software para clínica

É inegável que a tecnologia já chegou na maioria dos setores de atuação do mercado, e no da saúde a situação não é muito diferente. Com ela, inovações como o software para clínica se tornaram uma realidade constante. No restante deste texto, a TDSA fala um pouco mais a respeito do software para clínica, explicando o que ele é e mostrando sua importância e suas funções e vantagens.

Boa leitura!

 

O que é um software para clínica

Antes de entender a importância de contar com um software para clínica, além das funções e vantagens que ele oferece, é preciso saber o que eles realmente são. E a sua definição é bem simples: eles são sistemas que permitem o gerenciamento de uma clínica de maneira completamente digital, facilitando os diversos processos que existem dentro dela.

Em outras palavras, eles reúnem, de forma organizada, todos os dados de uma clínica em um só lugar. Assim, tanto as informações médicas de pacientes quanto dados financeiros ficam disponíveis no sistema. Dependendo do setor de atuação de cada funcionário, ele terá acesso ao que precisa para exercer sua função.

Aqui estamos falando especificamente de softwares para clínicas, mas eles estão longe de ser as únicas opções do mercado. Existem também sistemas para consultórios e hospitais. Da mesma forma, a TDSA oferece outras alternativas, contando não só com o RealClinic, um sistema desenvolvido especialmente para clínicas, mas também com o RealBlood, um software pensado exclusivamente para bancos de sangue.

Qualquer que seja a área da saúde, existe um sistema ideal, pronto para atender todas as necessidades de cada estabelecimento. Este fato, por si só, já mostra a importância de um software médico. Mas não para por aí.

 

A importância destes softwares

Ter um sistema que facilite os processos dentro de uma empresa é de alta importância por, principalmente, aumentar a produtividade. Afinal, quando as todas informações necessárias para executar as funções diárias estão presentes em uma única tela, é muito mais fácil ter o controle das ações e fazer o tempo render mais.

Além disso, outro fator que faz os softwares para clínicas serem importantes são as funções específicas que eles têm, incluindo módulos que fazem parte das rotinas destes locais. Se a clínica opta por utilizar um sistema generalizado, ela até pode conseguir fazer o cadastro de pacientes como se eles fossem os clientes e gerenciar as finanças da empresa, porém ela perde a possibilidade de gerar prontuários eletrônicos, por exemplo.

 

Funções do software para clínica

E, já que começamos a falar sobre as funções específicas de um software para clínica, é de muita validade explicarmos algumas delas, visto que são elas que diferenciam os sistemas feitos especialmente para a área da saúde dos genéricos. E a primeira função, que citamos brevemente acima, é o prontuário eletrônico. Diferenciando-se dos prontuários comuns de papel, eles apresentam maior acessibilidade e segurança.

Caso você queira saber mais, a TDSA tem um texto inteiro falando exclusivamente sobre o prontuário eletrônico, explicando com detalhes o que ele é e mostrando sua importância. Você pode conferi-lo por este link.

Mais uma função tão importante quanto o prontuário eletrônico que podemos citar aqui é a agenda digital. Enquanto nos registros antigos, feitos no papel, era possível fazer anotações erradas e até mesmo danificar ou perder os documentos, na agenda digital algo assim não é uma realidade. Outra característica dela é que quem precisar acessar as informações não precisa ir atrás do papel. Basta acessar o sistema e pronto, os dados estarão ali, facilitando a organização tanto dos médicos quanto da secretária.

 

Suas vantagens

Cada uma das funções que acabamos de citar — além de todas as outras —, como é de se imaginar, apresenta vantagens. E as principais vantagens de um software para clínica são:

 

Alta produtividade

Qualquer sistema que reúne diversos dados em um só local automaticamente reduz muito a quantidade de passos necessários para completar uma tarefa. Consequentemente, todos os funcionários da clínica ficam bem mais produtivos, conseguindo fazer muito mais em menos tempo. A alta produtividade é uma grande vantagem por diretamente trazer mais lucros.

 

Informações mais seguras

Um software para clínica é capaz de promover a segurança das informações de pelo menos duas maneiras diferentes. A primeira delas é por dispensar o uso do papel — preservando o documento e garantindo que ele não se perca após ser manuseado por diversas pessoas. 

A segunda é limitando o acesso somente a pessoas autorizadas. Além de ser necessário ter uma senha para acessar as informações, diferentes usuários possuem acesso a diferentes dados — secretárias não conseguem ver o mesmo que médicos, por exemplo.

 

Armazenamento na nuvem

Softwares, por serem online e funcionarem com utilização da internet, não deixam os dados armazenados internamente. Todas as informações ficam guardadas na nuvem. O benefício que isso traz é muito claro: economia de espaço. Economiza-se tanto o espaço no HD dos computadores quanto espaço físico que seria utilizado para guardar os papéis.

E mais: o armazenamento na nuvem também propicia vantagens relacionadas à segurança. Para garantir que as informações não sejam perdidas, a empresa do sistema é encarregada de realizar rotinas de backup. Por fim, há ainda a redução de custos que ele traz, já que não há a necessidade de adquirir um servidor robusto para armazenar o sistema internamente.

 

 

Conseguiu ver com mais clareza a importância de contar com um software para clínica? E entendeu suas vantagens? Se você possui uma clínica ou trabalha em uma, não acha que está na hora de implementar um software você também? Venha ser um parceiro da TDSA!

O RealClinic é um sistema desenvolvido especialmente para clínicas. Entre aqui e conheça mais sobre ele!