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Um processo importante para toda clínica médica é o passo a passo para cadastro no CNES, um recurso do Ministério da Saúde para ajudar gestores da área da saúde a tomarem decisões de gerenciamento. Ter acesso a essas informações é vital para garantir a longevidade da empresa, pois isso aumenta as chances das decisões serem as melhores possíveis.

O mercado brasileiro é um dos mais competitivos do mundo e, por isso, é muito difícil manter a empresa de pé. Para se ter noção, 50% de todos os negócios do país fecham as portas com 4 anos de atuação. Ou seja: de todas as empresas que são abertas hoje, metade delas não estarão de pé daqui a 4 anos. Isso mostra o quão difícil é gerenciar um negócio no Brasil, especialmente na área de saúde.

Por isso, é importante ter todo apoio possível para alcançar o máximo de sucesso. Quer aprender qual o passo a passo para cadastro CNES? Então, siga a leitura do artigo abaixo!

CNES: o que é?

O CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) é um cadastro criado pelo Ministério da Saúde para reunir todos os estabelecimentos que atuam na área da saúde e prestar apoio às prestadoras de serviços médicos. O órgão reúne informações muito importantes sobre o setor e compartilha com gestores de estabelecimentos de saúde, de modo a melhorar as decisões tomadas por essas empresas.

É importante para o Ministério da Saúde que os gestores de estabelecimentos da área tomem boas decisões, pois isso garante que essas empresas permaneçam abertas, prestando um bom serviço à população. Afinal de contas, parte da demanda por saúde no país não consegue ser absorvida pelo SUS e precisa que os estabelecimentos privados apareçam para lidar com ela.

Nos dados do CNES, é possível identificar quantos estabelecimentos de saúde foram abertos ou fechados em um período, quais são as especialidades mais frequentes ou menos frequentes em uma determinada área e muito mais. Assim, é possível traçar estratégias úteis para gerar mais segurança financeira para a sua clínica. Por exemplo, suponha que haja uma deficiência de cardiologistas na sua região. Caso sua clínica tenha condições para isso, poderá contratar médicos da área para atender esse público.

Quais os benefícios desse cadastro?

Para uma clínica médica, ter um cadastro no CNES é importantíssimo. Em primeiro lugar, é algo obrigatório desde a publicação da Portaria GM/MS nº 1.646/2015. No entanto, mesmo que não fosse, o estabelecimento que se cadastrar no CNES tem muitos benefícios a colher.

O primeiro deles são as já citadas informações de gestão e planejamento empresarial, que ajudam a clínica a atuar de forma mais estratégica em seu mercado. Além disso, o estabelecimento cadastrado no CNES poderá fechar vários contratos com empresas que exigem essa informação, como as operadoras de plano de saúde, por exemplo. 

Dessa forma, existem muitas boas oportunidades para aproveitar em relação a esse cadastro nacional. Portanto, vale muito a pena preenchê-lo, mesmo se ele não fosse obrigatório.

Como fazer o passo a passo para cadastro CNES?

O passo a passo para fazer cadastro CNES não é difícil de seguir. Ele começa com o gestor local de saúde, na Secretaria Municipal de Saúde ou Secretaria Estadual de Saúde da sua região. É esse órgão que fará o cadastramento da sua clínica junto ao CNES.

O órgão específico pedirá alguma documentação de modo a garantir que o seu estabelecimento está elegível para ser cadastrado e apto a funcionar de acordo com a legislação local. De maneira simplificada, além dos documentos de identificação normais, será necessário apresentar sua licença de funcionamento expedida pelo Departamento de Urbanismo, além de duas vias de todas as 16 fichas técnicas disponíveis no site do CNES.

Depois de entregar essa documentação no órgão gestor local, sua clínica estará pré-cadastrada no CNES. O próximo passo é entrar no site do cadastro, ir na aba “serviços” e na opção ”gestores”. O sistema pedirá alguns dados, que deverão ser informados de maneira fidedigna. Essas informações são referentes a identificação do seu estabelecimento, qual a sua estrutura, serviços prestados e mais.

Com as informações preenchidas, o terceiro passo é preencher as fichas disponibilizadas no site e enviá-las para a vigilância sanitária local (duas vias), com o restante da documentação mencionada. Depois de tudo entregue e conferido, sua clínica receberá um número de cadastro no CNES e o processo estará finalizado.

Agora que você já viu o passo a passo para cadastro CNES, já sabe como inserir a sua empresa nessa lista e receber essas informações. Dessa maneira, se você achar que esse recurso é útil para o seu negócio, então poderá usufruir dele nos próximos tempos. Mesmo com muitas coisas positivas, o CNES ainda pode ser um excesso de informações para manter a organização da sua clínica. Nesse caso, seria necessário ter um software de gestão para lidar bem com isso.

O RealClinic é um programa que pode ajudar sua empresa a lidar melhor com as informações de gestão e criar relatórios com dados para melhorar a sua tomada de decisões. Saiba mais sobre ele aqui!

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