Imagem mostra mulher pronta para ver filmes de médicos

Você costuma assistir filmes de médicos? Se está na profissão, pode ser que sim. Afinal, o cinema tem o potencial de conquistar corações e fazer com que sintamos emoções incríveis, inspirando-nos a ser cada dia melhor. Na verdade, é até possível que o seu desejo de ser médico tenha vindo de alguns filmes de medicina que assistiu na infância, já que esses profissionais são sempre retratados como heróis nos projetos culturais.

Você provavelmente já conhece muitas séries sobre médicos, como House, Grey’s Anatomy, The Good Doctor e tantas outras. No entanto, é difícil para um médico conseguir acompanhar séries por causa dos horários de trabalho pouco estáveis e bem extensos. Afinal, depois de um plantão, o que o profissional menos quer é ver TV e sim descansar bastante.

Por isso, vale a pena conhecer alguns filmes de médicos, para se reapaixonar pela profissão e inspirar o trabalho na clínica. Confira alguns abaixo!

5 bons filmes de médicos

1. M.A.S.H.

Não dá para começar uma lista de filmes de medicina sem citar um dos maiores clássicos desse gênero, M.A.S.H. O longa é uma comédia dos anos 70 dirigida por Robert Altman.

Na trama, acompanhamos uma unidade médica que trabalha em campo de batalha durante a Guerra da Coréia. O filme ganhou um Globo de Ouro e um Oscar por causa da sua qualidade.

2. Patch Adams

Outro filme de medicina clássico e que não dá para não indicar é Patch Adams. Lançado em 2001 e dirigido por Tom Shadyac, o filme é baseado na história real de Hunter “Patch” Adams, um médico americano que criou uma maneira nova de interagir com os seus pacientes, especialmente crianças com câncer. No filme, o personagem é vivido por Robin Williams e, realmente, não havia ator melhor para encarnar tanto a doçura, quanto as partes mais engraçadas da personalidade de Patch Adams. 

Esse é um daqueles filmes que ajudam a significar as demandas emocionais mais intensas que médicos precisam enfrentar, especialmente quando pacientes morrem, e a processar esses sentimentos intensos. Também é um filme que mostra um lado de atendimento médico humanizado, essencial para quem está na linha de frente do setor atualmente.

3. Tempo de Despertar

Outro filme baseado em uma história real e novamente com Robin Williams no papel de protagonista. Dessa vez, o longa conta a história de Oliver Sacks, um médico muito famoso que se destacou no combate da encefalite letárgica. Conhecida como “doença do sono”, essa patologia deixou 4 milhões de pessoas em um estado catatônico por décadas. Essa “pandemia”, por assim dizer, teve início em 1920 e passou pelo “Tempo do Despertar” em 1960, quando Sacks conseguiu uma forma de fazer com que essas pessoas saíssem desse estado de maneira temporária.

O filme retrata esse processo e, além de Robin Williams, também conta com Robert de Niro no elenco.

4. Um Homem entre Gigantes

Muitas vezes, o trabalho do médico é no contato direto com o paciente, tratando uma enfermidade ou resolvendo uma emergência. Já em outras ocasiões, o papel do médico é estudar uma doença, propor protocolos, fazer estudos e criar maneiras de salvar vidas no curto, médio e longo prazo.

O filme Um Homem entre Gigantes, de 2015 e protagonizado por Will Smith, conta uma história dessas. O seu protagonista, Dr. Bennet Omalu, é um neuropatologista forense que atende vários jogadores de futebol americano que sofreram ETC (encefalopatia traumática crônica) por causa das concussões nos jogos. Ele, então, começa uma guerra contra a liga de futebol americano para criar um contexto em que os jogadores não se arrisquem. Parte do filme é baseado em uma história real e, outra parte, é fictícia.

5. Contágio

A pandemia do novo coronavírus fez com que o filme Contágio, de 2011 dirigido por Steven Soderbergh, se popularizasse muito. Isso porque a trama do longa guarda muitas semelhanças com a crise do novo coronavírus.

O longa traz uma visão verossímil sobre os cenários de pandemias e doenças contagiosas. Por isso, é uma maneira interessante para médicos trabalharem suas percepções sobre o assunto.

6. Sob Pressão

Achou que só ia ter filmes de médicos estrangeiros na lista? Claro que não, né? Também precisávamos citar o Sob Pressão, filme brasileiro de 2016 que gira ao redor de um time que trata o setor de emergências de um hospital.

O filme foi um grande sucesso e virou uma série de TV que, inclusive, já ganhou uma indicação ao Emmy.

Prontinho! Essa é a nossa lista de filmes de médicos para você assistir e se inspirar na profissão. É claro que existem muitos outros trabalhos sobre medicina. Deu até para colocar uma obra brasileira no meio, não é mesmo? Agora é aproveitar um dia de folga, comprar pipoca e assistir a esses filmes em casa, com tranquilidade. Aproveite e deixe um comentário abaixo dizendo outros longas legais sobre medicina que você conhece e dando a sua opinião sobre esses listados!