telemedicina

Em um cenário como o que estamos vivendo, no qual a quarentena e o isolamento social se mostram medidas essenciais para frear o crescimento da pandemia do novo coronavírus, é mais essencial do que nunca falar sobre o assunto telemedicina. Afinal, ela é a solução que permite que os médicos continuem trabalhando e os pacientes recebam os atendimentos que precisam, seja de rotina, tratamento ou urgência.

Pensando na importância do assunto neste momento, a TDSA Sistemas, como participante ativa e altamente envolvida com o segmento da saúde, desenvolveu um texto falando um pouco mais sobre a telemedicina. Abaixo, nós te explicamos o que ela é, mostramos como ela funciona, falamos a respeito do projeto de lei aprovado pelo Senado regularizando o seu uso e ainda apresentamos nosso novo módulo específico para a telemedicina.

Boa leitura!

 

O que é a telemedicina e como ela funciona

Como o próprio nome já sugere, a telemedicina é uma solução que a tecnologia trouxe para permitir que consultas médicas sejam feitas à distância. De forma remota — com o médico no seu consultório e o paciente em casa —, é possível emitir laudos médicos, seguir com as orientações necessárias para os tratamentos e interpretar exames feitos previamente pelos pacientes.

Para se ter uma noção da importância da telemedicina, ela já é reconhecida pela OMS há pelo menos duas décadas, em uma época na qual os computadores e a internet ainda não tinham a relevância que têm hoje. A própria Organização Mundial da Saúde destaca que a telemedicina é fundamental para atendimentos em casos que há barreiras geográficas.

Por aqui no Brasil, a situação poderia ser diferente, visto que extensão territorial do país é uma das maiores do mundo. Também destacando a importância nestes casos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) já tem a prática regulada desde 2002. A resolução que trata do assunto na íntegra pode ser vista através deste link.

A base das consultas remotas é relativamente simples: basta que ambos tenham os seus computadores, acesso à internet e uma forma de realizar videoconferências. Porém, não para por aí. Uma solução completa de telemedicina também permite que médicos troquem as informações recebidas em consultas com outros profissionais, façam agendamentos e até cobranças através de uma plataforma específica para isso.

 

Senado aprovou o uso da telemedicina durante a pandemia

Como citamos previamente na introdução, a quarentena consequente da pandemia do novo coronavírus, o COVID-19 (que, até a publicação do presente texto, já infectou centenas de milhares de pessoas), está dificultando imensamente a regularidade das atividades médicas em todo o mundo, além, é claro, de outros aspectos de nossas rotinas.

Para contribuir com a saúde de milhares de brasileiros e não atrapalhar a atuação de muitos médicos, um projeto de lei que trata especificamente da telemedicina durante a pandemia do novo coronavírus foi criado. Ele autoriza a prática em todo o país. De acordo com o texto do próprio projeto, qualquer “exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde” é considerado telemedicina.

As principais intenções deste projeto são, ao mesmo tempo, minimizar alguns dos efeitos do isolamento social, permitindo a continuidade das consultas rotineiras, e desafogar hospitais, para que estes sejam capazes de redirecionar seus focos para o acolhimento e tratamento de pessoas infectadas pelo COVID-19.

Até a publicação deste texto, o projeto já havia passado pelo Senado e estava aguardando apenas a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Todo o processo de tramitação, atualizado, pode ser visto no site do próprio Senado, através deste link.

Além disso, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 467 no dia 20 de março de 2020, tratando de como a telemedicina deve funcionar e quais são as exigências. Confira-a aqui!

 

A TDSA lançou um módulo específico para a telemedicina!

E para ter a certeza de que todas as clínicas clientes da TDSA Sistemas possam oferecer mais este diferencial para seus pacientes, nós desenvolvemos e lançamos um módulo para a utilização da telemedicina. Deixando seus pacientes a um clique de distância, o RealClinic agora disponibiliza uma ferramenta que possibilita a realização de teleconsultas e também de teleatendimentos com comodidade, confiança e segurança.

Além disso, nosso novo módulo também facilita o processo de pagamento (seja por boleto, cartão de crédito ou até mesmo os convênios que aderirem à medida) e permite que os pacientes recebam suas receitas e atestados, caso haja, pela plataforma de comunicação que preferirem. Mais uma vez a TDSA Sistemas traz novidades para proporcionar o melhor a todos os clientes!

Se você quer saber mais informações a respeito da nossa telemedicina, acesse esta página e entre em contato!