Saber para quem oferecer seus serviços é fundamental para o sucesso do seu negócio a curto, longo e médio prazo. Determinar um público alvo é segmentar suas ações a pessoas com características e gostos semelhantes em que o seu serviço irá ter sucesso ao ser aplicado.
Para atingir um resultado positivo em sua estratégia de marketing médico na captação de novos clientes é necessário fazer algumas segmentações, estudar o mercado e entender para quem você consegue ser efetivo e o que você precisa para isso.
A segmentação de mercado aumenta a assertividade das ações em seu estabelecimento e consequentemente especializa sua clínica no atendimento do serviço oferecido. Define a forma que você deverá utilizar em sua comunicação em todas áreas, conhecendo seu público você saberá o que ele espera de você e assim poderá satisfaze-lo e consequentemente fideliza-lo e já falamos dos benefícios de se fidelizar clientes aqui.
 
Agora vamos a mão na massa. Como fazer isso:
Comece conhecendo o mercado em que você atua ou irá atuar:
– Pesquise os concorrentes.
– Avalie os clientes que você já possui, pontos que eles apontam como forte e melhorias que eles sugerem para a sua clínica.
– Evite confundir seus gostos pessoais com os do público alvo.
E saiba o porquê da procura pelo seu serviço, assim você poderá conhecer o seu diferencial competitivo em relação ao mercado.
 

Colha informações até conseguir criar uma persona (Persona= uma pessoa específica que representa todo seu público alvo) e a partir desta persona que deve ter gostos, necessidades e desejos você alinha o seu negócio. Mas tudo deve ser avaliado através de dados, não deduza nada.
Pontos para definir quem são seus clientes:
– Informações demográficas
– Motivações
– Necessidades
– Trabalho, lazer, estado civil
– O que consomem de conteúdo e serviços de maneira geral
– O que consomem de conteúdo e serviços que você pode entregar
– Como escolhem
– Onde
– O que desperta a necessidade
– Problemas que encontram para ter sua necessidade atendida
– Fontes de informação
 
Após ter respondido a todos esses quesitos ficará bem claro o que deve ser feito para suprir as necessidades e desejos de sua audiência, e assim você não só conquistará novos clientes, mas certamente fidelizará seus pacientes de hoje.

“Quem não conhece seu público não domina o seu negócio”