Image Alt

TDSA Sistemas

  /  Blog   /  Rastreabilidade e sua importância para um banco de sangue
Tudo o que você precisa saber sobre a rastreabilidade em bancos de sangue

Rastreabilidade e sua importância para um banco de sangue

A rastreabilidade nos bancos de sangue é um elemento importantíssimo para garantir a segurança, a eficácia e a qualidade das transfusões, sendo um processo crucial para a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Todas as atividades de documentação e monitoramento presentes na rastreabilidade asseguram, além da conformidade com as normas regulamentadoras, um aumento da confiança dos doadores, já que diminui riscos de contaminações e reações adversas.

Ao longo deste conteúdo, será possível conhecer melhor sobre esse processo e sua importância. Tenha uma excelente leitura.

Entenda o que é a rastreabilidade nos bancos de sangue

De maneira resumida, a rastreabilidade é o processo responsável por acompanhar e registrar as etapas nas quais o sangue e seus hemocomponentes percorrem, desde a doação até o uso final.

Trata-se de uma prática mais do que necessária para garantir segurança e eficácia nas transfusões de sangue. Assim, é uma etapa fundamental para assegurar materiais de qualidade, sem qualquer tipo de problemas que possam surgir, como reações adversas e contaminações.

A rastreabilidade visa tomar as medidas corretivas necessárias, auxiliando a manter a confiança dos doadores e dos receptores de um banco de sangue. Além disso, cumpre o padrão ISBT 128, garantindo que os hemocomponentes tenham uma combinação numérica única para a identificação correta ser realizada em qualquer lugar.

Bancos de sangue e a importância da rastreabilidade com o RealBlood

Quem não quer manter a segurança e a qualidade das doações? Afinal, trata-se de um cuidado necessário e uma obrigatoriedade para os bancos de sangue. Daí surge a importância da rastreabilidade.

Ela pode ocorrer por meio do RealBlood, um software web completo que atua na gestão dos bancos de sangue, permitindo um controle total do ciclo de doação, indo da coleta até a transfusão.

A boa notícia é que, com o RealBlood, pode-se rastrear cada bolsa de sangue, tendo diversas informações, como: registros do tipo sanguíneo, origem, data de coleta e destino final. Trata-se de uma forma de assegurar o cumprimento das normas regulatórias e ter uma resposta rápida para casos em que seja necessário investigar possíveis contaminações ou falta de conformidade legal.

Benefícios que a rastreabilidade pode proporcionar para os bancos de sangue

A rastreabilidade nos bancos de sangue proporciona inúmeros benefícios, seja para a segurança dos pacientes, mas também para uma melhor eficiência operacional das instituições.

Dentre as vantagens, destacam-se:

  • Detecção de contaminação: possibilita uma rápida identificação e possível retirada de qualquer lote sanguíneo que esteja contaminado, reduzindo risco de infecções.

  • Conformidade regulamentar: é possível fazer com que as normas e regulamentações sejam cumpridas, garantindo sempre a melhor qualidade do sangue e seus hemocomponentes.

  • Otimização de processos: a rastreabilidade automatiza e torna os processos administrativos mais simplificados, economizando tempo e recursos.

  • Rápida localização: por conta da rastreabilidade, pode-se localizar, de forma rápida, doações específicas, principalmente em casos de emergência, proporcionando sempre a segurança.

  • Redução de erros: diminui-se a ocorrência dos erros humanos, tendo como resultado a economia dos recursos e um aumento da eficiência.

  • Menos desperdício: a rastreabilidade atua na redução do desperdício de componentes sanguíneos através de um melhor gerenciamento do estoque e do prazo de validade.

Em suma, a rastreabilidade é uma ferramenta importantíssima para garantir que os bancos de sangue atuem com máxima segurança e eficiência, proporcionando benefícios para doadores e receptores.

Além disso, os bancos de sangue podem se beneficiar com um software completo, como o RealBlood, um sistema de gerenciamento para fazer a diferença também em hemocentros e agências transfusionais, elevando sua performance.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha sido esclarecedor.

Garanta a segurança dos seus pacientes e opte pelo RealBlood, uma maneira de alcançar a confiança na gestão do seu banco de sangue. 

Fale com a nossa equipe clicando aqui e aproveite para solicitar a sua demonstração gratuita. Para mais materiais como este, acesse o nosso blog.