Incidentes virtuais com empresas quase dobraram no ultimo ano, e pesquisas apontam que os ataques cibernéticos tendem a crescer em 2018, inclusive no Brasil.

.

Esteja preparado para enfrentar incidentes desse tipo, permitindo que sua clínica continue operando normalmente. O Backup é a forma segura de armazenar os dados e proteger sua empresa.

.

Por isso separamos algumas dicas e informações importantes para você.

.

#1 Gerenciamento

Faça o gerenciamento de sua estrutura de hardware e software, promovendo manutenção preventiva e corretiva, com a aplicação de políticas de controle de usuários ou Logins, Firewall de segurança, Software Antivírus, compartilhamento de internet e  Rotinas de Backup.

.

#2 Armazenamento de Backup

Pendrive, HD externo, armazenamento na nuvem são saídas para guardar os dados da sua clínica. Avalie a melhor forma de guardar os seus dados, e lembre-se de ter mais de uma opção para recuperação das informações caso necessário, como se fosse um backup do backup.

Caso opte por armazenamento em mídias físicas, mantenha as cópias longe uma das outras para aumentar a segurança dos dados armazenados, que não estarão expostos aos mesmos acontecimentos.

.

#3 Rotina de backup

Uma rotina automatizada garante que todos os dados armazenados são da ultima versão possível, e assim seu backup estará sempre pronto para caso seja necessário acessa-lo e recuperar alguma informação.

.

#4 Prioridades

Planeje seus backups, invista tempo na segurança dos dados para não sofrer com a perda de informação, segurança de dados é tão importante quanto a segurança física do estabelecimento, por isso dedique-se em montar um sistema de backup de qualidade. Invista em uma ferramenta de backup profissional especialista em retenção.

.

#5 Garantia dos dados

Confira a efetividade dos seus backups, não basta configurar é necessário acompanhar se a rotina de armazenamento está gravando corretamente os dados,  de acordo com aquilo que foi programado. Realize testes de restauração e também mantenha políticas de retenção de backup.

.

#6 Conscientização de colaboradores

Faça a conscientização dos colaboradores de sua organização sobre essa ameaça, e o risco de abrir e-mails suspeitos.

.

O melhor método para prevenir ataques é garantir soluções de segurança, e manter atualizados os softwares e hardwares de suas máquinas.