Importância de contar com a interoperabilidade do RealClinic na sua clínica

A tecnologia não para de nos surpreender, com ferramentas revolucionárias a todo momento e presentes nas mais variadas áreas. Dentro dessa era, destaca-se a interoperabilidade.

Esse conceito pode fazer parte de inúmeros setores, principalmente o da saúde. Tudo isso se deve à facilidade de reunir dados e, ainda, contar com operações mais eficientes para a gestão da sua clínica.

Ao longo deste texto, será possível saber mais sobre interoperabilidade, seus principais benefícios e muito mais. Acompanhe até o final e fique por dentro de um assunto tão importante para o meio clínico.

O que é interoperabilidade de sistemas clínicos?

A interoperabilidade é definida como um conceito presente no setor de tecnologia informacional, que determina a capacidade que as variadas ferramentas possuem para que ocorra comunicação entre elas.

Ou seja, os softwares de várias plataformas se conectam, trocando informações simultaneamente e sem a necessidade da interferência humana.

No setor clínico, a interoperabilidade oferece compartilhamento de informações dos pacientes nos mais diversos sistemas, como se as clínicas fossem um único núcleo, aumentando a produtividade e proporcionando atendimentos mais eficientes.

Assim, compreende-se que se trata de uma condição indispensável para melhorias na gestão clínica.

Vantagens de contar com um sistema interoperável na sua clínica

A interoperabilidade aplicada na saúde atua em pontos essenciais, junto com os sistemas de gestão amparados pela tecnologia. Assim, permite-se a troca de dados dos pacientes, proporcionando um atendimento mais eficiente.

Essa unificação de informações está cada vez mais presente nas clínicas, melhorando a relação entre médico e paciente.

Além disso, inúmeros benefícios podem ser adquiridos por meio de um sistema interoperável, conforme apresentado a seguir.

Comunicação mais ágil

A partir do momento que as informações se encontram perfeitamente organizadas, implementar um sistema interoperável pode proporcionar comunicações mais certeiras nos ambientes clínicos.

Padronização de todos os dados dos pacientes

É crucial cuidar dos dados, incluindo resultados de exames, laudos médicos, entre outros. Com a padronização, essas informações estarão sempre organizadas, auxiliando em melhores tomadas de decisão que se relacionam com diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Compartilhamento de informações seguro

O uso da interoperabilidade na saúde, relacionada com o acesso dos dados, é capaz de proporcionar segurança para as clínicas, fazendo com que as informações dos pacientes sejam compartilhadas em segurança e somente entre pessoas autorizadas.

Acesso rápido aos prontuários dos pacientes

Ter os dados dos pacientes das mais variadas plataformas unificados em um só lugar proporciona visualizações mais fáceis. Assim, a equipe médica consegue acessar todas as informações e analisar simultaneamente o quadro clínico com o qual está lidando.

Humanização nos atendimentos

Com sistemas automatizados, os profissionais de saúde conseguem trabalhar de maneira mais centrada e disposta, focando especialmente o atendimento dos pacientes e proporcionando um ótimo relacionamento e uma experiência sempre humanizada.

RealClinic e a interoperabilidade de sistemas

O RealClinic foi projetado para revolucionar a gestão da sua clínica, oferecendo a integração dos sistemas e a possibilidade de criar interconexões de informações relevantes em um único lugar.

Além disso, o software é capaz de otimizar processos internos, integrando não só o laboratório de apoio, mas também os sistemas e os processamentos dos pagamentos via cartão.

A interoperabilidade presente no RealClinic gera total sinergia para o impulsionamento e a qualidade dos atendimentos, sempre com informações atualizadas e compartilhadas em tempo real, de forma totalmente segura e dentro da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Os profissionais terão acesso completo às informações dos pacientes, permitindo atendimentos personalizados e com foco nas necessidades de cada um.

Ademais, essa funcionalidade é superimportante para promover uma gestão cada vez mais moderna e eficiente. Tenha o apoio de uma ferramenta que entende a sua clínica!

Fale com nossos consultores, solicite uma demonstração gratuita e conte com o melhor software do mercado!