Padrão TISS 3.02
Através de um comunicado importante lançado nesta quinta-feira dia 29 de Maio de 2014, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou oficialmente que prorrogará o prazo para implantação da nova versão do TISS para o dia 31 de Agosto de 2014. A nova versão, TISS 3.02 inclui uma série de aperfeiçoamentos e por sua vez substituirá a versão atual, 3.01, que até então seria utilizada a partir do dia 30 de Maio.
Essa mudança no cronograma de implantação oferece mais 3 meses para que empresas que ainda não se prepararam ao novo padrão tenham mais 90 dias a partir da data deste comunicado para se adequar às exigências, implantar e testar a nova versão, de modo que ainda poderão continuar usando, provisoriamente, o padrão TISS 2.02.03.
A ANS também disponibilizou em seu site oficial uma página com diversas informações para ajudar na compreensão do novo padrão, além de alguns materiais de apoio sobre o TISS 3.02, disponíveis através do link abaixo:
www.ans.gov.br/espaco-dos-prestadores/tiss/2483-padrao-tiss-versao-30200.
A versão 3.02
As informações a seguir foram retiradas do site oficial da ANS, e apresentam as 5 partes que compõe o Padrão TISS:
1. Organizacional
O componente organizacional do Padrão TISS estabelece o conjunto de regras operacionais.
2. Conteúdo e estrutura
O componente de conteúdo e estrutura do Padrão TISS estabelece a arquitetura dos dados utilizados nas mensagens eletrônicas e no plano de contingência, para coleta e disponibilidade dos dados de atenção à saúde.
3. Representação de Conceitos em Saúde
O componente de representação de conceitos em saúde do Padrão TISS estabelece o conjunto de termos para identificar os eventos e itens assistenciais na saúde suplementar, consolidados na Terminologia Unificada da Saúde Suplementar – TUSS.
4. Segurança e Privacidade
O componente de segurança e privacidade do Padrão TISS estabelece os requisitos de proteção para assegurar o direito individual ao sigilo, à privacidade e à confidencialidade dos dados de atenção à saúde. Tem como base o sigilo profissional e segue a legislação.
5. Comunicação
O componente de comunicação do Padrão TISS estabelece os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônicas definidas no componente de conteúdo e estrutura. Adota a linguagem de marcação de dados XML (Extensible Markup Language).
Para saber mais, acesse o comunicado oficial no site da ANS.
O que mudou?
As mudanças mais impactantes no padrão de troca de informações em saúde suplementar ocorreram em sua atualização da versão 2 para a versão 3, vigoradas pela ANS em Outubro de 2012.
Confira as mudanças da nova versão do TISS.
O Padrão TISS 3.02 e os softwares da TDSA Sistemas
Nossos sistemas estão 100% homologados e prontos para atender às versões mais atuais do padrão TISS, o que por sua vez inclui a recém lançada versão 3.02, dentre todas as exigências da ANS para a troca de informação em saúde suplementar, garantindo assim, que sua instituição se mantenha atualizada e atendendo aos requisitos obrigatórios.
Se você é cliente da TDSA Sistemas e ainda tem alguma dúvida sobre nova versão do TISS, entre em contato com a nossa equipe técnica para maiores esclarecimentos. Caso ainda não seja, mas quer estar sempre preparado para esta e futuras atualizações importantes, fale já com um de nossos representantes comerciais.