Seis dicas para gerenciar as redes sociais da sua clínica
Gerenciar as redes sociais é a forma de garantir mais visibilidade e estratégias capazes de fortalecer a marca. Entretanto, em algumas situações, a divulgação não causa o impacto necessário, causando resultados desagradáveis.
Se você quer apostar no gerenciamento eficaz das redes sociais da sua clínica, continue a leitura para conferir todos os detalhes dessa estratégia. Afinal, manter-se atualizado é um fator importante para qualquer empresa.
Importância de um bom gerenciamento das redes sociais
Realizar um bom gerenciamento das redes sociais tem papel fundamental nas estratégias de marketing. Isso porque o consumidor atual tem fácil acesso à internet, e as mídias online são capazes de aumentar o engajamento e a conexão entre as pessoas.
As redes sociais servem tanto para negócios físicos como para os online, ajudando a agregar valor à marca e proporcionando benefícios, como:
- Visibilidade: o potencial cliente também se encontra na internet, e as mídias online fazem com que ele tenha acesso à sua empresa nesse ambiente.
- Segmentação: com fornecimentos de conteúdos adequados nas redes, é possível analisar e identificar melhor quem é o seu público.
- KPIs: nas redes sociais, é possível encontrar indicadores de performance, o que favorece o desenvolvimento de campanhas com menos erros.
- Insights: fica mais fácil inovar e impulsionar resultados de maneira mais rápida, realizando análises e gerenciamento através das redes sociais.
Siga essas seis dicas para gerenciar as redes sociais da sua clínica
Clínicas médicas devem usufruir das oportunidades que as redes sociais proporcionam na hora de divulgar seus produtos ou serviços, inclusive no momento de realizar o gerenciamento desses canais.
Foi pensando nisso que separamos seis dicas que devem ser seguidas para você fazer uma boa gestão das redes sociais da sua clínica, identificando o que faz mais sentido para o seu público-alvo. Entenda!
1. Escolha as plataformas certas
Sabemos que a internet é repleta de redes sociais. Mas você deve escolher aquela que atende às necessidades da sua clínica, e não necessariamente criar um perfil em todas elas.
Para selecionar a plataforma certa, busque entender quem é seu público e identificar quais redes ele mais acessa no dia a dia. Se ele acessa o Facebook e Instagram, por exemplo, será que um perfil no YouTube e LinkedIn será viável?
2. Crie conteúdos relevantes e que chamem a atenção do seu público
É essencial que os conteúdos sejam relevantes e interessantes para o público, fazendo com que ele queira acessar suas redes e acompanhar suas publicações. Uma forma é sugerir dicas de saúde, promover orientação social abordando temas importantes, incentivar seus seguidores a deixar de lado hábitos não saudáveis, e tudo aquilo que pode favorecer seu produto ou serviço.
Tome cuidado com o que publica: é extremamente proibido diagnosticar ou prescrever à distância, assim como divulgar dados pessoais.
3. Mantenha um relacionamento com seu público
As redes sociais não são apenas para conseguir um alto número de curtidas e compartilhamentos, mas também para ser um bom canal de comunicação entre pacientes e a clínica. Durante o gerenciamento das redes sociais, é importante ficar atento às mensagens recebidas, interagir com as pessoas e se basear nelas para a elaboração de novos projetos.
4. Defina bem sua persona
Definir a persona precisa ser um dos primeiros passos para realizar um bom gerenciamento das redes sociais. Toda estratégia se baseia nas mídias, com a garantia de que o conteúdo estará sendo feito para o público certo.
Nesse caso, o foco é entender quem é seu público, o que ele consome, quais são seus hábitos e a melhor forma de comunicação. Após tudo definido, será mais fácil criar conteúdos relevantes e certeiros.
5. Aposte no Call To Action (CTA)
As chamadas para ação, conhecidas como Call To Action (CTA), é a forma mais simples de fazer com que seu público seja levado para outras páginas do seu site. Vale ressaltar que as redes sociais são capazes de alcançar as personas diretamente, com base na divulgação dos produtos e serviços.
Com o CTA, os usuários conseguem entender mais detalhadamente seu negócio e entrar em contato com você ou com a equipe especializada para atendimento.
6. Faça sempre uma análise dos resultados
Toda e qualquer estratégia é baseada em uma análise de resultados. Esse acompanhamento serve para avaliar a eficácia das publicações nas redes sociais, uma maneira de analisar se esses conteúdos estão atingindo o público certo e o objetivo inicial. Em caso negativo, a empresa consegue realizar modificações até que tudo fique da forma desejada.
Ficou fácil entender como o gerenciamento das redes sociais pode potencializar os resultados da sua empresa e, ainda, auxiliar o seu relacionamento com os clientes. Lembre-se sempre de entender sua persona e apostar nas plataformas corretas.
Se você gostou desse conteúdo e não quer perder mais nenhum, acompanhe nosso blog e amplie seu conhecimento sobre gestão eficiente na área da Saúde!