Conheça o sistema de gestão médica RealClinic e saia das planilhas

Um sistema de gestão médica pode e deve otimizar o seu tempo, mesmo que você pense que uma planilha possa ajudar de início. Com as informações reunidas em um só lugar no consultório, fica muito mais fácil ter uma visão mais ampla do processo.

Isso inclui desde o controle das consultas particulares e por convênio até as contas que precisam ser pagas todos os meses.  

Conforme o número de atendimentos aumenta, o fluxo de alimentação da planilha dobra. Nessa situação, a planilha pode deixar de ser uma ferramenta facilitadora para se tornar um problema. Vai exigir muito mais atenção, cuidado e tempo de manuseio. A partir do momento que novas habilidades são exigidas, o erro humano pode acontecer mais naturalmente. É nesse momento que a tecnologia é necessária.

O que é um sistema de gestão médica?

Sistemas de gestão médica são ferramentas desenvolvidas tecnologicamente para facilitar a organização e acesso das informações de pacientes, além de toda a parte administrativa e burocrática ficar retida nelas e ser mais fácil controlar. 

Imagine tudo que um negócio precisa, desde o começo até o fim, em um só lugar? Isso é um sistema de gestão médica, como o RealClinic. Sua principal finalidade é aumentar a produtividade e agilizar processos que fazem parte da rotina dos médicos e dos gestores das clínicas. 

Quais são os benefícios?

A área da saúde pede inovação e qualidade do atendimento a todo instante. Por isso, separamos algumas vantagens da utilização de sistema de gestão médica. São eles:

1 – Proteção de dados 

Montar uma planilha com todas as informações que você precisa é uma tarefa árdua e sujeita a falhas. Já pensou se, por conta de algum código ou de uma exclusão acidental, você perder tudo que anotou nos últimos dias? 

Nessa confusão, uma consulta pode ser marcada erroneamente e você tem um cliente a menos na sua conta. Os dados da sua clínica ficam mais seguros em um sistema de gestão médica. Além da ferramenta ser preparada para lidar exclusivamente com informações privadas, o acesso a ela só é liberado para pessoas previamente autorizadas.

2 – Centralização de informações 

Utilizar planilhas para cuidar do financeiro te limita a sempre ter um arquivo atualizado por perto. Se você precisar fazer alguma anotação de um computador diferente ou no próprio telefone não terá, aí precisa de outra planilha ou aplicações para atender essa nova demanda em mãos. 

Isso gera mais uma etapa no processo e mais tempo e energia no desenvolvimento das suas tarefas. Não seria muito mais fácil se pudesse acessar as informações mais atualizadas independentemente do local? Isso é possível com um sistema de gestão médica. 

3 – Agilidade no faturamento 

Por quantos dias você carregaria uma dor de cabeça causada por perder todos os dados de uma planilha ou por não ter fácil acesso a elas? Algumas contas a pagar poderiam ficar para trás e algumas confusões de agendamentos e recebimentos de pacientes poderiam tumultuar a rotina, certo?  

A tecnologia está aí para evitar esse tipo de problema e livrar as preocupações. Por isso que um sistema de gestão médica é mais confiável para o registro, controle e monitoramento do seu faturamento. Com o sistema da RealClinic por exemplo, você consegue: 

Cadastrar despesas

O sistema de gestão médica permite catalogar os gastos que você tem com a clínica todos os dias. Sempre que uma despesa se repetir, você já terá tudo configurado para fazer a anotação, economizando tempo de digitação. Mais do que cadastrar o item, também é possível registrar a forma de pagamento, seja boleto bancário, cartão de crédito ou em espécie. 

Prever o faturamento

Você pode registrar na aba contas a receber todas as entradas que vai receber nos próximos dias, diferenciando o que é proveniente de consultas particulares e o que tem origem de consultas marcadas por convênio. 

Também é possível aplicar filtros e entender qual profissional está levando mais rendimento para a clínica a cada mês. Ter uma previsão financeira é necessário para pensar se é preciso diminuir gastos, contratar novos colaboradores e se é possível investir em tecnologia e equipamentos. 

Controlar o fluxo de caixa

Todas as movimentações da clínica podem ficar em um só lugar, facilitando a leitura e a percepção do que entrou e do que saiu. Nessa aba do sistema de gestão da RealClinic, você consegue ter uma rápida e fácil visualização de todos os lançamentos, podendo ainda filtrar por tipo de conta, como condomínio, aluguel, consultas e produtos.