Entenda o papel das clínicas para as campanhas do Novembro Azul
Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul é um mês de conscientização, nesse caso, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de próstata.
A campanha é necessária, considerando que a doença é predominante em todo o território brasileiro, com uma estimativa de 72 mil novos casos anualmente.
Visando reforçar a conscientização durante o mês, elaboramos este conteúdo para que você compreenda a importância da sua clínica e, ainda, as dicas para proporcionar campanhas do Novembro Azul. Continue a leitura até o final e confira!
Clínica: entenda o seu papel durante o Novembro Azul
De forma simples e direta, o principal papel das clínicas durante as campanhas voltadas para o Novembro Azul é e sempre será a conscientização.
Compreende-se a dificuldade em fazer com que as pessoas compareçam para realizar exames preventivos. Por isso, é essencial que exista um trabalho influente, sabendo que, muitas vezes, uma postagem em redes sociais não é o suficiente.
É imprescindível que haja auxílio para que seus pacientes levem uma vida mais tranquila e segura. Uma alternativa são as campanhas, que têm a capacidade de criar sensações de importância para o assunto.
Seja qual for o método de conscientização, a sua clínica será o porto seguro para incentivar, orientar e auxiliar o público, não somente em meses específicos, mas, sim, ao longo de todo o ano.
Vamos falar sobre o câncer de próstata!
O câncer de próstata é uma doença frequente na vida dos homens, principalmente daqueles que não se previnem.
De forma geral, esse tipo de câncer atinge a glândula localizada abaixo da bexiga e no entorno da uretra, sendo comum em homens com mais de 50 anos. Porém, é importante sempre estar atento em qualquer idade, principalmente quando detectada dificuldade em urinar.
Em fase inicial, o tumor pode não apresentar nenhum tipo de sintoma, sendo constatado por exames. Já em fase avançada, é possível identificar alguns sintomas:
- dores nos ossos;
- dores para urinar;
- vontade constante de urinar;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Sendo assim, a prevenção é o melhor caminho. Caso existam casos na família, indica-se que o exame preventivo passe a ser realizado anualmente a partir dos 45 anos. Se não houver histórico, deve-se começar aos 50 anos.
5 ideias de ações para realizar uma campanha eficaz na sua clínica
Você deve estar se perguntando: como praticar ações conscientes na minha clínica para o Novembro Azul?
Não se preocupe, separamos ideias incríveis e simples para reforçar a importância da data. Vamos conhecê-las!
1. Decore a clínica com as cores da campanha
Deixe a clínica com a cara do Novembro Azul. Faça decorações temáticas, que remetem a importância da campanha aos colaboradores e aos pacientes.
Mas não precisa ficar apenas em ambiente físico. Aplique-as também nas redes sociais, destacando as cores do mês em toda comunicação.
2. Inclua o Blue Day
Defina um dia do mês e convide todos os seus colaboradores a utilizarem uma camiseta azul, demonstrando solidariedade em uma data tão especial. Além disso, promova o símbolo da causa contra o câncer de próstata, para que todos o utilizem durante o período de conscientização.
3. Aposte nas redes sociais
Atualmente, as redes sociais vêm sendo um dos recursos mais poderosos quando se trata do compartilhamento e da disseminação de informações. Sendo assim, utilize-as para divulgar as campanhas do mês de novembro.
Realize postagens de materiais informativos, publicações sobre os exames relacionados à saúde do homem que são realizados na clínica e muito mais.
4. Fixe cartazes informativos
A disponibilidade de cartazes informativos em pontos estratégicos é uma boa forma de trabalhar no Novembro Azul. Coloque-os na recepção, nas salas de espera e até mesmo dentro dos consultórios.
Os materiais podem ser encontrados na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, sendo totalmente seguros, e ainda no site da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no qual os conteúdos ainda são de 2022, mas podem servir de inspiração até que a versão de 2023 seja divulgada.
5. Leve o assunto para os atendimentos clínicos
Mesmo que a clínica não seja de oncologia e urologia, é importante que os profissionais falem com os pacientes sobre o câncer de próstata, seja qual for a especialidade.
É fundamental questionar como está a saúde do paciente, saber se ele compreende a importância do Novembro Azul e indicar a realização de exames. São atitudes simples, mas que demonstram uma preocupação com a saúde das pessoas.
Aposte nos softwares de gestão para realizar campanhas em prol do Novembro Azul
O foco principal do Novembro Azul é conscientizar os pacientes sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, consequentemente, aumentando as chances de cura.
Com auxílio tecnológico, é possível simplificar a comunicação, promovendo processos cada vez mais rápidos. Assim, um software de gestão possibilita o uso de inúmeras funcionalidades para alcançar o público e se posicionar como referência no assunto.
É válido, ainda, aproveitar o momento dedicado às campanhas e oferecer exames preventivos contra o câncer de próstata. Procure convidar o maior número de homens possível, sempre os deixando orientados e cientes dos cuidados.
Não se preocupe com superlotação ou atendimentos falhos na sua clínica durante esse período. Conte com o RealClinic, um software repleto de funcionalidades, as quais se destacam:
- agenda médica online, facilitando a realização de exames e promovendo ao paciente autonomia em marcar os procedimentos;
- prontuários eletrônicos que armazenam dados e atualizam os quadros dos pacientes;
- envio de mensagens customizadas por meio da automação de campanhas.
Ou seja, com o auxílio do RealClinic, é mais fácil criar vínculos entre clínica e público, estimulando a busca por exames preventivos.
Que tal beneficiar seus pacientes com um serviço automatizado? Fale com nossos especialistas, agende uma demonstração e vamos, juntos, lutar para que a conscientização exista todos os dias, e não apenas no mês de novembro!
Homem também precisa se cuidar. Previna-se!