Prontuário eletrônico e pacientes crônicos: entenda como eles podem atuar juntos

A tecnologia segue em pleno avanço e, com ela, é possível oferecer às pessoas cuidados completos, principalmente, quando elas precisam de tratamentos contínuos, como no caso de pacientes crônicos.

Para uma doença ser considerada crônica, ela precisa ter mais de três meses e demandar cuidados e supervisões constantes. No caso destes pacientes, é essencial manter seu histórico e suas informações em um único lugar, com segurança, para acesso dos profissionais. 

Dessa forma, existem os prontuários eletrônicos, oferecidos por softwares de saúde que permitem aos profissionais inserirem, de maneira rápida e eficiente, dados dos pacientes, assim como analisar informações anteriores.

Continue a leitura e entenda como promover uma gestão desses pacientes crônicos, com o auxílio dos prontuários eletrônicos!

O que são pacientes crônicos? 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes crônicos são aqueles que possuem patologias permanentes, das quais se desenvolvem incapacidades ou deficiências. Em sua maioria, provocam alterações irreversíveis, demandando longos períodos de acompanhamentos ou cuidados ininterruptos.

Dentre as doenças mais comuns destacam-se:

  • asma;
  • enfisema pulmonar;
  • insuficiência cardíaca;
  • câncer;
  • bronquite crônica;
  • hipertensão;
  • diabetes;
  • doenças renais crônicas.

Grande parte dessas doenças pode ser prevenida ou controlada, fazendo com que o paciente tenha uma vida com mais qualidade e bem-estar.

Contudo, isso só é possível com diagnósticos corretos e conhecimento da patologia, tudo para que ela seja tratada de maneira contínua e eficaz.

Entenda a importância dos prontuários eletrônicos

O chamado prontuário eletrônico (PEP) tem como objetivos facilitar a rotina das clínicas durante o trato das informações dos seus pacientes, além de flexibilizar e tornar o acesso aos dados ainda mais fácil.

Trata-se de uma ferramenta moderna, que aproxima o setor clínico e a transformação digital. O PEP é indispensável na otimização de processos clínicos e segurança dos pacientes, contando com inúmeras vantagens, por exemplo:

  • segurança de dados;
  • integração das informações;
  • armazenamento dos registros por tempo indeterminado;
  • atualização em tempo real;
  • agilidade nos atendimentos;
  • eliminação de erros de transcrição e letras médicas ilegíveis.

Promover a implementação dessa tecnologia é ter acesso à privacidade, confidencialidade, segurança e integridade dos dados clínicos e, principalmente, dos seus pacientes.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

Conheça algumas formas de utilizar o PEP na sua gestão de pacientes crônicos

Quem recebe pacientes crônicos para tratamentos encontra inúmeros desafios pertinentes ao setor, o que faz com que seja essencial estar sempre preparado para oferecer o melhor atendimento.

A tecnologia é uma aliada completa que consegue equilibrar e acompanhar toda a jornada desse paciente.

A seguir, conheça maneiras de realizar a gestão de pacientes crônicos com o prontuário eletrônico:

Promova uma coordenação do cuidado

Ter estratégias para a coordenação de cuidados é fundamental para qualquer paciente, principalmente para os crônicos. Esse tipo de tecnologia pode auxiliar profissionais e gestores de saúde.

Junto a um bom sistema de prontuário eletrônico, as clínicas podem ter mais detalhes sobre a carteira dos pacientes, podendo, assim, acompanhar toda a sua jornada, o que facilita na definição de diagnósticos e tratamentos.

Tenha resumos dos atendimentos anteriores dos seus pacientes

O acesso a atendimentos anteriores pode facilitar a maneira de avaliar a evolução dos pacientes crônicos ao longo dos tratamentos. Além disso, é importante que o acesso possa ser efetuado durante as consultas, com informações sobre prescrições já emitidas, exames solicitados e resultados obtidos.

Utilize inteligências clínicas

Ferramentas integradas ao prontuário eletrônico e demais tecnologias podem ajudar os profissionais nas rotinas diárias, proporcionando um atendimento aos pacientes cada vez mais completo. Além disso, quando se tem suporte mediante as decisões clínicas, caminhos assertivos para um bom acompanhamento dos pacientes crônicos podem ser ofertados.

No meio dessas tecnologias, destacam-se as calculadoras clínicas, indicações de exames baseados em fatores de risco, identificação de padrões de risco, identificação dos pacientes e informações de consultas anteriores.

Compartilhe informações com demais profissionais de saúde

Quando em funcionamento nas clínicas, os prontuários eletrônicos permitem um compartilhamento de dados entre profissionais, em conformidade com os cuidados exigidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Os dados dos pacientes estarão sempre disponíveis para serem consultados, permitindo maior cuidado e detalhamento na gestão dos pacientes crônicos.

RealClinic: o auxílio na gestão dos pacientes crônicos!

O RealClinic é um software web completo para a gestão de clínicas, indo do atendimento ao faturamento. É um sistema que irá profissionalizar seu ambiente de trabalho, proporcionando um gerenciamento organizado e eficiente.

Além disso, ele conta com prontuário eletrônico ágil e seguro que ajuda na hora de realizar a gestão dos pacientes crônicos, isso porque a tecnologia detalha todos os atendimentos anteriores, permitindo o compartilhamento dos dados com outros profissionais de saúde.

Que tal agendar uma demonstração e entender mais sobre esse software tão importante para sua clínica? Nossos especialistas estão prontos para atender você!