Tudo o que você precisa saber sobre a organização das escalas médicas

Uma escala médica pode gerar dúvidas, afinal, é uma tarefa complexa que demanda atenção.

Quando se trata de clínicas médicas, a escala é ainda mais importante, pois as unidades devem contar com os mais diferentes profissionais durante os plantões. Ou seja, é essencial administrar as escalas de forma assertiva.

Mas você sabe como essa organização funciona? É sobre isso que falaremos ao longo deste conteúdo. Continue a leitura até o final atentamente!

Entenda como funciona uma escala médica

A escala médica só é assertiva quando se tem uma estrutura organizada efetivamente com dias e horários de trabalho dos profissionais envolvidos. Grande parte dessas escalas engloba colaboradores com diversos regimes de trabalho.

Visando proporcionar a continuidade do atendimento dos pacientes, o processo da escala deve considerar a quantidade de profissionais disponíveis e as necessidades dos atendimentos.

Essa organização é um ponto importante na hora de garantir o controle da jornada de trabalho dos profissionais de saúde, evitando sobrecarga e desgaste excessivo. Além disso, ela promove equilíbrio financeiro da empresa, pois permite uma redução significativa de gastos relacionados com horas extras.

Afinal, o que é uma escala médica?

A escala médica é uma distribuição de horas de trabalho dos profissionais de saúde para suprir adequadamente a demanda da organização. Mesmo que o termo faça referência somente aos médicos, uma escala beneficia todos os profissionais presentes na assistência à saúde. 

Uma escala é montada a partir de aspectos essenciais, sendo eles:

 

Contar com esse tipo de organização das jornadas permite também que as normas trabalhistas relacionadas com pausas, folgas e férias ocorram dentro dos termos legais.

Tipos de escalas médicas

Existem alguns tipos de escalas médicas, e todas devem respeitar e seguir a legislação vigente.

No caso da CLT, é necessário considerar o limite de horário estabelecido, o qual prevê até 44 horas semanais trabalhadas. Vale salientar que, se necessário, duas horas extras podem ser acrescidas diariamente nas jornadas de 8 horas.

Veja alguns modelos de escalas utilizadas por profissionais de saúde:

Escala 12 x 36

Escala de plantão mais conhecida e realizada em ambientes de saúde. Aqui, o profissional deve trabalhar por 12 horas e, em seguida, descansar por 36 horas.

A jornada permite uma hora durante o trabalho para o profissional se alimentar e descansar.

Escala 24 x 48

A escala 24 x 48 não é tão comum, pois utiliza o limite de horas de plantão realizado por médicos. Os profissionais atuam de maneira semelhante à escala 12 x 36, porém, com a diferença de que os horários de trabalho e folga são estendidos.

Com relação às pausas, o colaborador pode descansar 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho, além de ter 1 hora para alimentação e descanso a cada 6 horas trabalhadas.

Outro ponto diferente fica por conta das horas semanais, que passam a ser de 48 horas, e as 4 horas adicionais devem ser remuneradas como hora extra.

Escala 6 x 1

Os colaboradores trabalham seis dias durante a semana, tendo um dia de folga. Em sua maioria, cumprem a jornada de 8 horas diárias. 

É importante que o gestor responsável garanta que a folga seja aos domingos pelo menos a cada sete semanas trabalhadas.

Escala 5 x 2

Aqui, as jornadas acontecem de segunda a sexta-feira, com folgas aos finais de semana. É importante considerar que as folgas também podem acontecer em outras datas, sem a necessidade de serem consecutivas.

Importância de ter uma escala médica organizada

A escala, quando bem organizada, é fundamental, seja para um bom funcionamento dos serviços prestados, seja para a saúde dos profissionais envolvidos. E é por isso que se tem a escala 12 x 36, que prevê um tempo de folga maior entre os plantões.

Quando um profissional exerce suas atividades com exaustão, o raciocínio e o foco podem ser prejudicados. Nesse cenário, manter os dias trabalhados e os de descanso organizados fará com que erros diminuam e que as escalas estejam sempre organizadas.

Com tanta informação, conseguimos compreender a importância da escala médica para um funcionamento assertivo das atividades realizadas nas clínicas.

A partir de sua elaboração correta, o bem-estar dos profissionais é impactado positivamente, fornecendo períodos de descanso necessários e evitando falhas no atendimento.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Aproveite para nos acompanhar também no Instagram e Facebook!