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Tudo o que você precisa saber sobre o NPS nas clínicas médicas

4 motivos para aplicar o NPS na sua clínica médica

Se você deseja se destacar no mercado, deve se esforçar diariamente para oferecer um atendimento humanizado aos seus pacientes. Mas o que eles acham dos trabalhos prestados pela sua clínica? Para obter essa resposta é fácil, basta usar o NPS.

O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica muito simples para avaliar a satisfação de clientes. Com ele, é possível tomar decisões mais assertivas, atrair e fidelizar pacientes e conquistar maiores resultados.

Quer entender mais sobre essa estratégia e como aplicá-la na sua clínica? Acompanhe esse conteúdo até o final!

Saiba o que é Net Promoter Score

Net Promoter Score, conhecido como NPS, é uma métrica muito utilizada quando se deseja saber como anda a lealdade, a satisfação e o entusiasmo dos clientes com sua clínica. Tudo ocorre através de uma pergunta simples, por exemplo: “Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda esta clínica para alguém?”.

Dependendo das respostas dadas, os clientes são divididos em três tipos:

  • Promotores: pacientes que avaliaram com notas 9 e 10, ou seja, estão extremamente satisfeitos, podendo indicar seus serviços para terceiros sem nenhum problema.

  • Neutros: são aqueles que avaliaram com notas 7 e 8. Em geral, estão satisfeitos, mas ainda possuem dúvidas sobre a marca. Podem até indicar sua clínica, porém com menor intensidade.

  • Detratores: englobam os pacientes que não estão satisfeitos com o serviço nem vão indicar a clínica. As notas variam de 0 a 6.

O NPS é capaz de ajudar as empresas na hora de modificar os serviços prestados aos clientes, buscando melhorar essa experiência com o público.

A partir do momento que o NPS da sua clínica é alto, você certamente terá um relacionamento saudável e de confiança com seus clientes. Quanto menor esse índice, mais atenção deve ser tomada para fazer com que a empresa cresça e os clientes fiquem satisfeitos.

Aprenda a aplicar o NPS na sua clínica

Aplicar o NPS nas clínicas é uma forma de obter um retorno sobre o relacionamento que o paciente tem com seus serviços. Ele se dá através de feedbacks, e, com eles, é possível implementar melhorias e diferenciais na empresa.

É importante lembrar que cada clínica tem as suas necessidades e oferece serviços diferenciados. Por isso, as avaliações também serão diferentes. 

A seguir, entenda como aplicar o NPS de forma tranquila.

  • Colete informações dos pacientes: é importante ter informações básicas sobre os pacientes que responderam à pesquisa, possibilitando que sejam realizadas análises mais completas.

  • Mantenha contato pelo WhatsApp: o uso do aplicativo facilita a comunicação entre as partes envolvidas. É possível fazer o envio de pesquisas de satisfação, como também sugestões de melhorias.

  • Faça pesquisas via e-mail: trata-se de uma técnica conhecida e muito utilizada dentro das ações de marketing digital. Procure automatizar esses envios e ter uma frequência adequada para que os clientes não tenham as caixas de entrada lotadas.

  • Aposte em ferramentas para críticas e sugestões: considere várias maneiras de avaliação, colocando, por exemplo, caixas de críticas e sugestões na sua clínica. É um método antigo, mas muito eficiente e facilitado para a gestão, justamente por ser anônimo e carregar opiniões mais detalhadas.

Motivos para aplicar o NPS na sua clínica médica

O principal motivo de apostar no Net Promoter Score é justamente pela possibilidade de mensurar e avaliar os resultados. Medir os níveis de satisfação dos pacientes faz toda a diferença na hora de alavancar o crescimento do seu negócio e de determinar as melhorias que deverão ser implementadas na clínica.

A seguir, separamos quatro motivos para utilizar o NPS na sua clínica médica. Acompanhe!

1. Melhor visualização de pontos de melhoria

O NPS permite que a equipe consiga identificar como o cliente enxerga o serviço. Ou seja, possibilita um feedback através da promoção de um canal de comunicação no qual o paciente pode se expressar com elogios, críticas ou sugestões.

Assim, fica mais fácil realizar uma avaliação da empresa, identificar o que deve ser melhorado e criar planos de ações para isso.

2. Análise da metrificação de satisfação dos pacientes

Com o uso do NPS, é possível mensurar como foi a experiência do cliente. Por exemplo, se ele indicar seus serviços para um terceiro, é sinal de que ele ficou satisfeito com o serviço que lhe foi prestado.

Por outro lado, no caso de notas ruins, você tem a possibilidade de visualizar que tal cliente pode não retornar.

3. Otimização dos resultados

Com a otimização e análise dos resultados, é possível categorizar as respostas por tipo de serviço, por exemplo: atendimento, estrutura, alimentação e muitos outros.

Assim, o feedback fica mais facilitado, permitindo de maneira mais ágil e fácil o entendimento das principais necessidades dos seus clientes.

4. Análise de resultados mais assertivos

Os resultados assertivos podem direcionar as tomadas de decisão da sua clínica médica. O NPS possibilita melhores análises, já que os direcionamentos são determinados de acordo com as áreas.

Assim, criam-se conclusões efetivas dos resultados, gerando soluções capazes de atenderem às demandas dos pacientes e aumentando, consequentemente, a taxa de fidelização.

Utilize o NPS em sua clínica

Pudemos entender que o NPS possibilita que os clientes deem suas opiniões, oferecendo às empresas oportunidades de melhorias através dos feedbacks.

Uma forma de melhorar ainda mais a satisfação dos clientes é usar um software para gestão clínica, que oferece diversas facilidades para os pacientes de forma personalizada, como agendamentos online e lembretes sobre os atendimentos.

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