Image Alt

TDSA Sistemas

  /  Blog   /  Novembro Azul: prepare sua clínica para a conscientização do combate ao câncer de próstata

Novembro Azul: prepare sua clínica para a conscientização do combate ao câncer de próstata

Novembro ficou conhecido como o mês em que se celebra a conscientização do combate contra o câncer de próstata. Popularmente chamado de Novembro Azul, a iniciativa foi criada em 2003 mas, a iniciativa só chegou ao Brasil em 2011, através do Instituto Lado a Lado pela Vida, aliado com a Sociedade Brasileira de Urologia. A ideia dessa união é alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, representando 29% dos diagnósticos da doença.

Ao longo deste conteúdo, você saberá como promover ações para a conscientização do combate ao câncer de próstata na sua clínica.

Importância de celebrar o Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha realizada mundialmente todos os anos, com os objetivos de conscientizar e incentivar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata foi o tumor maligno mais comum entre os homens em 2020. O Inca estima que, neste ano, poderão ser registrados 65.840 novos casos da doença. A doença é séria, mas o diagnóstico precoce pode ser fundamental para o tratamento. Ou seja, se descoberta precocemente, as chances de cura chegam a 90%.

Ao celebrar a data, estamos promovendo um alerta aos homens sobre a importância de cuidar da saúde e garantir uma boa qualidade de vida.

Esse movimento teve origem na Austrália em 2003, fazendo com que o mês de novembro fosse totalmente dedicado a orientações e prevenções do câncer de próstata, onde campanhas de exames e consultas em massa são realizadas com foco na saúde do homem. 

Saiba como promover ações do Novembro Azul na sua clínica

Fazer campanhas sobre o Novembro Azul deve ser uma forma de falar abertamente e com simplicidade sobre a prevenção do câncer de próstata. O foco é mostrar um cuidado com o assunto, focando sempre o bem-estar dos homens.

Durante as iniciativas, deve-se reforçar a necessidade do autocuidado, responsável por minimizar o risco não só do câncer, mas de muitas outras doenças. Se você tem clínica e quer promover ações temáticas, essas dicas podem ajudar:

Elaborar materiais informativos

Disponibilizar informativos é uma boa forma de promover ações do Novembro Azul. Opte por lugares estratégicos, como recepção, sala de espera e dentro dos consultórios, para distribuí-los. 

Uma dica é utilizar os materiais desenvolvidos pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). No site da organização, é possível baixá-los gratuitamente. 

Decorar a clínica 

Assim como no Outubro Rosa, você pode decorar sua clínica modificando a iluminação convencional para a cor azul.

Outra iniciativa é colocar balões na recepção com a cor da campanha e orientar que os funcionários utilizem roupas azul ao longo do mês. Para aqueles que não podem investir muito, a dica é manter o uniforme e incluir o símbolo contra o câncer de próstata em uma espécie de broche.

Realize disparo de mensagens e e-mails

Elabore e faça o envio de e-mails e mensagens para sua base de contatos falando sobre a data e sua importância. É uma forma prática de manter todos informados e estar acessível para tirarem dúvidas.

Lembre-se de ter conteúdos ricos e informações relevantes, colocando sua clínica à disposição para agendamento de consultas e exames periódicos.

Dicas fundamentais para identificar e prevenir o câncer de próstata

É superimportante ter hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, manter a alimentação adequada e realizar consultas e exames de prevenção contra o câncer de próstata. 

Mais de 90% dos homens desconhecem, porém, assim como no câncer de mama, existe o autoexame para auxiliar no diagnóstico da doença.

O autoexame deve ser realizado todos os meses ou sempre que se notar algo errado. O homem deve realizar o processo da seguinte maneira:

  • Examinar cada um dos testículos com ambas as mãos.
  • Os dedos indicador e médio devem ficar na parte inferior dos testículos, e o polegar, na parte superior.
  • Girar cada um dos testículos entre o polegar e os dedos médio e indicador. É normal que um testículo seja maior que o outro.
  • Na parte de trás dos testículos, ficam os epidídimos, responsáveis por amadurecer e armazenar os espermatozoides. Deve-se procurar nessa região qualquer área que possa estar endurecida, nódulos ou irregularidades na superfície. Em geral, não provocam dor.
  • Caso haja algum local endurecido, é sinal de atenção. Os epidídimos podem estar inflamados ou obstruídos. Assim, é necessário procurar um urologista para que sejam realizados exames mais detalhados.

É importante ressaltar que a idade, o histórico de câncer na família e a obesidade são fatores de risco. Em fase inicial, os sintomas podem ser: dificuldade de urinar, sangue na urina e até necessidade de urinar mais vezes ao longo do dia. Tenha atenção a qualquer um deles.

Não se esqueça de fazer o autoexame. O Inca indica que o exame de próstata com um profissional deve ser realizado a partir dos 40 anos em consultas periódicas a cada seis meses.

Para ter acesso a mais conteúdos informativos como este, não deixe de acompanhar nosso blog!