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Tempo de espera dos atendimentos: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Será que a sua clínica cumpre o tempo de espera dos atendimentos?

Quem atua com pessoas em clínicas médicas deve compreender a necessidade de realizar atendimentos rápidos e com máxima excelência.

Contudo, muitos desses locais não cumprem o tempo de espera, frustrando o paciente e tendo que lidar com lotação na recepção.

Mas não se preocupe! Apostar em um atendimento eficiente, junto com as ferramentas e as estratégias corretas, pode fazer com que o tempo determinado por lei seja cumprido. Continue a leitura e saiba mais sobre este assunto tão importante.

Existe um tempo máximo de espera quando se trata de atendimento médico?

Chegar à conclusão de qual seria o tempo máximo de espera para um atendimento médico não é uma tarefa simples, considerando os inúmeros detalhes envolvidos.

Esse tempo atua como um indicador superimportante para a sua gestão clínica, influenciando de forma direta no que se diz respeito à satisfação dos pacientes.

O indicador tem relação com o período que a pessoa aguarda, que vai do agendamento à realização do atendimento, o que pode sofrer variações mediante o tipo do serviço e a gravidade apresentada no caso.

Quanto ao questionamento sobre ter ou não um tempo máximo de espera, indica-se que as clínicas não deixem seus pacientes esperando além do horário agendado, considerando que atrasos podem ocasionar em desistências e problemas com o nome do local.

 

Aposte no TMA para reduzir a espera na sua clínica

A sigla TMA vem de Tempo Médio de Atendimento, uma métrica de desempenho usada em clínicas, visando calcular a duração média das consultas.

Para encontrar o valor ideal, é preciso realizar a soma do período total em que o médico realizou seus atendimentos, podendo ser por dia ou por mês, e dividi-la pelo número de pacientes atendidos.

Imagine a seguinte situação:

Total de minutos em que o médico prestou atendimento no dia: 360 minutos (6h trabalhadas)

Número de atendimentos realizados: 12

TMA = 360/12 = 30 (tempo médio de duração de consultas: 30 minutos)

A partir do momento que se tem o TMA, é possível programar as consultas, focando diminuir o tempo de espera dos pacientes, uma vez que os agendamentos serão dentro do tempo estipulado.

4 dicas para diminuir o tempo de espera dos seus atendimentos

A busca por melhorias na qualidade dos atendimentos é constante, potencializada por estratégias eficazes.

Confira algumas dicas que separamos especialmente para você, que deseja diminuir o tempo de espera dos pacientes na sua clínica.

1. Conte com o agendamento online

O método de agendamento online é totalmente eficiente, que otimiza o processo de marcações das consultas. Assim, contribui para evitar um grande fluxo de pessoas, gerando melhor experiência para os pacientes.

Contar com softwares que tenham essa funcionalidade é fundamental para tornar os atendimentos ainda mais fáceis, garantindo qualidade e eficácia na gestão de tempo de espera.

2. Otimize seus processos

A tecnologia já é muito utilizada nos setores clínicos, principalmente para otimizar os processos que, antes, eram manuais. Contar com um sistema de gestão completo possibilita que toda a equipe aumente a produtividade e reduza o tempo de grande parte das tarefas.

Assim fica mais fácil dar atenção a quem mais interessa: os seus pacientes.

3. Não deixe de confirmar os agendamentos

A confirmação de agendamentos é a forma mais simples e utilizada para evitar enormes tempos de espera, considerando que, ao desmarcar um atendimento, o profissional não ficará esperando o paciente, deixando de atender outros.

É indicado que essa confirmação seja realizada por meio do envio de mensagens via e-mail, SMS e WhatsApp. O RealClinic, por exemplo, oferece o módulo confirmação de consultas.

4. Ofereça atendimento via telemedicina

Por último e não menos importante, existem os atendimentos no formato online, o que permite que as recepções não fiquem lotadas e os pacientes não precisem se deslocar até o consultório.

Muitos softwares já contam com ferramentas que possibilitam as teleconsultas, sempre de maneira cômoda e segura, com máxima confiança.

Atendimento eficiente com RealClinic

Gerenciar de maneira efetiva o tempo de espera é benéfico para melhorias relacionadas à satisfação e à experiência dos seus pacientes. Os objetivos podem ser alcançados com base em estratégias, agendamentos online, treinamentos e muito mais.

Um sistema completo pode transformar a gestão do tempo de espera. Pensando nisso, gostaríamos de apresentar o RealClinic, um software completo para auxiliar em todos os aspectos da clínica.

Aproveite e agende uma demonstração gratuita para conhecê-lo. Você certamente não vai querer ficar sem ele.

Fale com nossos especialistas e tenha a chance de otimizar sua clínica e cumprir o tempo de espera dos seus atendimentos!