Image Alt

TDSA Sistemas

  /  Blog   /  Mantenha seu estoque de sangue abastecido mesmo no inverno
Tenha o estoque de sangue abastecido inclusive no inverno!

Mantenha seu estoque de sangue abastecido mesmo no inverno

Infelizmente, os estoques de sangue costumam ter uma queda nos períodos mais frios do ano. Isso porque os doadores acabam deixando de ir por conta das condições climáticas ou, até mesmo, das doenças que surgem em meio às baixas temperaturas.

Contudo, é de suma importância garantir suprimentos suficientes para atender às necessidades dos receptores. Portanto, algumas estratégias podem auxiliar na hora de manter os estoques de sangue abastecidos, inclusive nos dias mais frios.

Preparamos este conteúdo sobre o tema. Com ele, será possível entender por que as doações diminuem no inverno e conferir dicas para manter os estoques abastecidos durante todo o ano. Leia com atenção e saiba tudo sobre esse assunto de grande importância. Vamos nessa!

Doações de sangue são menores durante o inverno

A doação de sangue ainda enfrenta algumas barreiras quando se trata de períodos de férias e, principalmente, mais frios, como o inverno. Alguns motivos desse desafio são:

  • Doenças sazonais: o inverno costuma ser um período onde as pessoas adoecem mais, tornando-as inaptas temporariamente para realizar doações.

  • Condições do clima: o tempo mais frio e as condições adversas, como frio e chuva, podem dificultar o deslocamento dos doadores até os centros de doações, deixando os estoques sem o abastecimento esperado.

  • Ideias equivocadas: é comum muitas pessoas desinformadas associarem a doação no inverno a algo prejudicial à saúde. 

Essa queda faz com que os bancos de sangue precisem intensificar as campanhas de conscientização e realizem ações para captar mais doadores.

Veja como é simples doar sangue e ajudar a manter os estoques abastecidos!

Os protocolos para uma doação segura são seguidos à risca pelos hemocentros, um aspecto importante para que doadores e receptores se sintam confortáveis e tranquilos.

Tornar-se um doador é simples: basta ter um documento de identificação original com foto e seguir alguns requisitos impostos pelo Ministério da Saúde, que são:

  • ter entre 16 e 69 anos;
  • menores de idade devem estar munidos de uma autorização ou junto a um responsável;
  • pessoas com mais de 60 anos podem doar somente se já realizaram doações anteriores;
  • ter no mínimo 50 kg;
  • ter dormido pelo menos 6 horas nas 24 horas que antecedem a doação;
  • estar bem alimentado;
  • ter evitado refeições gordurosas nas 3 horas que antecedem a doação;
  • apresentar boa condição de saúde;
  • não ter se vacinado contra a gripe 48 horas antes da doação;
  • não estar grávida ou ser lactante;
  • não ter realizado tatuagem ou maquiagem definitiva há, pelo menos, 6 meses.

Além disso, é necessário respeitar o intervalo entre doações. Homens só podem doar a cada 60 dias; e as mulheres, a cada 90, tudo para garantir a segurança e a saudabilidade dos doadores.

Captação de doadores pode manter os estoques de sangue abastecidos até mesmo no inverno

A captação de doadores de sangue garante estoques abastecidos e prontos para atender às necessidades dos pacientes.

O primeiro passo é selecionar aqueles doadores já acostumados a realizar esse ato. Isso porque eles tendem a ser mais conscientes sobre a necessidade da doação constante.

Alguns elementos importantes podem auxiliar na hora de captar ainda mais doadores:

  • Busque divulgar as campanhas para doações de forma ampla.
  • Utilize uma mensagem assertiva, que passe confiança.
  • Forneça todas as informações que os doadores precisam para que o processo seja realizado.

E o mais importante: os protocolos de segurança devem ser seguidos, evitando riscos de contaminação durante o processo de doação. Lembre aos doadores que qualquer sinal de gripe, por exemplo, impede a doação.

Por último, é fundamental contar com um software pronto para auxiliar em toda a gestão do banco de sangue, como o RealBlood, um software completo, com funcionalidades importantíssimas para uma coleta segura e bom aproveitamento dos materiais.

O RealBlood conta ainda com um módulo específico para a captação de doadores. Assim, os bancos de sangue conseguem realizar campanhas automatizadas direto para a base de doadores, tudo através de interações por meio de SMS e e-mail.

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor, afinal, a doação de sangue deve acontecer em todos os períodos do ano, sejam eles de frio ou calor.

Mais conteúdos como este você encontra clicando aqui e acessando o nosso blog!