Branding: entenda o que é e sua importância para clínicas médicas
Uma coisa é certa: a concorrência no mercado está acirrada, principalmente, para quem opta por investir no segmento de saúde. Os profissionais estão buscando especializações e inovações para entregar sempre o melhor aos pacientes.
Dessa forma, o branding torna-se uma ferramenta importante para que exista uma conexão verdadeira entre clínica, profissionais e pacientes, melhorando a prestação e a qualidade dos serviços.
Elaboramos este conteúdo para que você conheça os benefícios que o branding pode proporcionar se investido da forma correta. Quer obter os melhores resultados? Então continue a leitura!
Mas, afinal, o que é branding?
O branding pode ser definido como um conjunto de ações para fortalecer a marca, no qual todos os esforços e estratégias se voltam para fazer com que ela se torne mais reconhecida no mercado e, consequentemente, desejada pelos consumidores.
A estratégia faz com que sejam trabalhadas concepções de marca e também ações de marketing, sempre buscando mais atração do público-alvo.
As clínicas que desejam praticar o branding devem se preparar para a realização de inúmeras ações personalizadas, a fim de que a marca se consolide. Lembre-se: o processo demanda tempo, então comece já.
Entenda a importância do branding para clínicas
O branding é capaz de construir uma personalidade para a marca da clínica, fazer com que ela fique ainda mais próxima dos clientes e criar um relacionamento sólido entre as partes.
Um estudo realizado pelo Customer Thermometer mostrou que 65% dos consumidores estão se conectando de maneira emocional com as empresas que vêm demonstrando preocupação com as necessidades do público.
Isso é benéfico justamente por gerar uma competitividade e fazer com que o público se identifique com determinada marca, dando preferência a ela.
Branding para clínicas: dicas para o setor médico
Somente um bom investimento em publicidade não serve como garantia de um branding eficaz para clínicas. É fundamental que existam estratégias efetivas e, por isso, separamos as dicas a seguir.
Conheça seu público
Para se comunicar da forma correta, é fundamental saber para quem e com quem você vai falar. Ou seja, colete informações como idade, localização, interesses, necessidades e demais dados relevantes.
Procure entender a realidade do mercado, conhecer seus concorrentes, estar atento às oportunidades do setor e saber como melhorar seu relacionamento com o público.
Aposte em um atendimento humanizado
Um atendimento humanizado amplia ainda mais a eficiência do tratamento. Quando focado nas necessidades do paciente, ele contribuiu para o processo de cura e recuperação. Então, procure demonstrar empatia por todos os seus clientes.
Esses resultados podem melhorar ainda mais quando os feedbacks são implementados, onde se faz possível compreender os efeitos das estratégias e os pontos que merecem atenção.
Esteja atento às normas do Conselho Federal de Medicina (CFM)
O Conselho Federal de Medicina tem um Manual para Publicidade Médica, onde constam algumas restrições para o marketing no setor da saúde.
Algumas ações são proibidas, como:
- publicar fotos de antes e depois dos procedimentos;
- divulgar preços do serviço, forma de pagamento e concessões de desconto;
- anunciar utilizações de técnicas exclusivas;
- publicar materiais sensacionalista ou autopromoções;
- criar discursos que prometem bons resultados relacionando com tratamentos sem comprovação científica;
- usar as expressões: “o melhor”, “o mais eficiente”, “resultado garantido”, “o único capacitado”;
- expor a imagem do paciente para mostrar técnicas, métodos ou resultados de tratamentos, mesmo que com a autorização dele.
Invista no marketing digital
O marketing digital deve estar lado a lado com o branding para que as clínicas consigam fidelizar seus clientes com a garantia de que todos estarão satisfeitos. Neste caso, indica-se o investimento em marketing de conteúdo através dos blogs otimizados com as técnicas de SEO e de mecanismos de busca do Google.
A ideia do marketing é oferecer ao público materiais relevantes, educativos e esclarecedores, mantendo uma conversa direta, e ser referência no assunto.
Benefícios do branding para clínicas
Sem dúvidas, o branding é essencial para o sucesso de qualquer clínica que queira fidelizar clientes e se destacar no mercado.
Se investido da maneira correta, o branding traz diversos benefícios, como:
- fortalecimento da identidade da marca;
- aumento de autoridade da clínica;
- maior atração de pacientes;
- fidelização de clientes.
Com isso, chegamos à conclusão de que o branding para clínicas é uma estratégia capaz de ajudar a conquistar o fortalecimento no mercado, mostrando ao público todas as vantagens oferecidas pela organização.
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