Você sabia que os crimes digitais como ataque de vírus e ransomwares aumentaram significativamente nos últimos anos? Em especial os ataques com roubo de dados, onde os criminosos cobram um “sequestro” geralmente em criptomoeda para liberação destas informações. 

 

Quais são as ações preventivas que você tem utilizado na sua empresa? Você sabe se sua empresa esta segura contra esse tipo de ataque? 

 

Para você entender sobre essas ameaças, precisa saber que os ransomwares são malwares que se instalam no sistema (Ex.: Servidor ou Computador) e sequestram os dados. Geralmente exigem pagamento de resgate desses dados, que se dão através de criptomoeda (meio de troca que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações), sendo que não existe uma garantia de que estes mesmos dados serão disponibilizados após o pagamento. Por que isso ocorre? Pois o objetivo principal desses ataques é justamente a venda na web. Esse vírus vai encriptar os arquivos, ou seja, torna-los  ilegíveis.

 

Os ataques na maioria das vezes tem início a partir de algum e-mail contendo um malware em anexo ou um link para um site malicioso. Pode acontecer ainda por meio de um pop-up com alguma propaganda exibida em algum site. Em detrimento disso, é altamente recomendado que todos os funcionário sejam orientados sobre mensagens suspeitas, afim de evitar uma surpresa.

 

Portanto, é de suma importância prevenir-se contra esses incidentes, tomando algumas medidas de segurança.

 

 

 

Faça o gerenciamento de sua estrutura de hardware e software, promovendo assim a manutenção preventiva e corretiva. Fazendo uso das políticas de controle de usuários e logins, firewall de segurança, software antivírus profissional, compartilhamento de internet e rotinas de backup.

 

Além disso mantenha sempre uma rotina de backups, seja em pendrive, seja em HD externo ou em armazenamento na nuvem. Avalie a melhor forma de guardar os seus dados e lembre-se de ter mais de uma opção para recuperação das informações caso necessário. Como se fosse um backup do backup. E caso opte por armazenamento em mídias físicas, mantenha as cópias longe umas das outras para aumentar a segurança dos dados armazenados, os quais não estarão expostos aos mesmos acontecimentos. Essas cópias em mídia física não devem ficar conectadas à rede.

 

Planeje seus backups e invista tempo na segurança dos dados para não sofrer com a perda de informações. Segurança de dados é tão importante quanto a segurança física do estabelecimento, por isso, dedique-se em montar um sistema de backup de qualidade. E também é importante conferir a efetividade desses backups, não basta apenas configurar, se faz necessário acompanhar se a rotina de armazenamento está gravando corretamente de acordo com aquilo que foi programado.

 

Existem opções de backup profissional que são especialistas em retenção, sendo uma das melhores formas de prevenção. Por que uma rotina automatizada garante que todos os dados armazenados sejam da ultima versão possível e assim, seu backup estará sempre pronto para caso você venha precisar acessa-lo.

 

As empresas que oferecem o serviço de backup online possuem avançados níveis de segurança, além da possibilidade de retenção de backup para recuperar seus dados em caso de um ataque em seu servidor. Essas empresas investem pesado em segurança se tornando uma alternativa econômica, além de escalável com a possibilidade de aumentar o espaço de armazenamento, e disponível no momento que você precisar recuperar seus dados.

 

A melhor forma de se prevenção contra esses ataques é investir em soluções de segurança para conferir total segurança aos dados de sua empresa.