Entenda o que é e saiba qual a importância de uma auditoria de saúde

A auditoria em saúde é uma ferramenta superimportante e necessária para identificar pontos de possíveis erros nas rotinas clínicas, sugerindo, assim, mudanças capazes de otimizar os serviços prestados.

Os gestores devem solicitar as auditorias, avaliar os resultados e elaborar planos de ação para a realização das tarefas implementadas.

Para saber mais sobre este assunto, continue acompanhando as informações presentes neste artigo. Boa leitura!

O que é auditoria em saúde?

A auditoria de saúde pode ser definida como um processo de avaliação das rotinas e tarefas que são executadas pelas clínicas e instituições baseando-se na legislação vigente. 

Ou seja, os auditores verificam se as atividades estão conforme o indicado pelos órgãos reguladores.

São dois tipos de auditoria, a interna e a externa, ambas com características diferentes. No caso das internas, elas são feitas pelos funcionários, e as tarefas de cada um são analisadas constantemente.

Por outro lado, as externas visam à identificação de problemas, geralmente causados pela inexperiência ou mudanças nas clínicas. Os auditores externos são nomeados pelos sócios e são capazes de agir de maneira independente, tudo para garantir uma abordagem objetiva e eficaz durante as auditorias.

Conheça os tipos de auditoria

De maneira geral, as auditorias de saúde contam com diferentes vertentes que se referem à classificação, modalidade e função. São cinco tipos: auditoria preventiva, operacional, analítica, concorrente, e contas hospitalares e glosas.

Veja, a seguir, mais informações sobre cada uma delas.

Auditoria preventiva

Este tipo prioriza a análise prévia dos procedimentos que serão realizados. Aqui são avaliados pontos importantes, como a metodologia do atendimento que será prestado.

Esta auditoria pode ainda ser vista no setor de regulação, sendo uma prática indicada para auxiliar na liberação de guias.

Auditoria operacional

Verifica o trabalho de toda a equipe, podendo ser durante ou após a prestação de serviços. Seu objetivo é verificar se tudo está dentro das normas estabelecidas. Nos casos operacionais, o auditor pode ter acesso aos pacientes e também aos dados de prontuário.

Auditoria analítica

Funciona com base nas análises das informações obtidas nas auditorias preventiva e operacional. Assim, é fácil identificar gargalos nas operações e, até mesmo, possíveis fraudes.

O foco é desenvolver indicadores de gestão, gráficos e relatórios para melhorar ainda mais os recursos de saúde e a assistência aos pacientes da clínica.

Auditoria concorrente

Acontece durante as internações justamente para avaliar a qualidade do serviço que está sendo prestado. Os auditores visitam as enfermarias, a fim de conferir a forma como as atividades são realizadas.

Neste tipo de auditoria, são realizadas as seguintes atividades:

  • coleta de relatos do paciente e de seus familiares;
  • avaliação do estado do paciente;
  • análise de prontuário e anotação da equipe de enfermagem;
  • avaliação de todos os recursos utilizados nos procedimentos;
  • verificação das autorizações aprovadas e a relação com as atividades realizadas;
  • reunião em equipe para tratar assuntos sobre descumprimento das prescrições;
  • debate com equipe sobre abordagens alternativas.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

Auditoria de contas hospitalares e glosas

Visa à identificação e verificação das contas enviadas para pagamento ao fim de uma internação em busca de confirmar se os valores estão de acordo com o atendimento que foi realizado.

Nas atividades realizadas por esses auditores, destacam-se:

  • verificação dos itens da conta;
  • avaliação do prontuário;
  • análise da unidade de internação;
  • avaliação de itens de centro cirúrgico (quando utilizado);
  • verificação de diárias, procedimentos, honorários médicos, exames e o que mais for considerado importante.

Ou seja, será o auditor quem vai definir se o pagamento será ou não aprovado. Quando esse pagamento é negado, uma glosa hospitalar é gerada (ela é o não pagamento de diárias, procedimentos e itens das contas hospitalares, por algum motivo identificado durante a auditoria).

Afinal, qual a importância da auditoria em saúde? 

Promover auditoria no setor de saúde serve para pontuar melhorias nos serviços que são oferecidos, uma vez que conformidades podem ser detectadas e, assim, a clínica pode passar por mudanças, a fim de que tudo funcione perfeitamente.

Outro ponto importante é que ela pode alinhar os custos operacionais com os recursos disponíveis, para que as mudanças ocorram sem comprometer o financeiro. 

É uma ferramenta importante para colocar os processos institucionais no lugar, alavancando sistemas de saúde e, consequentemente, destacando a clínica em meio às concorrentes.

Saiba quais são as áreas relacionadas com auditoria

É indicado que todas as áreas da clínica passem por auditorias, sempre com atenção para o financeiro, onde as avaliações dos custos devem ser periódicas mediante prestação de contas.

Existem auditores com especialidades nos mais variados setores, sendo profissionais prontos e capacitados para exercer as atividades. Os auditores clínicos, por exemplo, são os próprios médicos com conhecimento sobre as rotinas.

Serviços gerenciais e atividades assistenciais e contábeis devem ser auditadas, especialmente, para analisar se as rotinas estão sendo realizadas de acordo com a legislação.

Por fim, a auditoria na saúde é fundamental para oferecer os melhores serviços aos pacientes. É esse processo que fará a diferença e proporcionará equilíbrio financeiro para o setor.

Não se esqueça de acessar nosso blog para ter assuntos incríveis e atualizados sobre a área de saúde. Aproveite, ainda, para acompanhar nosso Facebook e Instagram. É rápido e você estará sempre por dentro de tudo que acontece no mundo clínico.