Saiba como conquistar a primeira página do Google com o SEO para clínicas
Estar na primeira página do Google é o desejo de muitas pessoas, sendo ainda uma enorme vantagem para as clínicas médicas quando se trata de competitividade.
Conquistar pacientes nos meios on-line é uma tarefa complexa que demanda estratégias de SEO e práticas assertivas, tudo para transmitir confiança e segurança aos usuários das redes.
Quer entender mais sobre como estar na primeira página do Google apenas com o uso do SEO? Então, continue a leitura deste artigo até o final. Vamos lá!
O que é SEO?
A sigla SEO (Search Engine Optimization) significa otimização de mecanismos de busca. O termo pode ser definido como uma maneira para que os acessos ao seu site aumentem com base em variadas técnicas e estratégias. Tudo isso permite que o posicionamento no Google, por exemplo, seja melhor.
Sabemos que o site é a porta de entrada para qualquer tipo de negócio. Então, ter um bom SEO aumenta a importância e relevância da sua marca mediante as milhares de páginas que existem ou que são publicadas na internet a todo momento.
Essa otimização para motores de busca influencia os algoritmos a definirem o ranking da página para uma determinada palavra-chave que foi pesquisada.
Saiba porque um SEO para clínicas é tão importante
O foco principal do SEO é garantir que as páginas sejam mais relevantes durante as pesquisas nos buscadores. Ou seja, as estratégias precisam oferecer a melhor proposta daquilo que foi perguntado no motor de busca, nesse caso, o Google.
Quando relacionado com clínicas, o SEO é superimportante para eliminar a insegurança daquele paciente que ainda não teve contato com a organização. A partir do momento que a página é exibida na primeira posição passa uma imagem de credibilidade, integridade e confiança.
Entenda a maneira com que o Google atua para que a sua clínica apareça na primeira página
O Google trabalha através de algoritmos, isso quer dizer que ele usa inúmeros parâmetros para definir quais serão os resultados mais relevantes para seus usuários. Assim, são feitas modificações importantes para o ranqueamento, sempre mantendo o foco na permanência da primeira posição nos resultados de busca.
Se você quer manter seu site em uma boa posição, a dica é deixá-lo sempre relevante, seguindo os principais critérios que ajudam no posicionamento do Google:
- Ter um site responsivo, com design adaptável, para ser acessado em dispositivos diferentes, como o mobile.
- Manter um layout rápido e funcional, a fim de que os usuários tenham uma boa experiência com relação ao tempo de carregamento das páginas.
- Oferecer conteúdos e processos relevantes e otimizados.
Dicas valiosas de SEO para que sua clínica conquiste a primeira página do Google
Para fazer com que o SEO funcione e promova resultados positivos, é preciso combinar elementos e estratégias. Não se trata apenas de publicar qualquer assunto, mas, sim, pensar se o tema será relevante o bastante para atrair público.
A fim de que seu site apareça na primeira página do Google através do SEO, é necessário seguir algumas dicas valiosas.Acompanhe a seguir.
Produza conteúdos relevantes
A partir do momento que o conteúdo produzido não causa impacto, ou, ainda, não mostra formas de resolver os problemas dos pacientes, ele não oferece credibilidade para estar na primeira página do Google. Produza conteúdos com assuntos relevantes, que respondam aos usuários de forma direta e clara.
Anuncie no Google Ads
Utilizar a própria plataforma do Google é uma forma rápida para conseguir um bom posicionamento nos resultados de busca. Para isso, basta definir as palavras-chave com cuidado, selecionando os termos que seus pacientes mais buscam no Google.
Termos mais genéricos costumam ter um maior volume de busca. Por outro lado, alcançam públicos diferentes, fazendo com que seu resultado não seja como desejado. A escolha da palavra-chave deve ser certeira!
Defina as palavras-chave estratégicas
Palavra-chave é um termo que conecta o conteúdo à pesquisa. Por isso, elas devem ser escolhidas estrategicamente. Na hora da decisão, foque o público-alvo, baseando-se nos tipos de conteúdos que sua clínica pode desenvolver e, assim, ajudá-lo.
Algumas ferramentas, como o Google Trends e o Google Keyword Planner, ajudam na hora de escolher a palavra-chave, possibilitando verificar as mais pesquisadas dentro da sua área de atuação.
Tenha um perfil no Google Meu Negócio
Assim como o Google Ads, o Google Meu Negócio (GMN) faz com que o nome da clínica apareça em primeiro lugar quando pesquisado ou quando se busca termos mais genéricos. O cadastro de todas as informações da sua empresa é gratuito. Ao fazer o registro, sua clínica será exibida no Google Maps.
Outro ponto que faz toda diferença no GMN é responder às avaliações no seu perfil. Com elas, você interage com os pacientes e mostra a qualidade dos seus serviços e do seu atendimento.
Utilize ferramentas para analisar e otimizar seus resultados
Sim, é preciso monitorar os resultados que as técnicas de SEO proporcionaram, para que exista a garantia de um planejamento bem-feito e de resultados alcançados. Opte pelas ferramentas de maior precisão, por exemplo:
- Google Analytics;
- Google Search Console;
- Semrush.
Com tantas dicas, tornou-se fácil fazer sua clínica conquistar uma boa posição nos resultados de busca do Google e ter mais chances de ser escolhida pelos usuários.
Para que o SEO seja mais assertivo, você pode contar com a ajuda de profissionais ou diferentes ferramentas, como redes sociais e plataformas médicas, fazendo com que seus pacientes passem a conhecer sua marca através de diferentes abordagens.
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