Image Alt

TDSA Sistemas

  /  Blog   /  Telediagnóstico: o que é, como funciona e quais os benefícios

Telediagnóstico: o que é, como funciona e quais os benefícios

O telediagnóstico é uma das inúmeras divisões presentes na telemedicina, voltado para etapas importantes e específicas desse atendimento, os resultados dos exames.

Ele está 100% focado na interpretação de exames e na emissão de laudos a distância. Ou seja, os exames são realizados após a solicitação do médico e, em seguida, vão para uma base segura de armazenamento.

Com tanta tecnologia, os pacientes buscam por praticidade, qualidade que essa estratégia pode proporcionar. Quer entender mais sobre esse assunto tão importante? Então, continue acompanhando até o final. Boa leitura!

Saiba o que é o telediagnóstico

Antes de tudo, é superimportante deixarmos claro que o telediagnóstico não é a mesma coisa que a telemedicina. Ele é uma estratégia focada exclusivamente no diagnóstico e no tratamento dos pacientes.

Trata-se de uma tecnologia para a emissão de laudos ou avaliação dos exames com base em dados de imagens e gráficos enviados via internet. 

É uma maneira de fornecer informações e atenção médica aos pacientes e demais profissionais de saúde que estejam distantes.

O método vem revolucionando a maneira de fazer atendimento nas clínicas justamente por permitir que especialistas tenham acesso instantâneo ao sistema, conseguindo otimizar tempo e reduzir custos.

Afinal, como essa estratégia de atendimento funciona?

Na maioria das vezes, o telediagnóstico é aplicado em dois casos: com exames realizados em laboratórios e clínicas e com aqueles feitos em ambientes pré-hospitalares e hospitalares.

Os exames são realizados normalmente pelos especialistas. A mudança vem na coleta de dados, que são enviados diretamente dos equipamentos para a plataforma ou o software médico contratado.

Assim, acontece um tráfego de dados direcionando as imagens de forma segura para todos os envolvidos.

Entenda a diferença entre telediagnóstico, teleconsulta e telemedicina

Engana-se quem pensa que telediagnóstico, teleconsulta e telemedicina são a mesma coisa. 

Para acabar com essa dúvida, confira as informações que trazemos aqui:

  • Telemedicina: relaciona-se com tudo aquilo que envolve a prática da medicina através de tecnologias, seja em ações para promoção à saúde, como atividades voltadas para pesquisas e prevenção de doenças. Atualmente, a telemedicina é regulamentada pelo órgão American Telemedicine Association, por leis nacionais e pelo Conselho Federal de Medicina. Ela engloba os mais variados serviços digitais, incluindo a teleconsulta e o telediagnóstico.
  • Telediagnóstico: como falamos, serve para otimizar o processo na hora de emitir laudos de exames, facilitando o acesso aos especialistas e, assim, garantir possibilidades de tratamentos mais seguras e efetivas.
  • Teleconsulta: é um atendimento médico intermediado por tecnologia em casos onde o paciente está distante dos profissionais, porém, precisa ser assistido. É uma estratégia que otimiza o tempo, facilitando os atendimentos com a ajuda da tecnologia.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

Benefícios de implantar o telediagnóstico na sua clínica

É comum situações nas quais as pessoas esperam dias para receber o resultado dos seus exames. Com o telediagnóstico, este caminho foi encurtado, fazendo com que os pacientes sejam diagnosticados de maneira ágil e possam começar os tratamentos imediatamente.

O telediagnóstico conta com inúmeros benefícios, proporcionando aos pacientes da sua clínica as melhores experiências. Dentre eles, podemos destacar:

  • acesso aos médicos das mais diversas especialidades;
  • rapidez para acessar os exames;
  • troca de informações entre os profissionais;
  • agilidade para dar início aos tratamentos;
  • redução de tempo e do custo com a saúde;
  • resultados com melhor resolução das imagens.

Além de todos esses benefícios diretos ao paciente, o telediagnóstico também enriquece as experiências pessoais de cada especialista, contribuindo de forma significativa para o seu crescimento profissional e pessoal.

Ao longo deste conteúdo, entendemos a importância de apostar em estratégias inovadoras, sempre suprindo as necessidades dos seus pacientes, como o telediagnóstico.

Este método veio para revolucionar a forma de atendimento das clínicas. Para se manter sempre informado sobre as novidades que surgem no setor de saúde, acompanhe nosso blog. Estamos esperando você também no Facebook e Instagram!