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Software médico: entenda a importância e os motivos para implementá-lo na sua clínica médica

Saiba como escolher o melhor software médico para sua clínica

A modernização das clínicas médicas é um grande passo para que elas acompanhem os inúmeros avanços tecnológicos, sejam mais competitivas e, principalmente, ofereçam um serviço de qualidade cada vez melhor aos pacientes. 

Os profissionais da área já sabem como essa tecnologia pode ajudar. E escolher o melhor software médico envolve uma análise de benefícios, tudo para garantir que o sistema irá funcionar e atender a todas as necessidades.

Neste artigo, iremos ajudá-lo a entender melhor a importância dos softwares médicos e como escolher o ideal, baseando-se na segurança e eficiência. Continue a leitura e confira!

Entenda a importância de ter um bom software médico

O objetivo principal em implementar um software médico na sua clínica é, sem dúvidas, melhorar os processos, conseguindo entregar o melhor serviço e atendimento a seus pacientes.

Assim, essas tecnologias vieram para ficar e auxiliar o trabalho dos profissionais que lidam com a saúde, permitindo uma gestão mais eficiente dos processos. Elas trazem diversos benefícios, por exemplo:

  • agenda inteligente;
  • recepção eficiente;
  • atendimento médico ágil;
  • tarefas rotineiras automatizadas;
  • serviço financeiro completo;
  • gestão mais estratégica;
  • setor financeiro mais assertivo;
  • chats online;
  • marketing digital;
  • acesso mobile;
  • telemedicina.

Além disso, com o auxílio de um software, é possível garantir a proteção e o sigilo dos dados clínicos, sejam eles corporativos ou pessoais. Tudo agindo de maneira positiva e correta para que sejam conquistadas melhorias nas operações.

Vantagens de ter um software médico na sua clínica

O uso dos softwares médicos é uma maneira de auxiliar nas necessidades dos pacientes e, ainda, melhorar a gestão das clínicas. Pode-se dizer que é uma solução que veio para solucionar problemas.

Conheça algumas vantagens:

  • Ter todos os dados em um único lugar: as informações podem ser integradas a um sistema de nuvem, possibilitando o acesso através de qualquer dispositivo eletrônico desde que se tenha login, senha e autorização para isso.
  • Atendimento mais ágil: esses softwares ajudam a agilizar os atendimentos e, consequentemente, reduzir o acúmulo das tarefas diárias das clínicas. Além disso, é possível utilizar receitas digitais, permitindo prescrições com menos erros, e agendas online.
  • Melhor controle financeiro: permite um controle preciso do financeiro, o que inclui caixa, relatórios financeiros, controle de estoque e muito mais.
  • Recepção mais eficiente: possibilita uma recepção eficiente de clientes, auxiliando na administração de horários disponíveis, consultas com hora marcada, preço dos atendimentos e demais serviços de que os pacientes necessitam.

Quatro dicas na hora de escolher o melhor software para sua clínica

No momento de adquirir um software, é fundamental ter em mente que o preço não é o único fator a ser avaliado. As funcionalidades são importantes e devem ser criteriosamente verificadas, a fim de identificar se a ferramenta escolhida vai ou não suprir as necessidades da clínica.

Confira essas dicas para não errar!

1. Funcionalidades

Identifique as funcionalidades que o software precisa oferecer com relação à sua clínica para proporcionar o melhor aos seus pacientes e aos negócios. Cada estabelecimento tem uma necessidade diferente, então, o que é bom para um, pode não ser para outro.

2. Nível de segurança dos dados

Os dados precisam ser seguros, e as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) devem ser seguidas. Então, é essencial que o software seja hospedado em nuvem e tenha criptografia para todos os dados trafegados.

A nuvem garante que todas as pessoas autorizadas consigam acessar de qualquer lugar. Já a criptografia impede que terceiros façam leitura de dados, o que inclui os hackers.

3. Opte por softwares fáceis de usar

De nada adianta um software de última geração se sua equipe não souber usá-lo. Um sistema de qualidade é aquele no qual o uso é prático e todos conseguem aproveitar ao máximo. Uma dica é apostar em capacitações, ou seja, apresentar o software e ensinar a utilizá-lo da melhor forma possível.

4. Garanta que o suporte seja ágil e eficiente

É comum haver problemas no sistema. Quando isso ocorrer, você não pode deixar que os trabalhos fiquem parados. E é aí que entra um suporte especializado. Nesse caso, vale a pena contar com o próprio fornecedor, afinal, ninguém melhor do que ele para entender o software.

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