Quais as especialidades médicas mais rentáveis?

Existem muitas especialidades médicas a se considerar em uma clínica. No entanto, nem todas elas têm a mesma taxa de lucratividade para o negócio. Apesar de a área da Saúde ter uma abordagem de responsabilidade social e de preocupação com o paciente em primeiro lugar, ainda assim trata-se de um negócio em que se aplicam as mesmas regras de qualquer empresa: margem de lucro, ponto de equilíbrio e organização financeira de forma geral.

Por isso, é importante que muitas clínicas saibam como trabalhar com especialidades mais lucrativas, de modo a facilitar sua vida financeira. Em alguns aspectos, é uma abordagem estratégica: uma especialidade com maior margem de lucro ajuda a financiar outra mais importante, mas com menos lucratividade. Considerando que o Brasil é um mercado em que 50% das empresas não sobrevivem aos primeiros 5 anos de atividade, é vital conseguir se organizar financeiramente.

E aí, quer saber quais as especialidades médicas mais rentáveis para ter em sua clínica? Então, siga a leitura do artigo abaixo!

7 especialidades médicas rentáveis

1. Pediatria

Crianças necessitam de constante cuidado, e por isso a área da pediatria é tão rentável. O pediatra é encarregado de fazer check-ups mensais e exames de rotina, acompanhar o crescimento, observar a alimentação e guiar os pais no início da jornada do cuidado de seus filhos.

Áreas de especialização da pediatria, como nutrição, cirurgia, cardiologia são ainda mais rentáveis, por ter poucos profissionais atuando, e exigir grande responsabilidade no trabalho.

2. Cirurgia Plástica

A carreira da cirurgia plástica é permeada de prestígio e valorização, e quando um profissional atinge o patamar de grande renome, pode faturar ainda mais do que a média do mercado. Além disso, essa é uma área que exige muita confiança por parte dos pacientes, que buscam alguém competente e disposto a atender suas mais diversas necessidades. Uma vez que essa confiança é estabelecida, o cirurgião tende a conseguir mais e mais clientes por meio de recomendações e avaliações positivas.

3. Ortopedia

Esta é uma área extremamente valorizada, pois o ortopedista tem grande conhecimento geral e específico sobre o corpo, desde a postura até a problemas mais sérios como fraturas e deslocamento. Questões relacionadas à ortopedia também atingem todas as idades, gêneros e classes, portanto, há grande demanda desse serviço.

4. Obstetrícia 

Gestantes buscam o que há de melhor para seus bebês e para que o parto seja como sempre sonharam. Por isso, estão dispostas a investir em clínicas particulares para que possam receber a atenção e cuidados necessários neste momento de fragilidade emocional e grandes mudanças.

5. Geriatria

Pessoas idosas precisam de cuidados constantes, e buscam profissionais confiáveis que escutem seus problemas, ofereçam conforto emocional e tratem de sua saúde. Uma clínica que ofereça a especialidade de geriatria seguindo essas características conseguirá muitos pacientes, que, por sua vez, levarão mais pacientes por meio de recomendações positivas.

6. Dermatologia

A área da dermatologia cuida desde problemas de pele relacionados à saúde, até procedimentos estéticos que não necessitam de cirurgia, como botox e preenchimento facial, por exemplo. Enquanto a parte relacionada à saúde é rentável pela frequência de pacientes, o prestígio e a faixa de renda dos clientes são os motivos da parte estética ser tão bem sucedida financeiramente.

Além disso, a área conta com exames de baixo custo e tratamentos com alto valor agregado. Essa combinação permite uma margem de lucro muito significativa para a clínica. Isso sem falar, é claro, no fato de que existem muitos serviços na área que podem ser feitos em um mesmo paciente.

7. Cardiologia

A cardiologia é uma das principais especialidades médicas e, também, uma das que conta com os equipamentos e exames mais caros para a clínica. Mesmo assim, ela merece um lugar na lista de mais lucrativas por causa da sua ampla demanda e valor agregado.

No Brasil, a causa número 1 de mortes são as doenças cardiovasculares. Grande parte da população sofre com hipertensão, alimenta-se mal e acaba tendo de consultar um cardiologista eventualmente.

Como a demanda é alta e o valor agregado da especialização também é significativo, a Cardiologia se torna uma área lucrativa para qualquer clínica, especialmente se a qualidade do atendimento e dos exames for alta.

Pronto! Agora que você já conhece as principais especialidades médicas que contam com uma boa margem de lucro, pode ver se alguma delas cabe na sua clínica e inseri-la para ter uma lucratividade maior no negócio. Ainda que a Saúde seja uma área em que o lucro está em segundo lugar, ele ainda assim é vital para que a empresa siga funcionando adequadamente. Por isso, lembre-se: buscar uma margem de lucro maior em um ponto ajuda a financiar outra área menos lucrativa. Pense estrategicamente para manter sua clínica com boa saúde financeira.

Gostou das nossas dicas? Que tal conferir mais conteúdos de valor para a gestão da sua clínica? Então, curta a TDSA no Facebook e siga nossa página no Instagram!