Conheça e saiba tudo sobre o compliance na saúde

Em algum momento, você já ouviu falar em compliance na saúde? Trata-se de uma ótima ferramenta de gestão de riscos, prevenção de fraudes e desvios éticos das clínicas.

É um assunto superimportante para as clínicas, pois cuida de inúmeras medidas, a fim de garantir que tudo esteja legalmente correto. O estabelecimento de saúde que adota o compliance automaticamente se torna mais preparado para enfrentar os desafios do setor, transmitindo confiança aos seus pacientes.

Ao longo desse conteúdo, vamos falar sobre o que é compliance na saúde, suas diretrizes e muito mais. Continue acompanhando e não perca nada. Boa leitura!

Conheça as três frentes de atuação do compliance na saúde

Um programa de compliance na saúde só será efetivo se atuar em diversas frentes. Para isso, existem três principais: prevenção, ação e detecção. Conheça-as melhor a seguir.

Prevenção

Primeira frente de atuação para o compliance na saúde, envolve a adoção de medidas responsáveis por evitar possíveis desvios éticos ou práticas ilegais. A prevenção inclui:

  • elaboração de políticas e procedimentos claros e objetivos;
  • realização de treinamentos e capacitações voltados para a equipe de colaboradores;
  • implementação de controles internos, focados em evitar irregularidades.

Ação

A segunda frente envolve a implementação de medidas para o combate aos desvios éticos ou às práticas ilegais que já aconteceram. É uma espécie de investigação interna e adoção de medidas disciplinares, sempre que necessário.

Detecção

Essa terceira frente se relaciona com a implementação de mecanismos, a fim de identificar desvios ou práticas ilegais e antiéticas das clínicas, tudo com base em auditorias internas, análises de desempenho e implementação de canais para denúncia.

Afinal, o que é o compliance?

De forma geral, compliance é a conformidade com as leis e as regulamentações que são aplicadas às atividades ou aos setores da saúde, sendo uma forma mais complexa e correta de seguir tudo o que é estabelecido de maneira legal.

Quando falamos em saúde, o compliance é fundamental para a garantia e a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes, uma vez que o não cumprimento de normas e regulações pode gerar riscos à saúde, sanções e multas para a clínica.

O termo vem se tornando cada vez mais comum, principalmente por garantir que as organizações de saúde operem de forma totalmente transparente, evitando fraudes e demais práticas ilegais.

Saiba quais são os principais pilares do compliance na saúde

Como pudemos compreender até aqui, o compliance na saúde se baseia em uma estrutura sólida e consistente, a fim de garantir legalidade em meio às normas e às regulamentações, prevenindo ainda desvios éticos e práticas incorretas.

Ele também conta com pilares essenciais. Conheça a seguir.

Elaboração de políticas

É um dos mais importantes pilares, pois as políticas precisam ser claras, objetivas e de fácil entendimento pelos colaboradores. Com isso, indica-se que todas elas sejam revisadas e atualizadas de forma contínua, mantendo tudo sempre em dia, principalmente com relação à legislação.

Promoção de treinamentos

Oferecer treinamentos faz com que a sua equipe saiba das políticas e dos procedimentos da sua clínica. Por isso, as atividades devem ir de acordo com cada função ou setor, abordando sempre temas relevantes.

É indicado que os treinamentos ocorram de maneira contínua, a fim de que os colaboradores estejam sempre atualizados e conscientes dos termos da legalidade.

Canais para denúncia anônima

Os canais são elementos importantes para que os colaboradores consigam reportar quaisquer irregularidades de forma anônima.

Lembre-se: todas as denúncias devem ser tratadas de forma imparcial e confidencial, uma vez que o denunciante precisa estar resguardado mediante retaliações por reportar alguma irregularidade da equipe de trabalho, seja qual for a hierarquia.

Monitoramento interno e auditorias periodicamente

Monitoramentos internos e auditorias auxiliam na avaliação mediante a efetividade do compliance na saúde, identificando quaisquer problemas que possam surgir.

Os resultados do monitoramento devem ser reportados à direção da clínica, permitindo uma tomada de decisão com relação aos erros ou aos problemas identificados. Já as auditorias são importantes para avaliar como a organização está no que se refere às normas e às regulamentações, sempre a fim de identificar falhas.

Saiba como o RealClinic atua na adequação da sua clínica com as diretrizes do compliance

A implementação de um programa de compliance que seja efetivo demanda o uso de um bom software web que esteja dentro das normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), como o RealClinic.

O RealClinic oferece funcionalidades fundamentais para a boa gestão de uma clínica médica.

Entre as funcionalidades desse software, destaca-se o prontuário on-line, que permite uma gestão eletrônica dos dados médicos, tudo de forma segura e dentro das regulamentações. 

Além disso, conta ainda com a agenda on-line, que oferece gestão eficiente de todos os agendamentos e, claro, do módulo financeiro, responsável por uma gestão completa das finanças da sua clínica.

Com um sistema para clínicas como o RealClinic, você terá um software que contribuirá de maneira significativa para a adequação do seu estabelecimento com as diretrizes do compliance na saúde.

Demais, não é mesmo? Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para complementar ainda mais seus conhecimentos, acompanhe nosso blog e, para saber mais sobre o RealClinic, fale com nossos especialistas.