saúde 4.0

Você já ouviu falar em Saúde 4.0? Este conceito está entre o que há de mais moderno em todo o âmbito da medicina e da saúde no geral. Uma grande parte das inovações presentes no setor são derivadas do que ela trouxe. Se você quer saber um pouco mais sobre o que é a Saúde 4.0 e as tecnologias que ela proporcionou, este texto que a TDSA preparou foi feito para você.

Boa leitura!

 

O que é Saúde 4.0

A Saúde 4.0 é mais um dos conceitos derivados da Indústria 4.0, assim como a Construção 4.0, por exemplo. Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é muito bem caracterizada pelo uso do compartilhamento de dados e da tecnologia cibernética para facilitar e agilizar os seus processos. Ela é composta por 9 pilares, sendo que entre eles os principais são o Big Data, a nuvem e a integração de sistemas.

Enquanto a Indústria 4.0 se refere a um conceito muito mais amplo e que pode ser aplicado nos mais diversos segmentos, a Saúde 4.0 traz os alicerces da Indústria 4.0 para o setor da saúde. Na prática, isso quer dizer que ela faz a tecnologia e a saúde se integrarem, fazendo os diagnósticos e tratamentos serem muito mais efetivos e rápidos. A intenção primordial do investimento nestas tecnologias é aumentar o conforto dos pacientes.

Exemplos bem claros de como a Saúde 4.0 se manifesta no mundo real são o RealClinic e o RealBlood, os sistemas da TDSA desenvolvidos para a gestão de clínicas e de bancos de sangue, respectivamente. É seguro dizer que clínicas parceiras da TDSA trabalham com a Saúde 4.0 e com o que há de mais tecnológico na medicina.

 

Inovações proporcionadas pela Saúde 4.0

Nós já falamos que, na prática, a Saúde 4.0 integra a saúde e a tecnologia. Mas você sabe como? Acompanhe em seguida as principais inovações proporcionadas por ela:

 

Big Data

Um dos pilares da Quarta Revolução Industrial não poderia deixar de ser citado aqui. O Big Data já é um conceito conhecido e aplicado em diferentes setores que lidam com dados em uma base diária. De uma forma bem simples, Big Data pode ser definido como as técnicas utilizadas para reunir e analisar um grande volume de dados, sempre buscando insights que ajudem a melhorar os resultados.

No caso específico da saúde, o Big Data pode ser aplicado com alguns objetivos diferentes, incluindo a análise de eficiência de tratamentos, que pode mostrar a superioridade de uma solução quando compara a alguma outra.

 

Internet das Coisas

Seguindo o modelo do Big Data, a Internet das Coisas (por vezes chamada de IoT, do inglês Internet of Things) também é um conceito amplo, aplicado em áreas diferentes. É por meio dela que empresas estão cumprindo a missão de trazer o mundo digital ao mundo real, isto é, conectar todos os objetos que utilizamos rotineiramente entre si e com a internet.

Mais uma vez trazendo o conceito para a nossa área médica, podemos observar que a IoT já é uma realidade. Alguns exemplos comuns que você pode encontrar com certa facilidade são os relógios que medem os batimentos cardíacos de seus usuários e o monitoramento contínuo inteligente de glicose (CGM).

 

Softwares médicos

Por fim, não deixaríamos de falar também dos softwares médicos. Afinal, eles são a nossa especialidade aqui na TDSA Sistemas. Estes softwares permitem que todo o gerenciamento  seja feito digitalmente e em um só local, reunindo e organizando todos os dados em um sistema e permitindo acesso a ele em diferentes níveis, desde secretárias até médicos e gestores.

Como já citamos anteriormente, por aqui nós trabalhamos com softwares médicos feitos especialmente para atender clínicas e bancos de sangue. São os casos do RealClinic e do RealBlood, respectivamente. Com eles, funções como agenda inteligente, atendimento ágil (no caso das clínicas), cadastro de doadores e serviços de triagem (no caso dos bancos de sangue) são favorecidos e podem ser feitos com mais eficácia.

 

 

E você, já conhecia a Saúde 4.0? Sabia o que ela é e todas as inovações que ela trouxe ao setor? Muitas funcionalidades utilizadas por diversos centros de saúde — sejam hospitais, clínicas ou consultórios — só se tornaram possíveis graças a ela e suas modernizações. 

Se você gostou deste texto e quer receber mais conteúdo envolvendo tecnologia e saúde, não deixe de acompanhar as redes sociais da TDSA Sistemas! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram.