9 recursos fundamentais para a gestão de um banco de sangue

Contar com uma gestão assertiva para bancos de sangue é um ponto vital, principalmente quando se trata de salvar vidas. Tudo porque sem um gerenciamento de qualidade, falhas podem ocorrer, estoques podem ficar vazios e, como consequência, pacientes sem atendimento.

Sabemos que não é fácil adotar esta gestão, afinal, lidar com a doação de sangue e seus hemocomponentes demanda conhecimento especializado e as melhores tecnologias.

Continue acompanhando este conteúdo e saiba quais os recursos podem oferecer melhorias para o gerenciamento do seu banco de sangue. Boa leitura!

9 recursos fundamentais do RealBlood para a gestão de um banco de sangue 

Como falado, ter uma gestão eficiente dos bancos de sangue é essencial para garantir a disponibilidade do sangue e seus hemocomponentes de maneira adequada para as transfusões.

Ao apostar nesses recursos, os bancos de sangue podem melhorar ainda mais a sua eficiência operacional, garantindo a qualidade do material coletado e fornecendo um serviço de qualidade.

Confira, a seguir, alguns recursos que podem otimizar e melhorar a gestão do seu banco de sangue:

1 – Controle de estoque

Com o controle de estoque, é possível garantir a quantidade adequada de diferentes tipos sanguíneos e seus hemocomponentes, tudo para atender às necessidades dos receptores.

Esse tipo de controle também é crucial para garantir que todas as regulamentações sejam cumpridas, desempenhando um papel necessário para salvar vidas.

2 – Emissão de etiquetas

O RealBlood permite realizar a emissão de etiquetas com código de barras, todas compatíveis com o Padrão ISBT 128.

3 – Relatórios gerenciais

O software oferece inúmeros tipos de relatórios, listagens e gráficos, fazendo com que as informações do sistema sejam mescladas, de acordo com os filtros selecionados para uma melhor visualização.

4 – Automatização dos processos

Automatizar os processos em bancos de sangue pode melhorar a eficiência operacional, garantindo sempre a segurança do sangue coletado, tendo respostas mais rápidas, principalmente, em casos de urgência e emergência.

5 – Agendamento online

Contar com agendamento online nos bancos de sangue proporciona vantagens para os doadores e para a gestão do local, permitindo um planejamento mais assertivo do fluxo de doadores.

6 – Integração com agências transfusionais, laboratórios e hospitais

Realizar a integração dos sistemas de um banco de sangue com outros estabelecimentos facilita a comunicação e a troca de informações dos testes e também dos resultados.

7 – Ação de liberação e descarte

O software faz com que se tenha um controle sobre as bolsas que são liberadas e descartadas, considerando que só podem ser expedidas após a liberação, garantindo, assim, total controle e segurança dos materiais coletados.

8 – Sempre acompanhar as legislações

Os bancos de sangue devem seguir três legislações importantíssimas: a RDC n. 34/2014 da Anvisa (determina boas práticas para o ciclo de sangue), a RDC n. 370/2014, também da Anvisa (responsável por cuidar de todos os requisitos mínimos para o transporte do sangue e dos seus hemocomponentes) e a Portaria n. 158/2016, do Ministério da Saúde (regulamenta as atividades hemoterápicas no Brasil).

9 – Captação de doadores

A captação de doadores é uma forma de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue e de manter os estoques abastecidos, podendo elevar a qualidade dos hemocomponentes doados e dos bancos de sangue.

Invista no software RealBlood

O RealBlood é um software para gestão e gerenciamento de hemocentros, bancos de sangue e agências transfusionais. Com inúmeras funcionalidades, tem a capacidade de oferecer soluções fundamentais para a realização de triagens, captação de doadores, voto de autoexclusão e gestão de estoque.

Com esse software, é possível ter o controle total do ciclo de sangue, como cadastro de doadores, recepção, triagem, coleta, fracionamento, estoque e transfusão. Além disso, é totalmente web, proporcionando acesso remoto por meio da internet.

Ao longo deste conteúdo, pudemos analisar alguns dos recursos que podem melhorar ainda mais a gestão do seu banco de sangue. Assim, é mais fácil alcançar os melhores resultados, aproveitando todos os recursos para salvar vidas.

Esperamos que este material tenha sido útil e esclarecedor. Se você está em busca de maneiras para melhorar a gestão do seu banco de sangue, nós podemos auxiliar. Fale com nossos consultores, tire suas dúvidas e agende uma demonstração gratuita!