Tudo o que você precisa saber sobre a certificação HIMSS
O uso da tecnologia para o gerenciamento das clínicas vem se tornando uma necessidade na atualidade, isso porque ela proporciona maior precisão e agilidade dos atendimentos.
A certificação HIMSS analisa as ferramentas hospitalares, a fim de informar ao setor em qual estágio a clínica se encontra na digitalização dos seus processos.
Considerada uma certificação difícil, ela é capaz de proporcionar benefícios e abrir portas para os profissionais. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
Saiba o que é a certificação HIMSS
HIMSS é a sigla de Health Information and Management Systems Society (Sociedade dos Sistemas de Informação e Gestão na Saúde). Trata-se de uma certificação presente na lista de certificados internacionais que são fornecidos pelas instituições sem fins lucrativos.
Criada em 1960, em Chicago (EUA), a HIMSS por si só não é uma certificação, e sim uma associação internacional que emite as mais importantes certificações de tecnologias para a área da saúde.
Atualmente a HIMSS se divide em dois tipos:
- CAHIMSS (Certified Associate in Healthcare Information and Management Systems) – Certificação para Organizações em Sistemas de Informações e Gerenciamento em Saúde;
- CPHIMS (Certified Professional in Healthcare Information and Management Systems) – Certificação para Profissionais de Sistemas de Informação e Gerenciamento em Saúde.
De forma geral, esses certificados avaliam os conhecimentos relacionados com tecnologia e informação dentro dos ambientes médicos, a privacidade e a segurança, baseando-se em uma visão completa dos sistemas de saúde.
Como funciona a certificação HIMSS?
A certificação fornecida pela HIMSS funciona através de oito estágios, nos quais as instituições de saúde devem ir avançando de acordo com a digitalização dos seus processos.
Deixando de lado o estágio 0, cada estágio possui requisitos próprios para obter a certificação de acordo com cada um deles. Entenda:
- Estágio 0: a instituição de saúde não tem nenhum tipo de sistema.
- Estágio 1: a instituição conta com sistemas para laboratório, radiologia e farmácia, sendo necessária a disponibilidade de exames online.
- Estágio 2: existe um sistema de integração dessas informações onde os dados se centralizam em plataformas, permitindo o compartilhamento em várias clínicas médicas.
- Estágio 3: a partir daqui, a clínica passa a utilizar prontuários eletrônicos, uma versão digital do de papel, realizando as solicitações através de softwares com mais segurança.
- Estágio 4: o sistema passa a ter prescrição eletrônica, solicitando exames e procedimentos a distância.
- Estágio 5: passa a ser permitido arquivar imagens e documentos, deixando de lado as fichas de papel.
- Estágio 6: as clínicas têm sistemas de suporte à decisão completos para o atendimento e a gestão do ambiente.
- Estágio 7: todos os dados coletados passam a ser utilizados na gestão das clínicas, fazendo parte das tomadas de decisão.
Todos os estágios são avaliados e, assim, a clínica consegue identificar onde se encaixa e quais os próximos passos para poder alcançar o estágio máximo da certificação HIMSS.
Entenda o motivo de o prontuário eletrônico ser tão importante para a certificação HIMSS
A instituição que segue os estágios citados acima para obter a certificação HIMSS deve obrigatoriamente, no estágio 3, aderir ao prontuário eletrônico e, conforme for avançando, adaptar-se e realizar o uso das ferramentas mais completas.
Os prontuários eletrônicos servem para manter o histórico dos pacientes seguros e organizados em um único local, no qual apenas profissionais autorizados podem acessar. Uma vantagem é que, com acesso à internet, os prontuários podem ser abertos de qualquer lugar.
Essa tecnologia facilita os atendimentos, uma vez que muitos pacientes passam por vários médicos e não se recordam de todas as informações. Com um clique, o especialista consegue acessar todo o histórico médico dessa pessoa.
Certificação HIMSS: conheça as principais vantagens
A HIMSS conta com muitos benefícios, promovendo melhorias para aqueles que buscam as certificações. O programa conta com níveis de associado, pioneiro, diretor, executivo e premier.
Conheça os principais benefícios de ser um associado e ter a certificação HIMSS:
Atração e fidelização dos pacientes
O objetivo é fidelizar sempre mais pacientes, pois são eles que valorizam esse mundo online. Vivemos em uma época cada vez mais digital, então, é natural que todos queiram ter um prontuário eletrônico, por exemplo, para facilitar a comunicação com os médicos.
Autoridade no mercado
Quando conquistada, a certificação HIMSS proporciona reconhecimentos de que a clínica investe em inovações, principalmente as que se encontram nos estágios 6 e 7. Não é um ponto fácil de se atingir e deve ser conquistado de acordo com a relevância no mercado de saúde que irá deixar a clínica à frente dos concorrentes.
Fortalecimento de networking
Através da rede de contatos da própria HIMSS, as oportunidades de networking são fortalecidas. Eventos, grupos de conversas e reuniões fazem com que profissionais e instituições se relacionem durante a digitalização dos seus processos de saúde.
Neste artigo, entendemos que essas vantagens e a certificação HIMSS podem ser alcançadas mais facilmente com o auxílio de softwares médicos eficientes e de qualidade, como o RealClinic.
Quer entender mais sobre esse software de saúde e digitalizar sua clínica? Fale com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!