Qual o retorno de um investimento em software para clínica

ROI, é uma sigla em inglês que se refere ao retorno gerado por um investimento ou o retorno sobre investimento (Return on investment). É um parâmetro que determina e analisa um retorno obtido, ou não, resultante de uma aplicação financeira.

Fórmula de medição:   ROI= (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial

Ex.: (10.000 – 2.000) / 2.000 = 4   ou seja, retorno de 4x o valor investido

Mas qual o retorno de um software para clínica? Uma pergunta feita por muitos administradores, que muitas vezes por não terem esta resposta acabam optando pela não aquisição de um programa de apoio a gestão, mas um investimento feito em informática não deve ser visto diferentemente do que qualquer outro investimento feito na clínica, como em infraestrutura por exemplo, a aquisição de uma solução em TI não é um gasto e sim um investimento que trará retorno.

Como exemplo, um sistema qualificado e adequado a atender o seu negócio pode garantir ou reduzir o número de faltas e horários vagos na agenda, com um gerenciamento de listas de espera e envios de e-mails e SMS para lembretes e confirmação de consultas diminuindo os agendamentos cancelados e faltas em atendimentos agendados.

 

DIFERENÇA DE UM ERP DE SAÚDE E UM SOFTWARE BÁSICO

Softwares ERP são configurados pelos usuários para que se alinhe ao modelo de negócio que a clínica utiliza enquanto um software básico atua apenas…

Outro ponto a se observar como benéfico na aquisição de uma solução em software são os dashboards de controle e análise de indicadores, que dão apoio ao administrador na tomada de decisão e possibilitam uma avaliação de tendências na operação com gráficos pragmáticos e atualizados em tempo real, gerando informações fundamentais para gestão.

Acompanhar sua operação e administração é o primeiro passo para uma gestão assertiva, rentável e segura de seu negócio e um software que ofereça estas ferramentas com certeza será um investimento que comprovará a você o seu valor inicial.

Mas mesmo com as informações de valor agregado pelo software e as melhorias que ele traz, muitos investidores só observam o preço de um sistema, e medem sua efetividade por este valor, o que é um erro grave.

Também acontece de a busca por um equilíbrio financeiro entre receitas e despesas, acabe ofuscando a importância de um software atuando na clínica, ou uma reforma física do estabelecimento que muitas vezes vem antes da reformulação dos processos internos que um software proporciona, adiando mais ainda a aquisição de um sistema.

Para te ajudar a ver os benefícios trazidos por um software para saúde veja alguns indicadores de retorno prático do sistema:

– Aumento de atendimentos. Um sistema adequado ao seu modelo de negócio reduz o tempo de trabalho manual e gera um aumento no número de agendamentos/atendimentos.

– Aumento de receita com as melhorias nas práticas de faturamento. Um software com ferramentas que evitam pendencias junto a operadoras considerando informações fundamentais no faturamento e auxiliando no recurso rápido de eventuais glosas, melhora seus resultados financeiros.

– Controle das informações e auxilio na tomada de decisão. Facilitar a tomada de decisão com analises completas da operação, do fluxo de caixa e de suas contas a pagar e a receber de forma integrada e simplificada, são pontos positivos e motivadores para aquisição de um sistema em sua clínica.

– Aumento de eficiência e otimização de tempo. A otimização de tempo das atividades possibilita à operação uma aplicação de esforços em outras áreas, assim um tempo que antes era gasto no preenchimento e repreenchimento de informações pode ser direcionado a agendamentos e atendimentos com a integração das informações e registro seguro de seus dados no sistema.

Além de:

– Diminuição de tempo de espera em atendimentos

– Facilidade no acesso as informações

– Prevenção de erros

– Aumento da eficiência (resultado x tempo de trabalho)

– Maior segurança no registro das informações

– Um software que possibilita o acesso web dá a clínica uma independência de infraestruturas físicas e de gastos em manutenção de servidores

Analisando os pontos críticos e a situação econômica financeira de sua clínica um investimento em um sistema de apoio a gestão e a operação é uma decisão que deve ser tomada o quanto antes. Os valores agregados e as facilidades que um software qualificado oferece são fundamentais para o crescimento do seu negócio e tornam-se indispensável o seu uso depois de aderido à clínica.

Quando estiver fazendo uma pesquisa de softwares para sua clínica leve em consideração os pontos aqui abordados como positivos para um sistema e terá a possibilidade muito grande de estar fazendo um investimento positivo no seu negócio.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e demonstrado o quão importante para seu negócio um sistema pode ser, caso tenha identificado a necessidade ou tenha se agradado das funcionalidades que descrevemos acima o RealClinic tem a oferecer essas e outras ferramentas para sua clínica, entre em contato conosco e conheça o sistema.