Paciente faltou à consulta? Saiba como evitar esse problema com a confirmação de agendamento
Diversas clínicas costumam sofrer com o não comparecimento dos pacientes aos atendimentos, e o esquecimento é o principal causador.
Assim, confirmar esses agendamentos é uma estratégia necessária para que marcações não fiquem com horários vagos, atuando para a diminuição da taxa de absenteísmo e, consequentemente, perda de recursos.
Continue acompanhando este conteúdo até o final e saiba como evitar cancelamentos e faltas sem aviso nos seus atendimentos clínicos. Boa leitura!
O que é uma confirmação de consulta?
Como o próprio nome sugere, a confirmação de consultas é a atividade da clínica de lembrar os pacientes sobre os seus agendamentos, a fim de confirmarem ou não seu comparecimento.
Assim, ela otimiza a agenda médica, preenchendo os horários disponíveis e conseguindo atender a todas as pessoas que esperam pelo agendamento. A confirmação pode ser feita através de inúmeros canais, como e-mail, SMS, ligações e mensagens no WhatsApp.
Essa comunicação estabelecida com o paciente também pode ser utilizada para mais interações, como para atualizações de cadastro e de cobranças quando necessárias.
Mas é importante ressaltar que as confirmações feitas de maneira manual demandam tempo e mais colaboradores empenhados, o que faz com que soluções inteligentes e digitais para uma gestão clínica seja o ideal.
Realize uma confirmação de consulta eficaz e reduza faltas
Promover a confirmação das consultas proporciona pontos positivos para as clínicas e para os pacientes, que se sentem seguros em se dirigir ao local na certeza de que serão atendidos.
As faltas e os atrasos dos pacientes por esquecimento podem ser resolvidos de maneira prática e eficaz. Para isso, siga estas boas práticas de confirmação:
- Tenha uma confirmação automatizada: aposte em softwares especialistas em confirmação de consultas, tornando os processos digitais, rápidos e seguros.
- Sempre tenha uma lista de espera: é importante que o setor responsável por marcação, confirmação e cancelamento dos agendamentos saiba quais pacientes estão esperando por um atendimento. Assim, no caso de desistência, eles podem ser avisados e ocupar o horário vago.
- Ofereça remarcação para o caso de cancelamento ou faltas: na confirmação, caso o paciente informe que não poderá comparecer, uma boa alternativa é já sugerir um novo agendamento.
Essas são algumas maneiras de realizar uma boa confirmação de consultas. E, com o avanço tecnológico, é possível utilizar softwares de gestão para esta atividade.
Saiba como evitar a falta dos pacientes às consultas agendadas
Uma coisa é certa: ninguém quer que os pacientes faltem às consultas sem avisar previamente. Esse não comparecimento pode impedir que alguém que também necessite da consulta fique sem atendimento.
Mas é possível evitar este problema seguindo algumas dicas. São elas:
Envio de lembretes
Método conhecido e muito utilizado, o envio de lembretes faz com que os pacientes não se esqueçam das datas e dos horários marcados. É indicado que o lembrete seja disparado em até três dias antes da data agendada, por meio de ligações ou mensagens via SMS, WhatsApp e e-mails.
Esse prazo é suficiente para desmarcar o paciente que respondeu ao lembrete avisando da sua impossibilidade de comparecer e inserir outra pessoa naquela vaga.
Realize a cobrança de um percentual antecipado
Clínicas particulares podem optar por uma cobrança antecipada no ato do agendamento. Uma estratégia muito usada por médicos que sempre estão com agendas cheias.
Para evitar conflitos com os pacientes, deixe as políticas das empresas bem claras, comunicando como elas funcionam, o prazo para cancelamento e todos os outros pontos necessários. Algumas clínicas não cobram no momento do agendamento, mas quando ocorre uma falta sem aviso.
Mantenha a agenda sempre organizada
Uma agenda desorganizada pode ser o problema das faltas. Atrasos constantes na organização nos atendimentos e funcionários apáticos são alguns pontos que fazem os pacientes desistirem de ir até a clínica.
Assim, procure sempre ter uma agenda organizada, com as consultas ordenadas e atendimento humanizado e empático, para que cada atendimento seja realizado de maneira tranquila, dentro do horário preestabelecido e com qualidade.
Invista na pós-consulta
Mostrar-se disponível para os pacientes em caso de dúvidas logo após a consulta é uma maneira de fazer com que ele não se esqueça de que precisa fazer o retorno do atendimento. A pós-consulta proporciona uma relação de confiança entre médico e paciente.
Esse ato simples pode fazer com que, em casos de não comparecimento, os clientes avisem de maneira antecipada.
Use e abuse da tecnologia
A tecnologia se faz cada vez mais presente e importante em todos os setores da saúde. Com isso, softwares médicos podem ser excelentes ferramentas para que os problemas do não comparecimento sejam resolvidos.
De maneira geral, estas ferramentas apresentam capacidade de promover uma comunicação mais eficiente, com relatórios detalhados sobre as taxas de comparecimento.
Conte com o software RealClinic
Ao longo deste conteúdo, foi possível compreender como a confirmação de consultas é importante, principalmente no momento de deixar a agenda médica organizada e sem lacunas.
A funcionalidade para confirmação de agendamento presente no software RealClinic permite um registro completo dos pacientes e envio de lembrete por meio de e-mail, SMS e WhatsApp.
Para saber mais e adquirir essa ferramenta, entre em contato com nossos especialistas e agende uma demonstração. Aproveite e confira outros conteúdos como este no nosso blog!