Image Alt

TDSA Sistemas

  /  Blog   /  A Importância do Backup programado

A Importância do Backup programado


Uma empresa que perde a informação de clientes, contratos ou arquivos importantes seria capaz de manter-se em funcionamento?
Atualmente, como parte das suas atividades diárias, muitas empresas armazenam uma infinidade de informações indispensáveis e necessárias em seus computadores. Tais dados são provenientes de clientes, fornecedores, funcionários e parceiros de negócios. São arquivos importantes na operação corporativa, como contratos, propostas, apresentações, entre outros. Muitos creem que as suas informações estarão protegidas em seus computadores por um longo prazo, enquanto as mantiverem livres das ameaças e malwares.
Por outro lado, a realidade pode ser diferente. Os computadores, apesar de terem componentes digitais considerados mais duráveis que os mecânicos, possuem ainda estes últimos em seus interiores. Um exemplo de um componente mecânico são os discos rígidos, nos quais todas as informações de uma empresa são armazenadas. Isto implica, não só na vulnerabilidade dos computadores em relação a eventuais ataques digitais, como os vírus ou ações de piratas informáticos, mas também de falhas mecânicas relacionadas à forma como se executa o disco rígido. Por isso, é fundamental ter sempre um “backup” de todos os seus arquivos.
O valor da informação é crítico. Dados originados por uma empresa durante seus anos de existência podem chegar a ser um dos ativos mais importantes para manter e promover o crescimento de seus negócios. Por este motivo, é necessário repensar este tema com as seguintes questões:
• Como o negócio seria afetado se perdesse toda a informação armazenada em seus discos rígidos?
• Uma empresa que perde a informação de clientes, contratos ou arquivos importantes seria capaz de manter-se em funcionamento?
• Quanto tempo uma empresa leva para retomar suas funções normais?
Estas perguntas podem ser a chave para que um negócio determine o valor da informação, seguindo o ritual de salvá-la em um disco rígido e investir para assegurá-la.
No momento de decidir como realmente preservar estas informações vitais, as empresas deveriam avaliar a possibilidade de investir em um “backup” externo. Esta é uma alternativa altamente recomendada, porque permite recuperar a informação necessária mesmo que seus escritórios estejam passando por um evento inesperado, como incêndio, terremoto, inundação, roubo, entre outros.
Neste cenário, optar por uma solução tecnológica que possibilite a criação de uma cópia de seus arquivos na nuvem pode ser um bom caminho. Caso haja algum incidente, os arquivos estarão protegidos e acessíveis prontamente, viabilizando a retomada das atividades regulares em horas ou minutos. Ao escolher o backup externo, as empresas têm como benefício adicional a economia de recursos financeiros em comparação a outros métodos, como os backups em “tape” ou fita, pois o usuário paga apenas pelo que consome.
Vale ressaltar que, mesmo com uma infraestrutura externa de armazenamento das informações, as empresas sempre devem prevenir situações de perda com armazenamentos programados com frequência, seja interna ou externamente. Afinal, realizar o backup de informações preciosas é cuidar da solidez empresarial a longo prazo.
Fonte: https://www.oracle.com