Sangue dourado: saiba mais sobre o Rh nulo
Você já ouviu falar em Rh nulo? Conhecido como sangue dourado, ele é considerado o mais raro do mundo. Estima-se que apenas uma em cada seis milhões de pessoas tenha essa tipagem sanguínea.
O Rh nulo é caracterizado pela falta total de antígenos. Por isso, é chamado de sangue universal, já que pode salvar muitas vidas, sendo doado para qualquer pessoa com tipos sanguíneos tradicionais do sistema Rh (positivo ou negativo).
Porém, pode ser um problema para os seus portadores, pois eles só podem receber doações do mesmo tipo, o que é um processo difícil devido à raridade do sangue.
Ao longo deste conteúdo, será possível entender mais sobre o assunto e conhecer os riscos que um Rh nulo pode causar. Continue a leitura!
O que é o sangue dourado?
O sangue mais raro do mundo, também conhecido como sangue dourado, é um tipo sanguíneo cujos glóbulos vermelhos não apresentam nenhum tipo de Rh, diferentemente dos demais que contam com Rh+ ou Rh -.
Os tipos sanguíneos “comuns” contam com glóbulos vermelhos em sua composição. Mais de 342 antígenos são associados ao sangue e, com base na sua ausência ou existência, define-se se ele é do tipo positivo ou negativo.
O RH nulo não tem nenhum antígeno. Essa ausência torna o sangue raro, e os glóbulos vermelhos ficam mais fragilizados.
Na década de 1960, foi registrado o primeiro caso de sangue dourado. Até o momento, somente 44 pessoas foram identificadas como Rh nulo no mundo, um número extremamente pequeno e que preocupa os portadores desse tipo sanguíneo.
Sangue dourado: um tesouro perigoso
Só é possível ter o sangue dourado de maneira hereditária, isso quer dizer que pai e mãe devem ser RH nulo.
Trata-se de um tipo sanguíneo difícil de encontrar, por isso é chamado de raro. Pelo fato de existirem poucas pessoas em todo o mundo com o RH nulo, os bancos de sangue são anônimos. Em casos de doenças como anemia severa, por exemplo, nos quais é necessário transfusões de sangue, os portadores do sangue dourado podem enfrentar situações de vida ou morte.
Por outro lado, ele pode ser um tesouro, já que pode ser doado para qualquer pessoa que faça parte do Rh + e Rh-. Por ser universal, consequentemente, é responsável por ajudar a salvar muitas vidas.
Entenda como funciona a doação de sangue do RH nulo
O sangue RH nulo demanda questões relacionadas à compatibilidade para que a doação aconteça. Isso quer dizer que pessoas que tenham o tipo sanguíneo Rh nulo só podem receber sangue Rh nulo, tornando os casos de transfusões difíceis.
Por conta da dificuldade, existem casos de pacientes que buscam locais específicos para guardarem opróprio sangue. Assim, caso necessite de transfusões emergenciais, já terão o material.
Já no quesito doação, o RH nulo é universal e pode ser doado para qualquer tipo sanguíneo devido à ausência de antígenos. Mas tudo deve ser feito com cautela, garantindo a compatibilidade do sistema ABO, baseado em um procedimento seguro para doador e receptor.
Conheça alguns riscos desse tipo sanguíneo
Ser portador do sangue dourado pode parecer algo único e extraordinário, mas os riscos são muitos. A maioria das pessoas com Rh nulo residem em diferentes países, entre eles, Brasil, Japão, Colômbia, Irlanda e Estados Unidos.
Essa distância acaba dificultando doações emergenciais. Por isso, algumas pessoas que possuem sangue dourado optam por retirar e armazenar quantidades significativas de sangue. Assim, essas bolsas poderão ser usadas em benefício próprio e mais facilmente em uma situação de emergência.
Entre os riscos, os portadores de sangue dourado:
- Podem padecer com uma anemia leve.
- Não podem receber transfusões de sangue que não seja RH nulo.
- Quando recebem sangue de outras pessoas, manifestam uma enorme rejeição.
- Possuem os glóbulos vermelhos mais frágeis.
Pudemos compreender que o tipo de sangue é um fator primordial para processos de transfusões. Se uma pessoa do grupo negativo receber sangue de uma do positivo, os anticorpos vão reagir por detectarem células incompatíveis, podendo acarretar problemas fatais.
O mesmo acontece com o RH nulo. Lembre-se de que portadores desse tipo sanguíneo podem doar para todos, Rh+ ou Rh-, mas só podem receber de Rh nulo.
Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o sangue dourado. Para não perder mais nenhum conteúdo sobre a área da Saúde, acompanhe nosso blog. Aproveite e nos siga no Facebook e Instagram.