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Importância de utilizar os KPIs nas clínicas médicas

7 indicadores de desempenho fundamentais para as clínicas

Os indicadores de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicators), como são popularmente conhecidos, são necessários para mostrar se sua clínica está ou não atingindo o sucesso das estratégias estabelecidas. Os pontos são mensurados com base nos bons resultados e no que deve ser melhorado.

Você sabe quais são os principais indicadores para clínicas? Essas ferramentas devem se fazer presentes para que as melhorias sejam conquistadas. Continue a leitura e fique por dentro do assunto. Vamos lá!

Entenda o que são os indicadores de desempenho

Os Key Performance Indicators, que em tradução livre significa Indicador-chave de Desempenho, são estratégias muito utilizadas na hora de monitorar os resultados das mais diferentes áreas de uma empresa, incluindo a da saúde.

Portanto, todos esses indicadores de desempenho servem para mostrar constantemente como as clínicas andam, realizando análises sobre a quantidade e qualidade dos atendimentos prestados.

Junto aos KPIs, é possível realizar mudanças estratégicas para melhorar os números ou resolver quaisquer problemas que possam surgir.

Conheça os 7 indicadores de desempenho considerados essenciais para as clínicas

Os indicadores de desempenho considerados essenciais para as clínicas são aqueles presentes no dia a dia, responsáveis por medir a satisfação e a rentabilidade do ambiente. 

Sempre que for utilizar KPIs, selecione apenas os que se encaixam com o seu negócio. A seguir, conheça 7 indicadores para clínicas:

1. Tempo de espera

O tempo de espera costuma ser a principal causa das insatisfações dos pacientes em clínicas, isso porque ninguém gosta de aguardar muito tempo. Para evitar esse problema, procure investir em conforto, incluindo boas fontes de entretenimento, Wi-Fi liberado e até mesmo iluminação natural. Assim, fica mais fácil garantir uma melhor gestão da sala de espera, e os pacientes ficam mais dispostos a esperar o necessário para serem atendidos.

2. Satisfação dos pacientes

Algumas ações definidas podem proporcionar as melhores experiências aos seus clientes. Os primeiros passos são evitar filas na sala de espera e oferecer opções de pagamento e agilidade entre os procedimentos. Todas essas são formas de atrair positivamente os pacientes.

Outro ponto que merece atenção é ouvir os pacientes, buscando, através dos feedbacks, melhorar o atendimento, garantindo satisfação e fidelização deles.

3. Qualidade no atendimento

Proporcionar atendimentos de qualidade se associa com a satisfação dos pacientes, fazendo com que este seja o principal dos indicadores de desempenho. Afinal, é através dele que a clínica consegue atrair mais clientes e fidelizar os que já utilizam os atendimentos.

Quando mensurado, esse indicador possibilita realizar ajustes nos procedimentos da clínica, principalmente no tempo de espera.

4. Taxa de retorno dos pacientes

A taxa de retorno é um indicador relacionado com a quantidade de pessoas que volta a procurar atendimento na sua clínica depois de um primeiro atendimento, seja para retorno, seja para um novo procedimento.

Atente-se a este ponto, pois, quando a qualidade passa a ser percebida, o número de novos atendimentos podem aumentar, ou seja, é importante mensurar por períodos, por exemplo, indo da primeira consulta ao retorno de cada paciente.

5. Cancelamentos

Ninguém quer um alto índice de cancelamentos, certo? Então, é preciso ter atenção à quantidade de consultas que são canceladas. Se ocorrerem de forma frequente, é sinal de que o atendimento ou relacionamento com clientes podem estar tendo falhas.

É comum que os pacientes se esqueçam e faltem às consultas. Nesse caso, ter estratégias que os lembrem, como confirmações dias antes pelos canais digitais de comunicação, é uma maneira de reduzir esses cancelamentos.

6. Retorno sobre o Investimento (ROI)

A saúde financeira do estabelecimento merece atenção. Nesse caso, o ROI é um dos indicadores mais funcionais para realizar esse acompanhamento, tudo pelo fato de ele relacionar toda quantidade investida para projetos com o retorno financeiro que será obtido.

O cálculo do ROI deve ser realizado da seguinte maneira: (Receita Custo) / Custo X 100.

7- Produtividade

Analise se os processos da sua clínica estão funcionando de forma correta. Na parte da produtividade, são verificados procedimentos que vão de agendamento da consulta a envio de receitas. 

É indicado observar alguns pontos, sendo eles:

  • quantos pacientes são atendidos por cada profissional;
  • tempo médio gasto durante as consultas;
  • tempo médio entre a realização dos exames e a entrega dos resultados.

Lembre-se: se a clínica apresenta uma produtividade baixa, é necessário ir em busca de métodos que agilizem os processos. 

Apostar nos indicadores de desempenho é uma ótima opção na hora de otimizar as rotinas da sua clínica. Sempre direcione as ações para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos seus pacientes.

Com a tecnologia em alta, algumas ferramentas digitais, como o prontuário eletrônico e os softwares de gestão, podem ser aplicadas nos processos médicos, facilitando ainda mais o dia a dia dos profissionais.

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