c8bda8f7-3e22-4fd6-bf9e-470f7b64558e

Sempre que a palavra ‘gordura’ surge em uma conversa sobre dieta é motivo de críticas. Mas existem várias fontes de gorduras e muitas delas são essenciais ao funcionamento do organismo e absorção de vitaminas. Por isso, a escolha da gordura é importante: conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia, até 30% das calorias totais da dieta devem ser gorduras, porém devem ser gorduras saudáveis.
Do total de gorduras ideal para consumo, a saturada deve ser menor que 7%, da poliinsaturada (peixes e linhaça) de até 10%, e até 20% de gordura monoinsaturada (azeite de oliva). A gordura que deve ser evitada está, principalmente em frituras, alimentos processados e carnes gordurosas. Confira a seguir o benefício da gordura saudável em cada parte do organismo:

Cérebro

O cérebro precisa das gorduras para manter a memória ativa e o raciocínio rápido. Mas, para isso, o mais indicado é consumir, de maneira equilibrada, ômega-3 e ômega-6, que protegem a estrutura responsável pela transmissão do estímulo de um neurônio para o outro. O ômega-3 é encontrado em peixes de águas frias e profundas como salmão, arenque, sardinha e atum. O ômega-6 aparece nos ovos, no leite, nas carnes vermelhas e no óleo de girassol, por exemplo.

Ossos

As gorduras são essenciais para a absorção da vitamina D, que auxilia na fixação do cálcio nos ossos, fortalecendo sua composição e evitando diversos problemas, como a osteoporose e outras doenças.
Funcionamento das células
Todas as células recebem uma membrana de gordura, que é fundamental para seu funcionamento correto. Assim, os fosfolipídios, encontrados na soja e nos ovos, são os principais componentes das membranas celulares, junto às gorduras poliinsaturadas, também encontradas na linhaça.

Circulação

Uma dieta rica em ômega-3 melhora a circulação sanguínea, porque esta gordura tem poder desinflamante e diminui a pressão nos vasos sanguíneos. Ao cuidar da saúde dos vasos sanguíneos, você também cuida da saúde do coração e do cérebro, já que a irrigação é facilitada.

Coração

As gorduras poliinsaturadas, como o ômega-3, diminuem a concentração do colesterol ruim, além de possuírem efeito anti-inflamatório, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. Portanto, o consumo de gorduras presentes nos peixes como atum, arenque, sardinha e salmão e na linhaça é fundamental.

Fonte: Gastroclínica Florianópolis