8 dicas fundamentais para escolher um software para banco de sangue corretamente

Toda escolha deve se basear em pesquisas e até mesmo opiniões de quem já utiliza e conhece o produto ou serviço.  

No caso dos softwares para bancos de sangue não é diferente. É fundamental escolher o que mais atende às suas necessidades diárias.

Esta ferramenta deve ser completa, apresentando segurança, otimização e facilidades. Ao longo deste conteúdo, você encontrará dicas para uma escolha de software perfeito e muito mais. Boa leitura!

9 dicas fundamentais para escolher o software ideal

A escolha de um software para bancos de sangue deve ser minuciosa, prezando um sistema intuitivo e que realmente facilite e proteja todas as atividades. 

Na hora da decisão, observe recursos essenciais para otimizar a sua rotina. Só assim será possível escolher um software seguro e pronto para entrar em ação nos bancos de sangue.

Alguns pontos devem estar presentes nesses softwares, garantindo excelência nos procedimentos. Confira:

1. Sistema seguro, confiável e de acordo com as normas

É fundamental ter cuidado com a escolha de um software, procurando por soluções que ofereçam segurança em todo processo do sangue. Assim, contar com um sistema que permite a rastreabilidade de maneira rápida e segura, junto a acesso aos dados de maneira totalmente restrita mediante senha única para acesso e demais permissões, são pontos essenciais para a busca de soluções.

Outro ponto importante, fica por conta do sistema se localizar dentro dos padrões e normas estabelecidos, sempre com foco e segurança de todas as informações. Sendo assim, opte por soluções que atendam ao padrão Internacional ISBT 128 e que sejam certificadas pela  ICCBBA.

2. Cadastro de doadores

Um software com essa funcionalidade deve seguir os padrões da Anvisa. Assim, os cadastros dos doadores serão seguros, com controle de doações e cadastro de doadores com informações de idade, sexo e outros campos obrigatórios. Ou seja, o seu histórico de doação e da situação do doador serão mantidos completos e sempre atualizados.

3. Estoque

Ter um controle total do estoque de sangue e hemocomponentes é fundamental, afinal, torna-se mais fácil gerar relatórios para uma análise da situação real e gerenciar bolsas de sangue vencidas ou próximas à validade.

4. Faturamento

Opte sempre por um faturamento ágil e flexível, a fim de economizar tempo e evitar erros. É fundamental que você consiga visualizar todas as informações financeiras das instituições, convênios e planos, tudo para que o faturamento do seu banco de sangue seja processado com muita precisão.

5. Envio de relatórios gerenciais

Aposte em um sistema que ofereça diferentes tipos de relatórios, gráficos e listagens. Assim, suas informações serão mais assertivas e sua gestão mais otimizada.

6.Recepção

O software ideal é capaz de proporcionar praticidade nos atendimentos, identificando os tipos de doação, materiais que devem ser coletados, e ainda, o motivo do doador ter comparecido. Contar com uma recepção eficiente presente nos softwares pode fazercom que validações específicas, controle do intervalo das doações, ffiltragem por sexo, período, inaptidão de triagem ou, ainda, inaptidão sorológica sejam realizados de maneira mais simples.

7. Controle web

O melhor sistema para gerenciamento de bancos de sangue deve permitir o controle total do ciclo de sangue. Além disso, ser totalmente web, garantindo acesso remoto via internet. Este controle oferece uma forma mais simples de gerenciar toda rotina operacional, técnica e administrativa dos bancos de sangue.

8. Triagem

Na hora da escolha, opte por um software capaz de registrar sinais vitais do doador, sendo configurado de acordo com a unidade e as normas técnicas de cada local. Outro ponto importante e que garante a segurança dos materiais coletados é a emissão das etiquetas de código de barras, importantes para bolsas e tubos de sangue.

9. Suporte qualificado

No momento da escolha, analise todos os meios de contato com a equipe de suporte do fornecedor, garantindo que, em casos de necessidade, ela estará disponível para sanar seus problemas. Tenha como prioridade um software cujos especialistas envolvidos terão disponibilidade e estarão sempre prontos para atendê-lo.

RealBlood - Soluções que potencializam a gestão do seu banco de sangue.

Escolha o software para bancos de sangue RealBlood!

O RealBlood é um software web desenvolvido especialmente para bancos de sangue, hemocentros e agências transfusionais, oferecendo soluções capazes de potencializar a gestão desses ambientes.

Com um sistema que permite controle total do ciclo de sangue, é o software para tornar as suas operações mais eficientes e facilitadas.

O RealBlood é fundamental para os bancos de sangue, contando com ferramentas essenciais para todas as etapas de doação de sangue. Contar com esse sistema, é ter um conjunto de ferramentas que tornarão o seu ambiente mais organizado e com informações fidedignas.

Mas não para por aí: esse software conta ainda com funcionalidades incríveis e indispensáveis para os bancos de sangue, sendo elas:

  • rotinas parametrizadas;
  • total controle dos atendimentos;
  • liberação e descarte;
  • gerenciamento de segunda amostra;
  • controle dos transplantes de medula óssea;
  • gestão de tarefas;
  • envio de campanhas para doadores através de SMS, e-mail e mensagens por WhatsApp;
  • agendamentos online;
  • exames;
  • voto de autoexclusão;
  • fracionamento;
  • resultados online;
  • integração com laboratórios de apoio;
  • controle transfusional.

Esperamos que tenha entendido como escolher um software para bancos de sangue e que o RealBlood é a melhor opção.

Para mais conteúdos como este, acesse nosso blog. Mas se já deseja implementar um software completo no seu banco de sangue, clique aqui, fale com nossos especialistas e agende uma demonstração totalmente gratuita!