Image Alt

TDSA Sistemas

  /  Blog   /  Como evitar imperícia médica?
Imagem mostra casal chorando após imperícia médica

Como evitar imperícia médica?

A imperícia médica é um dos maiores medos de quem trabalha na área médica. Afinal de contas, além de ser uma causa comum para processos contra clínicas ou médicos, ainda costuma ser um evento que causa danos ao paciente, muitas vezes fatais. Por isso, é uma das coisas que todo profissional da Saúde quer evitar e passa anos em treinamento e estudos na faculdade justamente para que não aconteça.

No geral, a imperícia médica não deve acontecer nunca. No entanto, existem casos além do controle dos envolvidos em que a situação ocorre. Dito isso, quando casos de imperícia acontecem muito frequentemente, é sinal de que há algo errado dentro da clínica ou hospital e que é necessário uma intervenção para prevenir novas ocorrências e salvar vidas nesse processo.

Quer saber o que fazer para evitar imperícia médica dos profissionais da sua clínica? Então, siga a leitura do artigo abaixo!

O que é imperícia médica?

A imperícia médica acontece quando um profissional da área da Saúde realiza um procedimento ou ação de forma errada, sem seguir as normas determinadas pelos órgãos responsáveis.

Normalmente, é mais comum que situações do tipo aconteçam quando um médico especializado em uma área tenta fazer um procedimento de outra. É raro de ocorrer, mas não é impossível.

Um exemplo seria ver um clínico geral realizar uma cirurgia que ele considera simples, como uma lipoaspiração. No entanto, mesmo os procedimentos mais simples são muito complexos e podem gerar consequências catastróficas se o profissional não foi treinado especificamente para realizar aquela tarefa.

A imperícia não é, no entanto, o único erro que um médico pode ocorrer. Existem outras situações que não devem, mas podem ser realizadas dentro de uma clínica médica.

Uma delas é a imprudência médica. Ela ocorre quando um profissional médico age de forma imprudente, sem cautela e sem se preocupar com as consequências. Nesse caso, ele tem total conhecimento do que pode ocorrer caso faça um procedimento, mas ignora essa possibilidade e realiza a ação mesmo assim, gerando consequências negativas.

Já outra situação é a negligência médica, que fica caracterizada quando uma ação é feita sem que o médico tome as devidas precauções para zelar pela vida e saúde do paciente. Quando isso não é feito por omissão, falta de atenção ou descaso, fica considerada a negligência médica.

Todas essas três situações (negligência, imprudência e imperícia médica) são tipos diferentes de erros médicos. Quando eles acontecem, as consequências são normalmente devastadoras e podem custar vidas.

O que fazer para evitá-la?

Evitar imperícias médicas é vital dentro da sua clínica médica. Além delas terem um dano humano gigantesco (são vidas que podem ser perdidas, fora o baque na moral de sua equipe), ainda podem gerar processos e problemas econômicos para a empresa.

Mas o que fazer para evitá-las? Existe alguma coisa que possa ser feita além de contratar apenas bons médicos? Sim: ter uma boa gestão.

Quando ocorre, a imperícia médica, normalmente ela é fruto da falta de gestão de um hospital ou clínica no sentido de sobrecarregar médicos e profissionais da Saúde, fazendo com que eles troquem responsabilidades entre si.

O mesmo vale para a negligência médica, que comumente ocorre quando o profissional de Saúde está de plantão por muito tempo ou acumulou muitos pacientes para atender no mesmo dia, normalmente trabalhando nesse ritmo por semanas sem parar. Por isso, ele fica mais propenso a cometer erros de imperícia ou de negligência.

Uma solução para isso é fazer uma boa gestão, capaz de garantir as horas certas de trabalho para todos os profissionais, especialmente aqueles que precisam estar mais relaxados e descansados durante eventos importantes.

Para isso, é vital ter em mãos um planejamento completo da agenda de todos os profissionais da sua clínica, as horas trabalhadas e a dificuldade das tarefas que serão realizadas. Com isso, será possível organizar melhor o cronograma de trabalho para evitar imperícias.

O que fazer quando ela já ocorreu?

Quando a imperícia médica já aconteceu, não há muito que pode ser feito. Por isso, o ideal é preveni-la. No entanto, a clínica pode tentar realizar algumas ações para mitigar os danos.

O primeiro passo é oferecer apoio ao paciente que sofreu a imperícia ou sua família, se for o caso. Além de ser o moralmente correto, ajuda a reduzir os danos via ação judicial.

Para completar, a clínica deve reunir todas as informações e dados que ajudem a explicar o que levou o evento a ocorrer e aplicar medidas que evitem essa situação no futuro.

Agora que você aprendeu como trabalhar para evitar ocorrências de imperícia médica em sua clínica, conseguiu entender qual a importância de ter uma boa gestão. Afinal de contas, quando o local de trabalho é bem gerido, com horários razoáveis e recursos para os profissionais fazerem o trabalho necessário, as condições para a realização de erros diminuem muito.

Quem ajuda a melhorar a gestão do seu negócio é o RealClinic. O software permite que uma clínica médica receba melhor qualidade de gestão. Quer saber como ele pode ajudar a sua clínica? Então, fale com um dos nossos representantes agora mesmo!