Inbound marketing e sua importância para as clínicas médicas

Atualmente, o Inbound Marketing é considerado uma das melhores e mais eficazes ferramentas para que as clínicas médicas consigam um bom posicionamento na internet, atraindo mais pacientes.

Aplicar essa estratégia não é uma tarefa difícil, basta ter um planejamento que atenda aos objetivos do seu negócio e que fortaleça o relacionamento com seu público. 

Mas, afinal, como fazer? Quais os benefícios do Inbound Marketing? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Entenda o que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing nada mais é do que uma junção das estratégias de marketing com os objetivos de atrair e converter clientes com base em conteúdos que sejam relevantes. No Inbound Marketing, a empresa não vai atrás do cliente, apenas explora canais, blogs e redes para ser encontrada, diferentemente do marketing tradicional.

Quando o assunto é a área da Saúde, é possível perceber um número cada vez maior de pessoas recorrendo à internet em busca de respostas às questões médicas. A partir do momento que sua empresa consegue se posicionar para solucionar dúvidas, ela pode se tornar autoridade no assunto, criando relações de confiança entre clínica e usuário da internet.

Dessa maneira, o Inbound Marketing permite que sejam gerados leads qualificados, com alta taxa de conversão, mensurados com ferramentas responsáveis por medir o Retorno Sobre Investimento (ROI) de todas as ações realizadas na instituição.

Saiba como implementar o Inbound Marketing na sua clínica médica com base no funil de vendas

O funil de vendas é uma representação de todas as etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com sua clínica até o pós-consulta.

Assim, a melhor forma de entender e aplicar as estratégias de Inbound Marketing na sua clínica médica é através do funil de vendas, pois ele indica os diferentes planos que devem ser implementados durante o relacionamento com a persona e os possíveis leads. Para isso, é preciso seguir as quatro etapas a seguir.

Atração

É o momento em que você precisa fazer com que seu público acesse seus conteúdos. Atraí-los até esses canais é o primeiro passo para iniciar a implantação do Inbound Marketing na sua clínica. As estratégias mais utilizadas são:

  • redes sociais;
  • blogs e sites;
  • uso de palavras-chave de forma certa nas suas publicações;
  • uma boa estratégia de SEO.

Busque sempre focar a elaboração de conteúdos relevantes sobre o setor que sua clínica atua e procure tirar as dúvidas mais frequentes dos seus pacientes no próprio site ou nas redes sociais.

Conversão

Após atrair esses visitantes, é hora de convertê-los em lead, então, conquiste um contato, seja e-mail ou telefone. Assim você poderá desenvolver e enviar algumas técnicas, como elaboração de formulários, anúncios de Google Ads nas redes sociais, pop-ups, banners no site e landing pages.

Mas atenção: essas técnicas precisam ser interessantes, despertando a atenção de quem está visitando a página. Além disso, a localização delas deve ser estratégica, por exemplo, o uso de banner no fim dos textos.

Relacionamento

A fase de relacionamento é o momento no qual sua clínica conquista a confiança do lead, por meio de conteúdos que sejam úteis e chamem a atenção do paciente. Manter a frequência e palavras-chave de qualidade pode fazer toda a diferença e garantir sucesso. Algumas estratégias devem ser utilizadas, por exemplo:

  • e-mail marketing,
  • uma segmentação de acordo com as palavras-chave da sua instituição;
  • fluxo contínuo de trabalho,
  • realização de abordagens eficientes, uma vez que todo o histórico do cliente em potencial é armazenado em um sistema ERP, conhecido por oferecer fácil acessibilidade para gerir dados da clínica de forma mais confiável e integrada.

Análise de resultados

Somente com uma análise dos resultados, é possível entender se as estratégias utilizadas estão sendo eficientes; caso não, é necessário mudanças. 

Você pode apostar em um software para saúde, fazendo com que as operações se tornem mais eficientes e a gestão do seu negócio seja mais fácil. Lembre-se de analisar os seguintes resultados:

  • taxa de conversão das páginas;
  • tempo que o usuário permanece no site;
  • ranqueamento das páginas no site;
  • número de leads que buscaram a clínica através das estratégias de Inbound Marketing.

Benefícios do Inbound Marketing para as clínicas médicas

A partir do momento que são oferecidos conteúdos de qualidade e de interesse do público, você automaticamente promove a sua clínica e ainda se torna referência no mercado de atuação.

São muitos os benefícios que podem ser obtidos ao se investir no Inbound Marketing para clínica médica. Os principais são:

  • aumento da visibilidade da marca on-line;
  • a clínica passa mais confiança;
  • melhor vínculo e relacionamento com os pacientes;
  • ganha mais autoridade no mercado;
  • diminuição do Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • consegue mensurar resultados;
  • aumento do Retorno Sobre Investimento (ROI).

Lembre-se de que, a partir do momento que o Inbound Marketing estiver estabelecido, o fluxo contínuo de paciente na sua clínica através das estratégias digitais vai aumentar. Afinal, o planejamento deve atender às demandas e necessidades do seu negócio. Por isso, esteja preparado.

Se você busca por uma gestão estratégica para a sua clínica, não perca tempo e fale conosco hoje mesmo!