Campanha de doação de sangue: como montar uma para conseguir mais doações?
Os níveis de doação de sangue no Brasil já são relativamente baixos normalmente. No entanto, a queda da doação na pandemia foi significativa, e muitos bancos de sangue chegaram a estoques em nível crítico. Não é à toa: as pessoas estão em isolamento social e a ideia de doar sangue assusta. Além disso, os incentivos para fazer essas doações diminuíram nesse momento. Por isso, é importante que os bancos saibam como montar uma boa campanha de doação de sangue.
É claro que, durante a pandemia, a própria campanha pode significar um risco. Apesar de não haver evidência de contaminação por transfusão de sangue, ainda assim é possível que as pessoas se contaminem nas filas para fazer a doação ou na interação entre os participantes do evento. No entanto, para os bancos que chegaram a níveis críticos no estoque, é essencial fazer campanhas de modo a conseguir restabelecer os volumes aceitáveis para que se possa salvar vidas.
Quer saber como montar uma campanha de doação de sangue de sucesso? Então, siga a leitura!
5 passos para montar uma boa campanha de doação de sangue
1. Seja específico
As campanhas de doação de sangue precisam ser bem específicas para terem sucesso. Essa especificidade precisa estar presente tanto na organização do evento quanto na comunicação com o público. Afinal, é necessário passar urgência para que haja mais engajamento por parte da sociedade. Por pior que pareça, é fato que uma campanha de doação para uma meta específica e urgente conta com maior resposta do que uma campanha mais generalista.
Já do ponto de vista interno, é essencial saber exatamente quais são suas metas. Além disso, direcionar as ações de coleta e divulgação também ajudará a gerar relatórios gerenciais básicos que trarão o resultado das ações e permitirão desenvolver novos planos para o futuro.
2. Conte com os canais de divulgação corretos
Para que tenham êxito, as campanhas de doação de sangue precisam ser divulgadas do jeito certo. Afinal, parte do sucesso de uma ação desse tipo depende da maneira como ela é divulgada para a sociedade.
Por isso, é importante que a mensagem de divulgação seja séria, confiável, objetiva e sucinta. Da mesma forma, a comunicação precisa ter todas as informações básicas necessárias para o cidadão fazer a sua doação.
Entretanto, é essencial também que essa mensagem seja transmitida pelos canais certos. Afinal, de nada adianta ter a melhor mensagem do mundo se ela não chega ao seu público.
O uso das mídias essenciais (jornais, TV e rádio) é importante para poder ampliar o seu alcance e trazer melhores resultados, mas é vital também agir de maneira mais precisa e cirúrgica. Isso inclui fazer campanhas específicas com influenciadores nas redes sociais, e trabalhar com outras estratégias com alto poder de engajamento e respostas.
3. Monte protocolos de segurança
Pensar em fazer uma doação de sangue em plena pandemia pode ser assustador assustador. Portanto, muitas pessoas podem se afastar da ideia. Para evitar isso, é essencial ter protocolos de segurança muito bem montados.
Aliás, esses protocolos devem estar em ação mesmo em épocas que não são de pandemia. Afinal, sempre há risco de contaminação nessas horas e é importante ter cuidado ao manusear o sangue coletado, para que ele não perca a validade e não possa ser usado.
4. Use a criatividade
É importante usar a criatividade na hora de organizar campanhas de doação de sangue. Não apenas para poder comunicar bem ao público, mas também para resolver problemas logísticos.
Existem muitas maneiras de incentivar as pessoas a doar sangue. Uma forma óbvia é oferecer vantagens diretas. O Senado Federal aprovou neste ciclo legislativo uma ação que permite meia-entrada em certos estabelecimentos para quem é doador de sangue.
Já outras são mais criativas. Uma ação no Reino Unido consiste em, simplesmente, avisar o doador sempre que seu sangue é usado para ajudar alguém. Isso aumenta a frequência com que as pessoas doam e ajuda a manter os estoques cheios.
5. Tenha um software de gestão adequado
Por fim, mas não menos importante, é essencial ter um bom software de gestão. Um sistema adequado tem funções essenciais para aproveitar melhor o sangue coletado e garantir que sua gestão seja feita da melhor forma possível.
Dois recursos essenciais que o seu software deve ter é o de captação de doadores e o de agendamento online das doações. O primeiro permite capturar dados essenciais dos doadores de sangue, como forma de contato e tipo de sanguíneo. Nesse caso, seria possível entrar em contato com eles posteriormente para uma campanha por tipo específico, se necessário.
Já a segunda opção é ainda mais importante nessa pandemia do novo coronavírus. Com ela, o próprio doador pode agendar seu horário de doação pela Internet e evita pegar filas na hora da doação. Com esse benefício, o incentivo para doar é muito melhor.
Pronto! Agora que você já viu quais são os passos para montar uma boa campanha de doação de sangue e já percebeu a importância de ter um software adequado para auxiliar a sua ação, devemos falar sobre como o RealBlood pode ajudar o seu banco de sangue a controlar melhor o seu estoque. O sistema conta com algumas vantagens incríveis para um banco de sangue. Uma das suas funções é o registro com alto nível de exatidão do tempo de doação e o volume coletado. Essas informações podem ser fracionadas para o cálculo automático de validade de cada hemocomponente coletado. Os dados ficam automaticamente registrados no sistema, o que permite melhor gestão do estoque do banco. Isso sem falar nas funções de atendimento online, captação de dados dos doadores, liberação e descarte de bolsas, elaboração de relatórios gerenciais e muito mais.
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