Descubra problemas que sua clínica pode estar enfrentando por não ter uma gestão financeira efetiva.

 

Um dos maiores desafios de todo gestor é ter um controle eficiente de suas finanças. E embora isso seja de conhecimento de todos ainda há muita clínica sem um controle assertivo e continuo. Por isso trazemos abaixo 5 problemas que você pode estar enfrentando por não possuir uma gestão eficiente de suas finanças.

 

1. Não ter o controle do crescimento da clínica

Ter um crescimento sustentável é o objetivo de todo negócio. Atingir esse objetivo é que são elas, exige muita persistência, um trabalho intenso de alinhamento da clínica a estratégia traçada. Além disso, é necessário tomar as rédias do negócio, conhecer todos pontos que compõem sua operação, mas como você saberá que seu negócio está crescendo se você não conhece seus custos e sua margem de lucro?

Se você não tem hoje um controle financeiro provavelmente não está sabendo qual a projeção do seu negócio para esse ano, nem qual direção sua clínica está tomando e quem dirá saber se sua operação hoje é rentável ou se está cheia de gastos supérfluos, tornando assim o crescimento do seu negócio uma incerteza.

 

2. Não saber o ponto de equilíbrio

Você sabe o ponto de equilíbrio do seu negócio? Se a resposta for não, você precisa tratar de saber. Ponto de equilíbrio é um indicador de quanto é necessário produzir para cobrir seus custos. Sendo assim, você só saberá quanto está lucrando se tiver esse conhecimento. E a partir daí você começa a direcionar sua produtividade para afastar o prejuízo.

Portanto, se o seu negócio hoje sobrevive sem saber ao certo quantos atendimentos são necessários para o próximo mês, é precisa aprimorar esse controle financeiro.

 

3. Ter muito lucro mas não saber

Digamos que sua clínica possui um processo de atendimento muito bem otimizado, seus profissionais são referencias em suas especialidades, mas seu financeiro, será que ele está conseguindo administrar sua receita como deveria?

Pelo alto numero de atendimentos as informações acabam se perdendo, assim como seu lucro. As informações podem estar chegando mas não são passadas a frente, e assim na hora de fazer um investimento ninguém sabe quais as possibilidades e riscos da clínica. Quando foi a ultima vez que você analisou sua margem de lucro? Qual o ultimo relatório de rendimento mensal que você recebeu? Você já comparou seu rendimento desse mês em relação ao mesmo mês no ano passado? Quanto você possui de lucro no mês até hoje?

 

4. Investimento é um “gasto”

Quando se tem incertezas em relação às finanças, toda movimentação acaba sendo vista como um risco e um “gasto”. E a retenção acaba sendo vista sempre como a melhor solução. Muitos negócios acabam estagnando pelo fato de não ter confiança, pela falta de um controle financeiro, em fazer um investimento que irá trazer melhoria para a clínica e impulsionar seu crescimento.

Quem conhece seu fluxo financeiro é capaz de fazer investimentos ousados sem medo e colher o retorno que isso trará para o negócio.

 

5. Acumular gastos desnecessários

Será que você realmente precisa de todos os gastos que tem para poder entregar um serviço de qualidade?

Muitas vezes na vontade de querer ter um processo de excelência no atendimento gestores podem acabar acumulando ferramentas e processos que já não são mais uteis ou são totalmente substituíveis por ferramentas com um custo benefício bem melhor. Mas isso só é possível de analisar se todos os custos da clínica estiverem identificados. Ou seja, se você tiver uma gestão financeira efetiva.

 

COMO CONTROLAR AS FINANÇAS EM UMA CLÍNICA

Não existe uma fórmula perfeita para ter sucesso e segurança financeira, mas há pontos fundamentais que devem ser levados em conta…

Agora que você sabe dos problemas que não gerenciar suas finanças traz, esperamos que você comece a praticar uma gestão mais efetiva em sua clínica.

Para isso temos aqui em nosso blog um artigo que fala Como controlar as finanças em uma clínica. Da uma olhada e aplique essas práticas para impulsionar seu negócio de forma sustentável.