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Atendimento preferencial: entenda a importância de adotá-lo

Saiba o que é e como adotar o atendimento preferencial nos consultórios

Você certamente já foi em algum consultório e se deparou com atendimento preferencial, no qual algumas pessoas tiveram prioridade no atendimento, não é mesmo?

Essa prática respeita a lei que garante a pessoas com deficiências, com crianças no colo, idosos, gestantes, lactantes e obesos um atendimento mais ágil e prioritário.

Saber o que é e adotar o atendimento preferencial no seu consultório pode fazer toda a diferença. Quer saber como? Então, continue a leitura!

O que é o atendimento preferencial em consultórios?

O atendimento preferencial é todo aquele que prioriza o paciente que possui dificuldades para esperar por um atendimento. Ou seja, a pessoa tem por direito legal a redução do tempo de espera, seja pela idade ou pelos estados físico e de saúde.

Em consultórios médicos, esse tipo de atendimento é a forma de fazer com que os pacientes mais necessitados sejam atendidos prioritariamente. As clínicas privadas, por exemplo, oferecem atendimentos prioritários, com o intuito de  proporcionar mais conforto a todos os seus pacientes, evitando ainda salas de espera lotadas e clientes insatisfeitos.

Outro ponto a ser destacado é a Lei nº 9.656/1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. Ela determina ao profissional de saúde a priorização daqueles que necessitam de mais atenção, principalmente em situações de urgência ou emergência.

Lei nº 10.048/2000

A Lei nº 10.048/2000 garante o atendimento preferencial a pessoas com prioridade, sejam elas idosas (com idade igual ou superior a 65 anos), gestantes, lactantes, com crianças de colo, obesas ou com deficiência.

O atendimento preferencial se torna obrigatório, de acordo com a Lei, para serviços públicos, transporte coletivo, instituições financeiras, logradouros e sanitários públicos. 

Importância do atendimento preferencial nos consultórios

Consultórios adeptos a um atendimento preferencial mostra aos pacientes a realidade dos seus serviços, destacando que a clínica se importa com o conforto e o bem-estar daqueles que mais necessitam de atenção.

Além da parte ética dos profissionais de saúde, focar a experiência do paciente auxilia na construção de uma marca forte e reconhecida. Afinal, é esta imagem que você deve passar para que as pessoas conheçam seus serviços e os indiquem às demais. 

Saiba quem tem direito ao atendimento preferencial em consultórios 

Como citamos, a legislação assegura atendimento prioritário para pessoas com deficiência, com crianças de colo, gestantes, lactantes, obesos e idosos.

Nos consultórios, aqueles pacientes que apresentam dificuldades de locomoção, por exemplo, contam com a preferência nos assentos quando o ambiente está lotado. Além disso, as clínicas que atuam com ordem de chegada criam uma fila reservada para que as pessoas com atendimento preferencial sejam atendidas na frente dos que podem esperar.

Nas consultas agendadas, os atendentes podem utilizar softwares de agendamento e, assim, priorizar os pacientes na hora de selecionar os horários disponíveis na agenda médica.

Cinco dicas na hora de adotar atendimento preferencial no seu consultório

Para uma relação mais humanizada, que proporcione mais segurança, conforto e bem-estar aos pacientes, foque o atendimento preferencial. Afinal, implementá-lo fará toda a diferença. Mas como fazer isso sem prejudicar a rotina da clínica?

Comece reservando uma atendente apenas para os atendimentos preferenciais, dividindo as filas. Além disso, siga essas dicas:

1. Pense no público e na sua área de atuação

Analise o público que mais frequenta seu estabelecimento. Um consultório ginecológico, por exemplo, tem como foco o atendimento preferencial às gestantes e lactantes. No caso de um de geriatria, o número de idosos com dificuldade de locomoção é muito grande. Então, reflita sobre isso e as maneiras de colocar o atendimento preferencial de forma justa para todos.

2. Aposte na agenda para atendimento preferencial

Contar com um software é fundamental, assim o atendente não terá dificuldades na hora de marcar as consultas de forma ágil. Trata-se de uma forma simples e segura de definir horários equilibrados, sempre dentro do tempo de cada consulta, evitando longos períodos de espera.

3. Tenha uma estrutura inclusiva 

Reflita sobre a forma com a qual pretende recepcionar todos os seus pacientes com máximo conforto. Isso inclui ter uma estrutura adequada e inclusiva, ou seja, um local apto para receber pacientes de diferentes perfis, principalmente aqueles com deficiência. Busque espaços acessíveis, sinalizações adequadas e banheiros espaçosos.

4. Seja ágil nos atendimentos preferenciais

O tempo de espera interfere na satisfação dos clientes. Então, é fundamental que os pacientes preferenciais sejam atendidos com agilidade, evitando que os demais tenham um atendimento demorado e, consequentemente, uma má impressão da sua clínica. Equilibre os sistemas de atendimento para conquistar tempos razoáveis e evitar longas esperas.

5. Aposte nos atendimentos a distância

Para aqueles pacientes com dificuldades de locomoção, utilize a teleconsulta. É uma forma de oferecer praticidade às pessoas e um atendimento prioritário sem a necessidade de se deslocar até a clínica.

Ao promover um atendimento de qualidade no seu consultório, você automaticamente passa a incluir e acolher as particularidades de cada paciente, sempre em busca de criar um ambiente harmonioso e de interesse de todos.

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