto, caso não tenha, procure utilizar o local mais silencioso e livre de distrações da casa.

 

3. Atendimento habitual

Em outro texto, nós demos algumas dicas para ajudar médicos a melhorar a relação com os seus pacientes. Entre elas, os principais exemplos que podemos relembrar aqui são evitar atrasos, ser claro e sereno e manter um bom relacionamento com cada paciente. Você pode acessá-lo através deste link.

Todas aquelas dicas dizem respeito ao atendimento. Se a sua intenção é minimizar todos os impactos das consultas à distância, o melhor a se fazer é deixá-las parecidas com aquelas que eram feitas presencialmente. Sendo assim, realize um atendimento habitual e continue tratando os pacientes como você faria naturalmente.

 

4. Plataforma utilizada

A última dica que trouxemos para humanizar o atendimento na telemedicina diz respeito à plataforma utilizada para fazer as consultas. É essencial usar uma ferramenta de qualidade e confiança. Além de ser boa, a melhor plataforma deve ser capaz de reunir funcionalidades diferentes em um só local.

É o caso do RealClinic da TDSA Sistemas. Nosso software para a gestão de clínicas possui diversas funções, contando agora com a telemedicina também. Ele é a opção perfeita para quem quer humanizar o atendimento na telemedicina. Conheça o RealClinic aqui!

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